TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rendimento de uma reação de precipitação

Por:   •  20/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.246 Palavras (5 Páginas)  •  1.145 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Universidade Estadual de Goiás

Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas - UnUCET

Relatório - Laboratório

Aula 06

Curso: Farmácia

Disciplina: Química Inorgânica Experimental        Turma: A

Professor: Marcos Pereira Martins

Data da experiência: 07/05/2015

Experimento: Rendimento de uma reação de precipitação

Nome dos componentes do grupo:

Nota do relatório:

1. Mariana Ribeiro Dantas

2. Natália Gonçalves Nogueira

3. Rafael Henrique

Anápolis/2015

1. INTRODUÇÃO

        Uma reação química é uma transformação de matéria na qual ocorrem mudanças qualitativas na composição química de uma ou mais substancias reagentes, resultado em um ou mais produtos. Existem na química alguns tipos básicos de reação de que são: reação de neutralização, de oxirredução, de complexação e de precipitação (BECCAN. 1979).

        Uma reação de precipitação ocorre quando íons de cargas opostas se atraem tão fortemente formam um sólido iônico insolúvel. Para determinar se certas combinações de íons formam compostos insolúveis, devem-se levar em conta algumas regras que dizem respeito ás solubilidades de compostos iônicos comuns.

Solubilidade de uma substancia é a quantidade dessas substancia que pode ser dissolvida em certas quantidades de solvente (BECCAN. 1979).

        Quando a concentração de um produto começa a exceder a solubilidade daquela substancia, então qualquer quantidade a mais deste produto precipita na solução, desde que essa não fique supersaturada, uma solução supersaturada é uma solução instável, e a precipitação em geral ocorre rapidamente (BECCAN. 1979).

        Como se sabe toda a qualquer reação química obedece a relações ponderais, e uma mesma estequiometria que são o conjunto das características e relações quantitativas dos números de espécies químicas presentes na reação. Uma equação química balanceada fornece informações a respeito das quantidades dos reagentes consumidos e produtos formados, essa relação permite calcular a massa do produto obtido a partir de massas conhecidas dos reagentes, entretanto este é o valor teórico, esta sempre sujeita a perda de reagente durante a manipulação, havendo uma variação nos resultados (BECCAN. 1979).

2. OBJETIVO:

        Obter o produto sólido da reação entre o nitrato de chumbo II [Pb(NO3)2] e iodeto de potássio (KI) e calcular o rendimento do precipitado obtido.

3. MATERIAIS E MÉTODOS

3.1 MATERIAIS UTILIZADOS

  • 2 Béqueres
  • 2 Provetas (uma de 50 mL e outra de 100mL)
  • 2 Vidros relógio
  • 3 Bastões de vidro
  • Dessecador
  • Estufa
  • Funil
  • Papel filtro
  • Suporte com anel de ferro

3.2 REAGENTES UTILIZADOS

  • Nitrato de chumbo II [Pb(NO3)2]
  • Iodeto de potássio (KI)

3.3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

a) Preparação de um precipitado cristalino

1) Pipetou-se 25 mL de solução de nitrato de chumbo II (Pb(NO3)2) 1M e transportou-se para um béquer de 50 mL, acrescentando vagarosamente 30 mL de solução de iodeto de potássio (KI) 1M para não haver maior concentração de reagentes em certos pontos da solução, abaixou-se assim o rendimento do experimento.

2) Esta etapa foi realizada lentamente e sob constante agitação.

3) Para que houvesse formação de um precipitado de cristais maiores, em menor tempo, aqueceu-se brandamente a solução por 5 minutos, sem deixar entrar em ebulição.

b) Filtração a vácuo

1) Inicialmente pesou-se o papel de filtro, montou-se o sistema de filtração e se iniciou a filtração.

2) Em seguida, lavou-se o precipitado 3 vezes com água destilada (regra de lavagem: sempre lavar 3 vezes com pouca água, em torno de 5 mL; isto garantiu uma lavagem eficiente) para retirar as impurezas contidas no mesmo.

3) Com o auxílio de uma pinça colocou-se o papel de filtro em um vidro relógio e em seguida levou-se para a estufa, depois de seco pesou-se o papel-filtro com o precipitado.

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO 

        

No procedimento 1, da preparação de um precipitado, acrescentou-se vagarosamente a solução de iodeto de potássio no béquer contendo a solução de nitrato de chumbo II. Foi observado a formação de um precipitado amarelo.

Aqueceu-se a solução na chapa por 5 minutos, pois há uma grande vantagem da precipitação a quente, que forma cristais maiores e perfeitos.

Pesou-se o papel filtro que teve um resultado de 1,46 gramas, logo filtrou-se a solução sempre lavando o precipitado com água destilada para retirar as impurezas contidas no mesmo.

Após a filtração o papel filtro foi colocado em um vidro relógio e levado a estufa por 30 minutos. Depois de seco pesou-se o papel filtro com o precipitado obtende um peso de 8,558 gramas.

A reação obteve a seguinte equação:

Pb(NO3)2(aq) +  2KI(aq)    →  PbI2(s)  +  2KNO3(aq)

 Cálculo do rendimento

Massa Molar do hidrato de chumbo MM(hidrato) = 332 g/mol

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (110.8 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com