TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Toxicologia E Segurança Publica

Artigos Científicos: Toxicologia E Segurança Publica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  1.159 Palavras (5 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 5

O livro da disciplina Toxicologia e Segurança Pública, de Teixeira (2011) (TEIXEIRA, Eduardo Didonet. Toxicologia e Segurança Pública. 2. ed. Palhoça: Unisul, 2011. 145 p.) indica uma série de mudanças na organização da sociedade, sobretudo a partir do que o autor denomina de mudanças relativas à modernidade e pós-modernidade. Rediga um texto de aproximadamente uma lauda que:

A) Descreva três características desse momento histórico. (2,5 pontos).

B) Descreva, a partir de cada uma dessas características, as relações dessas mesmas características com a escalada do uso de drogas nesse momento da história. (2,5 pontos).

C) Relacione quais os desafios que a problemática da escalada do uso de drogas colocam para o Sistema de Segurança Pública (2,5 pontos).

D) Indique, ao seu final, as referências que porventura forem utilizadas de acordo com as Normas Acadêmicas da UNISUL (ABNT). (2,5 pontos).

Observações:

1. Uma lauda corresponde a uma página digitada de acordo com as Normas Acadêmicas para elaboração de textos, que na UNISUL é a da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que se encontram disponibilizadas no site da Biblioteca da UNISUL

<http://www.unisul.br/wps/wcm/connect/af35ec01-f477-410f-aa54-445c1bed59bc/livro_trabalhos-academicos-unisul_biblioteca_2012.pdf?MOD=AJPERES >.

2. A elaboração das respostas a essa AD, para o seu bom desenvolvimento certamente envolverá a leitura de referências sobre a temática, a começar pelo livro didático, bem como artigos científicos e livros. Quando do uso dessas referências, primeiramente zele por fazer leituras completas dos materiais a fim de não chegar a conclusões apenas a partir de trechos destas. Siga as Normas Acadêmicas, sobretudo para citação de trechos na íntegra e paráfrases ou uso de ideias com suas próprias palavras. Somente por meio da adequada indicação de referências é que se demonstra o que foi produzido pelo autor, que no caso é o aluno. O uso de trechos ou ideias de outros autores, sem indicação adequada, será considerado cópia ou plágio. Ainda, quando do uso de referências, sejam elas impressas ou oriundas de meio eletrônico (Internet), observe a confiabilidade da fonte que será utilizada.

A sociedade Moderna foi marcada por inúmeras transformações que impactaram no modo de vida e de reflexão entre os indivíduos. Vivemos hoje, um momento histórico que é o Novo Mundo; a sociedade Contemporânea.

Dentre as características desse “Novo Mundo”, está a Perda das Grandes Narrativas, que juntavam as pessoas. Como exemplo, temos as religiões, cada credo, igreja, seja ela católica ou protestante, cada grupo religioso reunia-se para ouvir seu líder espiritual. Outro exemplo são as comunidades, que organizavam reuniões, festas, para ouvirem seu líder, e que, devido à decomposição das grandes narrativas, está em evidência o crescimento das narrativas locais. Será preciso que a comunidade só tenha contas a prestar à comunidade, sendo o mundo constituído por uma justaposição infinita de comunidades, tendo cada uma suas leis próprias; a tendência é sempre dividir cada agrupamento em vários agrupamentos menores; assim como aconteceu com as religiões.

O problema da adição (uso das drogas) na sociedade contemporânea vai de acordo com o pensamento crítico dessa mesma sociedade.

Outra característica é o Capitalismo exacerbado e a Ansiedade do consumo. No Mundo Moderno, as percepções de prazer estão cada vez mais vinculadas ao consumo (Salecl). Paradoxalmente, esse prazer se reduz a Falta de reflexibilidade, é uma marca da nossa sociedade. Um exemplo: temos um problema concreto ou mesmo uma angústia existencial, normal da vida. Ao invés de simbolizarmos adequadamente (conversar com amigos, terapeutas, padre ou ler um livro de filosofia), compramos!

O uso das drogas nesse momento está relacionado à satisfação, ao prazer do indivíduo a fim de preencher a falta, o que supostamente aliviará nossa ansiedade naquele momento. Todos já ouviram algo do tipo "vou fazer umas comprinhas para me acalmar".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com