TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Staphylococcus

Por:   •  30/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 2

CONTAGEM DE STAPHYLOCOCCUS

Santa Maria, 2014.

  1. INTRODUÇÃO

Os Staphylococcus são bactérias do tipo cocos gram-positivos e imóveis. Podem realizar respiração tanto aeróbica quanto anaeróbica facultativa, sendo que em ambos os tipos de respiração são capazes de fermentar a glicose com produção de ácido. Também são catalase positivos e estão entre os micro-organismos não esporulados mais resistentes. Resistem à dessecação, ao calor e toleram os desinfetantes comuns melhor que a maioria das bactérias.

A espécie Staphylococcus aureus (S. aureus) recebeu o nome de aureus pela coloração da colônia (amarelo-ouro). A presença desses organismos e seus produtos extracelulares sobre as superfícies demonstram como estes agentes estabelecem infecções. Este micro-organismo coloniza principalmente as vias nasais, mas podem ser encontrados regularmente em outros locais anatômicos, incluindo a pele, cavidade oral e o trato gastrointestinal.

  1. METODOLOGIA

Pesou-se 25 g da amostra de salame defumado e adicionou-se 225mL de solução salina peptonada 0,1%. Homogeneizou-se por aproximadamente 60seg em “BagMixer”. Obteve-se a diluição 10-1 e, utilizando 1mL desta, efetuou-se a diluição 10-2.

Foi inoculado sobre a superfície seca do ágar Baird-Parker, 0,1mL de cada diluição selecionada. Utilizando uma alça de Drigalski o inóculo foi espalhado cuidadosamente por toda a superfície do meio até sua completa absorção. As placas invertidas foram incubadas a 36ºC por 30 a 48 horas.

Selecionou-se as placas que continham entre 20 e 200 colônias e contou-se as colônias típicas - que são as negras brilhantes com anel opaco, rodeadas por um halo claro - e as colônias atípicas – que são acinzentadas ou negras brilhantes, sem halo ou com apenas um dos halos. Com a seleção de 5 colônias típicas e atípicas semeou-se cada colônia em tubos contendo BHI, para confirmação. Incubou-se a 36ºC por 24 horas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (117.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com