TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TOXICOLOGIA

Por:   •  19/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE DE FORTALEZA

CURSO DE FARMÁCIA

ESTÁGIO EM TOXICOLOGIA

CEATOX – IJF

Aluna: Thamillys Diógenes

Matrícula: 1221666/1

Professora: Fábia

Universidade de Fortalez

        O estágio em toxicologia  no curso de farmácia foi uma etapa importante do aprendizado. Nele, tivemos a oportunidade ímpar de adquirir e testar os conhecimentos adquiridos. Nesses seis meses no hospital Instituto José Frota foi uma rica experiência.  É um estágio que necessita de muito comprometimento de muita determinação, além do que, o aluno participa efetivamente de todas as atividades dentro do setor CEATOX desde as coisas mais básicas, como diferenciar as espécies de animais, como exemplo: cobras, escorpiões de muitas espécies, conhecendo os que produzem veneno e os que não, identificando as regiões em que mais são encontrados, como exemplo; No caso do escorpião aqui no Ceará não é comum nenhum tipo de escorpião que produza veneno, os aqui encontrados são os que não oferecem muito risco, desde que não se encontrem nos grupos de risco ( grávidas, crianças, idosos e etc..).

       O CEATOX não só participa dos casos ocorridos com animais, mas também com medicamentos. O mais comum é a ocorrência por chumbinho que trata-se de veneno agrícola (agrotóxico), de uso exclusivo em lavouras como inseticida, e raticida, porém algumas pessoas utilizam o mesmo na tentativa de suicídio, é onde o CEATOX atua diretamente com o paciente, orientando e participando do diagnóstico e tratamento do mesmo.

        Um fato interessante que presenciei, foi que durante as visitas de cada plantão ao chegar na UTI uma paciente que havia administrado chumbinho estava inconsciente, na ventilação mecânica e intubada já estava com  parada cardiorrespiratória, e a paciente veio a falecer.

        Também participei de casos de pessoas que derem entrada no hospital com superdose  de medicamentos  na tentativa de suicídio. Verifiquei que na maioria dos casos é realmente um problema familiar, ou ausência da mesma, problemas psicológicos, falta de orientação que levam á maioria dos pacientes á tentativa de suicídio. Observei que em muitos casos é necessário um acompanhamento psicológico frequente para esses problemas.

         O estágio é muito importante para conhecer as áreas disponíveis no mercado de trabalho. É uma área fascinante, de muitas descobertas, um trabalho que é de certa forma direta e indireta ao paciente, pois ao tempo em que orienta é o mesmo em que estuda o caso e participa do diagnostico e “Por mais que não se escolha essa área é bom conhecermos todas as que podemos atuar. Eu achei  muito interessante estagiar no CEATOX. Levarei muitos ensinamentos e experiência como um todo, pois nunca havia estagiado em um hospital e é bastante enriquecedor as experiências e o dia-dia no mesmo.

        Como tudo, achei que tem alguns aspectos negativos, com respeito ao ambiente de estágio, um hospital com muita carência de atendimento aos mais necessitados, uma falta de acompanhamento detalhado e especifico para alguns casos, como citei a cima sobre pessoas com tentativa de suicídio. Mas sobre o estágio propriamente dito, é tudo muito bom, só encontrei dificuldade na disponibilidade de livros acerca de intoxicações fora do local do estágio.

 Assim sendo, termino o estágio com satisfação total e agradecimento á todos que fazem parte do mesmo, ao Dr. Joaquim farmacêutico nos meus plantões e aos estagiários que participaram junto comigo, agradeço também a professora Fábia por toda orientação e acompanhamento durante todo o estágio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (103.9 Kb)   docx (300.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com