TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Bursite no Ombro

Por:   •  6/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  1.121 Visualizações

Página 1 de 3

Bursite no Ombro

Definição

O termo bursite é advindo de uma inflamação que ocorre na bolsa sinovial, que também é conhecida como bursa, a qual consiste numa bolsa pequena cheia de líquido (sinóvia), está posicionada na região em que um músculo ou tendão faz atrito com um osso. As bolsas sinoviais têm como objetivo reduzirem o atrito entre as duas superfícies em movimento e elas estão em diversas partes do corpo, mas próximas as articulações.

Ainda sobre a bursite agora mais especificamente no ombro se dá da seguinte forma: o ombro, também conhecido como cintura escapular é composto por 3 ossos: escápula, clavícula e úmero.

Ocorre que o espaço subacromial tem como parte importante o manguito rotador, que é definido por um conjunto de músculos (supraespinal, infraespinal, redondo menos e subescapular ) e seus tendões que atua na estabilização do ombro.

Sabendo-se disso é importante ressaltar também que o < teto do manguito rotador é formado por uma proeminência da escápula, denominada de acrômio, este osso pode ter algumas variações quanto sua forma (reto, curvo ou ganchoso), devido essa multiplicidade é possível notar que o formato curvo ou ganchoso, tem uma maior tendência a se predispor de algumas alterações; como por exemplo: como a síndrome do impacto ou as lesões dos tendões do manguito rotador, O "chão" desse espaço subacromial é formado por uma proeminência chamada tubérculo ou tuberosidade maior, e é ai que estão inseridos os tendões(supraespinhal e infraespinhal) >. A bursa e localiza entre o acrômio e os tendões do manguito rotador, ela está ali justamento como foi citado que é com a função de reduzir o atrito. Por fim devemos considerar que a bursite no ombro é apenas uma consequência de mudanças biomecânicas ou biológicas do espaço subacromial.

Causas da bursite no ombro:

A bursite no ombro pode é causada pelo uso de forma excessiva da articulação, com movimentos em que há uma elevação do braço acima da linha da cabeça; outro fator que leva a propensão desta patologia são movimentos repetitivos que envolvam o ombro; não podem deixar de ser citados os movimentos bruscos, sejam eles um “tombo” ou levantar algo com muito peso.

Tratamento:

O tratamento para bursite deve ser feito por um fisioterapeuta, inclui a aplicação de frio na articulação e exercícios isométricos para fortalecer os músculos e diminuir a inflamação. Porém, para aliviar o desconforto da bursite (dor), o paciente pode tomar remédios analgésicos, e anti-inflamatórios, desde que tenham sido recomendados por especialistas. Nos casos de bursite crônica pode ainda ser recomendadas injeções de corticoides no ombro para reduzir a inflamação.

Referencias:

Wikipédia, Bursa (anatomia). Disponível em:

 < https://pt.wikipedia.org/wiki/Bursa_(anatomia) >. Acesso 3 de outubro de 2016.

Wikipédia, Bursite. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Bursite >. Acesso 3 de outubro de 2016.

Dr Mauro Gracitelli, Tendões. Disponível em:

< http://maurogracitelli.com/blog/tendoes >. Acesso 3 de outubro de 2016.

Wikipédia, Manguito rotador. Disponível em:

 < https://pt.wikipedia.org/wiki/Manguito_rotador >. Acesso 3 de outubro de 2016.

Tua Saúde, Bursite no ombro. Disponível em: < https://www.tuasaude.com/bursite-no-ombro/ >. Acesso 3 de outubro de 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (96 Kb)   docx (568.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com