TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Toxicologia

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  887 Palavras (4 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

 FASISAS - (FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS DE SINOP)

                       

FARMÁCIA

TOXICOLOGIA

                          TOXICOCINÉTICA

                                             

                                              Sinop/MT

2015/2

Ana Cristina Cesco

Berenice Barbosa de Alexandre

Leticia Manfre Costa

Trabalho,Toxicocinética,absorção, distribuição, biotransformação e excreção, apresentado à Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Sinop - FACISAS, como requisito parcial para a obtenção de média na disciplina de Toxicologia.

                                                                Orientador: Prof° Fabricio M. Costa

                                                     Sinop/MT

2015/2

  1. INTRODUÇÃO

 Toxicocinética

Toxicocinética estuda a relação entre a quantidade de um agente tóxico que se encontra no organismo e sua concentração no plasma, através dos processos de absorção, distribuição, biotransformação e sua excreção no xenobiótico no organismo. A toxicidade vai depender da concentração do agente no sítio molecular de ação. Através do conhecimento a cerca da concentração do agente no sítio de ação vai nos permitir avaliar os danos ali causados.

A toxicocinética permite avaliar matematicamente os movimentos dos agentes tóxicos no organismo, fator importante é a capacidade de essas substâncias atravessarem as membranas plasmáticas.

O método mais utilizado por ser mais simples e menos evasivo para se obter informações dos processos de absorção, distribuição, biotranformação e eliminação de um xenobiótico no organismo se da por meio da coleta seriada de amostras de sangue ou plasma, as alterações nas concentrações plasmáticas de um xenobiótico refletem as alterações nas concentrações teciduais, desde que haja um equilíbrio entre as concentrações no sangue ou no plasma com as dos tecidos.

Os xenobióticos atravessam as membranas por diferentes mecanismos, dependendo de suas propriedades físico-químicas.

Transporte passivo: Este processo compreende a filtração, que é a passagem de moléculas polares, hidrossolúveis, pelos poros aquosos da membrana, e a difusão lipídica, que é a passagem de moléculas hidrofóbicas, geralmente maiores por difusão através de membranas. Os eletrólitos de natureza ácida ou alcalina são fracos e possuem forma ionizada por isso os lipídios por ter pouca afinidade não consegue fazer sua passagem por difusão lipídica porque somente a forma não ionizada consegue transpor as membranas, e quem irá determinar se menor ou maior ionização é o pH do meio em que se encontra a substância, então, substâncias ácidas atravessaram as membranas em pH ácido enquanto que as alcalinas terão melhor facilidade em pH alcalino;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (72.2 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com