TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tensão Superficial 4. Resultados E Discussão

Trabalho Universitário: Tensão Superficial 4. Resultados E Discussão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2013  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  1.970 Visualizações

Página 1 de 2

No primeiro experimento, que se tratou de misturar água e pó artificial para refresco e colocar a agulha, foi possível observar que a agulha flutuou. Isso aconteceu pois a densidade da agulha é menor que densidade da água e devido á tensão superficial.

Ao acrescentar o detergente na água misturada ao pó artificial para refresco foi possível observar que e a agulha afundou. Isso ocorreu devido ao fato do detergente ter quebrado a tensão entre as moléculas (a tensão superficial).

No segundo experimento, referente á adição de purpurina na água, a purpurina flutuou. O motivo foi a tensão superficial e o fato da densidade da purpurina ser menor que a da água.

Ao acrescentar detergente na água com purpurina a purpurina manteve-se flutuando pois, apesar do detergente ter quebrado a tensão superficial, ele não foi capaz de fazer a purpurina afundar pois a densidade desta continuou menor que a da água.

No terceiro experimento, que se tratou de “cobrir” um copo com papel toalha, prendê-lo com elásticos de borracha látex e virá-lo de boca para baixo foi possível observar que a água não saiu do copo. Ao furar o papel toalha com palitos de dentes e virar o copo de boca para baixo foi possível observar que a água não sai e os palitos boiam.

Por suas características físico-químicas, as moléculas da água são fortemente atraídas umas pelas outras. Essa atração forma, na superfície da água, uma membrana chamada tensão superficial.

A tensão superficial é uma força capaz de manter a água unida, ou coesa, como se uma capa a cobrisse. Objetos leves, como folhas, purpurina e alguns insetos, não conseguem romper essa membrana. Por essa razão não afundam e, às vezes, nem se molham. O detergente, porém, é capaz de romper esta película que se forma na superfície da água, "quebrando" a tensão superficial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com