TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de atenção farmacêutica

Por:   •  1/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

TRABALHO DE ATENÇÃO FARMACÊUTICA

Antiinflamatórios Não Esteroidais Derivados do

Ácido Propiônico

Cetoprofeno, Ibuprofeno, Naproxeno

Curso: Farmácia 2ª Fase

Acadêmicas: Lúcia Gisele Machado Vieira

                     Valéria Cabral Corrêa

São José, 02 de setembro de 2015

ANTI - INFLAMATÓRIOS NÃO – ESTERÓIDES DERIVADOS DE ÁCIDO PROPIÔNICO

Introdução

Este trabalho tem por finalidade pesquisar os tipos de anti-inflamatórios não esteroides derivados do Ácido Propiônico, seu grupo farmacêutico, mecanismo de ação e exemplos de medicamentos relacionados a esta classe.

1 Anti-inflamatórios

De maneira geral os anti-inflamatórios são largamente utilizados na medicina. Podem classificar-se em três grupos principais:

  • Fármacos que inibem a enzima ciclo-oxigenase – os anti-inflamatórios não esteroidais (AINES) e os coxibes;
  • Fármacos antirreumáticos – os antirreumáticos modificadores da doença (ARMDs), incluindo alguns imunossupressores;
  • Os novos fármacos anticitocinas e outros agentes biológicos.

2 MECANISMO DE AÇÃO:

Vane e colaboradores estabeleceram em 1971 que as principais ações dos AINEs eram efetuadas através da inibição da oxidação do ácido araquidônico pelas COXs de ácidos graxos.

Além da inibição da CX, outras ações podem contribuir para os efeitos anti-inflamatórios de alguns AINEs. Os radicais reativos de oxigênio produzidos por neutrófilos e macrófagos estão implicados na lesão tecidual em algumas afecções e alguns AINEs, têm efeito removedor(scavenging) de radicais de oxigênio, bem como atividade inibitória da COX, e assim podem diminuir a lesão tecidual. A aspirina também inibe a expressão de fatr de transcrição NFkB, que tem papel chave na transcrição dos genes de mediadores inflamatórios.

2.1 Efeito Analgésico (Dor)

Os AINEs são eficazes contra dor leve ou moderada, especialmente aquela originada de inflamação ou lesão tecidual. Foram identificados dois sítios de ação.

Em primeiro lugar, na periferia, os AINEs reduzem a produção de prostaglandinas que sensibilizam os nociceptores para mediadores da inflamação, como bradicinina, e são, portanto, eficazes em artrite, bursite, dores de origem muscular e vascular, odontalgia, dismenorréia, a dor do pós- parto e a dor metástases ósseas. Todas as afecções estão associadas a aumento da síntese local de prostaglandinas como resultado de indução da COX-2. Isoladamente ou em combinações como opioides, diminuem a dor do pós-operatório e, em alguns casos, podem reduzir a necessidade de opioides em até um terço. Sua capacidade de aliviar a cefaleia pode estar relacionada a redução do efeito vasodilatador das prostaglandinas sobre a vasculatura cerebral.

3 ANTI – INFLAMATÓRIOS DO GRUPO DOS ÁCIDOS PROPIÔNICOS

  • Ibuprofeno
  • Naproxeno
  • Naproxeno sódico
  • Benoxaprofeno
  • Fenoprofeno
  • Cetoprofeno

  1. Ibuprofeno e Naproxeno: Efeito anti-inflamatório para alivio sintomático na artrite reumatoide, gota e distúrbios de partes moles.
  2. Cetoprofeno: Efeito anti – inflamatório, dores reumáticas e Traumatismos e dores em geral. Desta forma, pode ser utilizado nos seguintes casos: dor, dor de dente, dor de cabeça (cefaléia), enxaqueca, dor abdominal e pélvica, dor reumática, nevralgia, febre, sintomas de gripe e resfriado, inflamação da garganta, lombalgia, mialgia (dor muscular), torcicolo, dor articular, dor na perna, contusão, entorses, tendinites, cotovelo de tenista, lumbago, artralgia, dor póstraumática, dor ciática, bursite, distensões, flebite superficial, quadros dolorosos da coluna vertebral, lesões leves oriundas da prática esportiva, dor varicosa, inflamação varicosa, hematomas.

4 REFERÊNCIA BILIOGRÁFICA

  1. RANG & DALE: farmacologia/H.P.Rang...[et al.]; [tradução de Tatiana Ferreira Robaine…et al]. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. Pag. 319-321.
  2. http://u.saude.gov.br/images/pdf/2014/agosto/28/Cetoprofeno--atualizada-em-17-10-2013-.pdf acesso em 30 de agosto 2015.
  3. http://www.ufjf.br/farmacologia/files/2012/11/Far-Integrada-II-AINES-nov-2012.pdf acesso em 30 de agosto de 2015.
  4.  acesso em 30 de agosto de 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (113 Kb)   docx (47.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com