TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÁREA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

Por:   •  8/11/2021  •  Ensaio  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 2

                                          ANÁLISE AMBIENTAL, TOXICOLÓGICA E FORENSE      [pic 1][pic 2]

                                ÁREA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

Blumenau, terça-feira -  28 de Setembro de 2021.

Professora Msc. Jéssica Campestrini

Caso clínico 1 –

P.V. sexo masculino, 26 anos, branco, trabalha como caseiro de sítio privado, procedente e residente de Santa Cecília, SC, foi levado ao serviço acompanhado do seu patrão, dono da propriedade em que trabalha, o qual lhe encontrou inconsciente há 4 horas atrás, próximo a um cantil contendo uma substância desconhecida. O acompanhante negou mudança de comportamento habitual do paciente. P.V. apresenta histórico de Diabetes mellitus em uso de Metformina e negou hipertensão, alergias e outras doenças.

Ao exame físico, o paciente se encontrava sonolento, com ataxia, fala arrastada, glasgow 13, afebril (36,5ºC), hipotenso (90×60 mmHg), eupneico (18 irpm) porém apresentando longas incursões, taquicárdico (110 bpm), saturando a 98% e glicemia ocasional de 119 mg/dL, acianótico, anictérico, hidratado. Apresentava-se ainda normosecretivo, com pupilas isocóricas e fotorreagentes, mucosas conjuntivais úmidas, cavidade bucal e orofaringe sem alterações, ausência de linfonodos palpáveis, sem alterações de campo visual e na fundoscopia. Extremidades tróficas e bem perfundidas. Sem alterações na ausculta cardíaca e pulmonar e no ECG apresentou um prolongamento em intervalo QT, hemograma e leucograma sem nenhuma alteração relevante, função renal com:

  • creatinina sérica de 3,98 mg/dL,
  • uréia sérica de 86,43 mg/dL,
  • cálcio sérico de 4,2 mg/dL e
  • potássio de 5,2 mmol/L.

Depois de realizado o cálculo adequado o gap osmolar foi de 21 mOsm/kg. O exame de urina não apresentou oxalato de cálcio.  O quadro de depressão do SNC associado a acidose de origem metabólica com intervalo aniônico, ausência de anisocoria, de hipo ou hipersecretividade e de alteração glicêmica restringe os possíveis diagnósticos a cetoacidose alcoólica e intoxicação aguda por algum composto.

Frente a isso foi realizada a dosagem de cetonas séricas que retornou normal. Então foi realizada a dosagem de B-hidroxibutirato sérico que também retornou com níveis normais, o que descarta o possível diagnóstico de cetoacidose alcoólica.


Com a principal suspeita de intoxicação por algum outro composto químico, o paciente
mantém a taquicardia e evolui para um quadro de taquipnéia, dor lombar e logo em seguida convulsão. As convulsões foram tratadas com benzodiazepínicos e foi solicitado um TC de crânio que não demonstrou alterações. Para atenuar a hipocalcemia e os eventos cardiovasculares associados foi realizada a reposição de cálcio.

Questões para orientar a discussão

  1. Qual é o composto responsável pela intoxicação?
  2. Existe algum antídoto? 
  3. Quais os procedimentos indicados para esse tipo de intoxicação?
  4. Qual é o prognóstico dessa intoxicação?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (83.2 Kb)   docx (54 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com