TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TENSÃO SUPERFICIAL

Por:   •  22/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  849 Palavras (4 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 4

SUMARIO

1.TENSÃO SUPERFICIAL…………………………………………………………..…....02

2. ESTALAGNÔMETRO DE TRAUBE.……………………………………….….…......03

3. MATERIAIS UTILIZADOS.……….………………………………….….….....….…..03

4. METODO….……..…………………………………………………..………………....03

5. FORMULA DO CALCULO DA TENSÃO SUPERFICIAL……………….....….…..04

6. CONCLUSÃO………………………………………..…………………………..….....05

7. BIBLIOGRAFIA..…………………………………………………………….….....….06

TENSÃO SUPERFICIAL

As moléculas de um líquido interagem entre si de várias maneiras. Uma delas é a atração ou repulsão elétrica, se estiverem carregadas ou se suas cargas positivas e negativas não estiverem igualmente distribuídas no espaço. Além disso, sofrem a ação da gravidade e da agitação térmica. No cômputo geral, se o líquido estiver em um recipiente, como um copo, por exemplo, as forças de atração preponderam e impedem que as moléculas se espalhem pelo espaço. O líquido ocupa um volume determinado, formando uma superfície bem definida entre ele e o ar circundante. Surge daí uma diferença clara entre as moléculas da superfície e as que ficam internas no líquido. As que ficam dentro interagem com as demais em todas as direções. Em média, portanto, essas interações (ou forças) se anulam mutuamente. Já as que ficam na superfície só podem interagir com as que estão do lado de dentro. Do lado de fora só existe o ar e as moléculas do ar estão tão separadas uma das outras que seu efeito imediato sobre a superfície líquida pode ser desprezado.

O resultado é que a película que fica na superfície sofre uma atração para dentro do próprio líquido. Essa tendência é contrabalançada pela resistência das moléculas de dentro que só podem ceder espaço até certo ponto. Quando o equilíbrio é alcançado a tendência das moléculas superficiais de penetrarem no líquido é equilibrada pela resistência das demais que estão no interior. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ)

A tensão superficial é responsável pela formação de gotas (o líquido poderia sempre escorrer e gotas não existiriam). Líquidos com maior tensão superficial formarão gotas maiores. Usando esta idéia pode-se determinar a tensão superficial de um líquido comparando-o com a da água a temperatura ambiente, 20°C, que é conhecida (7,28 10-2N/m).

Nesta prática vamos determinar a tensão superficial do álcool comparando o tamanho da sua gota com as da água. Para tanto usaremos o estalagnômetro que é um instrumento que avalia o volume de gotas. O estalagnômetro é preenchido pelo mesmo volume de água e álcool, para cada líquido conta-se o número total de gotas formadas.(UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE)

ESTALAGNÔMETRO DE TRAUBE

O Estalagnômetro de Traube permite determinar a relação entre a propriedade tensão superficial de um fluido com um outro considerado padrão que geralmente é a água. Na extremidade de saída do estalagnômetro, há um gotejamento do fluido objeto de ensaio que sai na forma de gotas.

O objetivo deste é realizar o calculo da diferença da tensão superficial entre a Água Destilada e do Álcool Etílico.

MATERIAIS UTILIZADOS

- Estalagnômetro

- Pêra para conectar ao capilar do Estalagnômetro

- Termômetro

- Béquer 50 ml

- Frasco contendo Água Destilada

- Frasco contendo Álcool Etílico

MÉTODO

1- Com auxilio de uma pêra ,preencher o interior do estalagnômetro com água destilada.

2- Soltar a pêra do estalagnômetro e iniciar a contagem de gotas formada entre as duas marcas de aferição escolhidas.

3- Deve -se controlar a formação da gota do líquido contido no capilar (estalagnômetro) de forma a ser o escoamento mais lento possível.

4- A gota de líquido escoará quando seu peso for superior à força exercida pela tensão superficial ( esta força é que mantem a gota aderida à superfície

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (148.7 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com