TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de aula prática: Determinação do ponto de fusão e ebulição

Por:   •  16/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.561 Palavras (7 Páginas)  •  1.069 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Relatório de aula prática: Determinação do ponto de fusão e ebulição.

[pic 2]

ELAINE MACEDO DO NASCIMENTO, JÉSSICA DOS SANTOS LIMA

Discentes do curso de Farmácia

Aula prática: Determinação do ponto de fusão e ebulição.

Relatório apresentado junto ao curso de Farmácia, no Centro Universitário Estadual da Zona Oeste, junto ao Colegiado de Ciências Biológicas e da Saúde, para apresentação da aula prática sob supervisão da professora Luciana Cunha Costa.

Rio de Janeiro

2015

  1. INTRODUÇÃO

Ponto de fusão

     O ponto de fusão é definido como sendo a temperatura na qual encontram-se em equilíbrio os estados sólido e líquido de um substância, de acordo com a pressão atmosfera (760mmHg). Ocorre à mudança do estado sólido para líquido, devido ao estimulo do aumento de temperatura, dessa forma substâncias puras fundem-se a uma temperatura constante. Já as impuras (misturas) não apresentam um único ponto de fusão definido e, sim, uma faixa de fusão, que será maior de acordo com a quantidade de impurezas que contiverem as substâncias. A presença de impurezas causa diminuição no ponto de fusão. Para uma substância pura, a mudança de estado é geralmente muito rápida e a uma temperatura característica, não sendo afetada por mudanças moderadas de pressão. Em geral uma substância pura funde em um intervalo de cerca de 1°C. A presença de pequenas quantidades de impurezas geralmente aumenta esse intervalo e faz com que o início da fusão aconteça em temperaturas mais baixas. Por esse motivo pode-se utilizar o ponto de fusão como critério de pureza de uma substância. Dessa forma a variação do ponto de fusão entre as substâncias pode ser explicada de acordo com o grau de pureza, ou seja, para substâncias puras se tem uma temperatura constante no processo de liquefação a qual essa será definida como ponto de fusão, já para misturas, o processo de liquefação ocorre em intervalos de temperatura.

Ponto de ebulição

     

    O ponto de ebulição de uma substância é definido como a temperatura em que a pressão de vapor é igual à pressão atmosférica que equivale a 1 atm ou 760mmHg, pode ser definido também como a temperatura em que uma substância passa do estado líquido para o gasoso (ou estado de vapor). Dessa forma um líquido que não sofra alteração antes de alcançar a pressão de vapor de 760mmHg possui seu ponto de ebulição característico, dessa forma a determinação do ponto de ebulição pode ser uma  técnica empregada para identificação de solventes desconhecidos, mediante a caracterização da temperatura de ebulição determinada comparada ao ponto de ebulição já estabelecido.  

     É importante ressaltar que ebulição é diferente de evaporação, pois apesar de ambas serem a passagem do líquido para o gasoso, estes processos se dão de forma diferente. A evaporação ocorre de forma lenta e somente na superfície da substância. Exemplos de evaporação são: a roupa secando no varal e a evaporação de um rio. Já a ebulição é quando há um aumento da temperatura e as moléculas passam para o estado gasoso de forma tumultuada e em toda a sua extensão. Exemplo: quando se ferve a água em uma panela.

     Existem dois fatores básicos que irão definir a variação do ponto de ebulição das substâncias que são: interações intermoleculares e massas molares.

    Interações intermoleculares- Quanto mais forte for à interação intermolecular maior o ponto de ebulição, dessa forma as moléculas podem interagir das seguintes maneiras, seguindo a uma ordem decrescente: Ligações de hidrogênio > dipolo-dipolo> dipolo induzido.

            Ligações de hidrogênio estabelece a ligação em que se tem o átomo de hidrogênio ligado a outro átomo muito eletronegativo( O, N, F, S, P). Dessa forma o par de elétrons tende a ficar com esse átomo mais eletronegativo.

            A força dipolo permanente-dipolo permanente, ou simplesmente, dipolo-dipolo ocorre somente em moléculas polares, isto é, aquelas que não apresentam distribuição uniforme de carga ao longo de sua superfície. Exemplo à molécula de Hcl.  A força dipolo induzido-dipolo induzido acontece em moléculas que possuem átomos com mesma eletronegatividade dessa forma se tem de forma momentânea o par de elétrons compartilhado entre esses átomos. Exemplo moléculas de hidrocarbonetos.

     Com base nas definições classifica-se a força intermolecular dipolo-dipolo como sendo de intensidade média, pois se apresenta mais forte que a força de atração dipolo induzido-dipolo induzido, porém menos intensa que a ligação de hidrogênio. Dessa forma agrega-se o aumento do ponto de ebulição relativo ao grau de interação de cada força.  

  Massa molecular- Quanto maior a massa molar maior será o ponto de ebulição, devido ao fato de uma maior massa molécula exigir um maior fornecimento de energia ao sistema para que a molécula consiga vencer a inércia e passar para o estado gasoso.

       

  1. OBJETIVO

 Determinar os pontos de fusão e de ebulição de substâncias usando o método do tubo capilar e termômetro capilar para ponto de fusão.

3-EXPERIMENTAL

3.1) Ponto de Fusão

3.1.1) Materiais

  • Haste;
  • Garra tipo concha;
  • Capilar selado;
  • Bico de busen;
  • Termômetro de imersão total;
  •  Barbante;
  • Béquer contendo óleo;
  • Placa de aquecimento mais agitação;
  • Acetanilida;

3.1.2) Métodos

  1. Selou-se uma das pontas do capilar de vidro com a chama oxidante do bico de busen;
  2. Transferiu a amostra de acetanilida para o capilar batendo levemente o capilar sobre o vidro de relógio;
  3. A amostra foi transferida para a parte selada do capilar;
  4. O capilar foi preso contendo a amostra a um termômetro usando um barbante;
  5. O sistema capilar/termômetro foi inserido ao béquer contendo óleo;
  6. A temperatura foi aumentada gradualmente na placa de aquecimento;
  7. Foram anotadas as temperaturas do início e fim do processo de fusão.

3.1.3) Resultados

    O capilar de vidro foi previamente selado devido o laboratório não conter gás encanado, mediante ao fato da ausência do gás o aquecimento para o ponto de fusão foi realizado com uma manta de aquecimento e bécker ao invés do tudo de thiele e chama oxidante do bico de busen. A introdução do sistema capilar/termômetro no bécker exigiu certo cuidado que garantiu que o óleo do bécker não se introduziu no capilar com a amostra, o capilar foi revisado de que estava devidamente selado e dessa forma sua parte selada ficou para baixo junto ao bulbo do termômetro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (154.3 Kb)   docx (84.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com