TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CARBOXITERAPIA NO PÓS OPERATÓRIO DE CIRURGIAS PLÁSTICAS

Por:   •  27/2/2022  •  Artigo  •  4.858 Palavras (20 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

A CARBOXITERAPIA NO PÓS OPERATÓRIO DE CIRURGIAS PLÁSTICAS

THE CARBOXITHERAPY IN THE POSTOPERATIVE PERIOD OF PLASTIC SURGERIES

Carla Érica Lima Medeiros¹

Geovanna Ximenes Aragão Queiroz²

RESUMO

A Carboxiterapia é uma técnica na qual injeta-se o gás carbônico medicinal (Dióxido de Carbono ou CO2) no tecido subcutâneo, estimulando efeitos fisiológicos como por exemplo melhora da circulação, e oxigenação tecidual. No ramo da cirurgia plástica, a Carboxiterapia tem sido empregada para correção de irregularidades pós-lipoaspiração, ou mesmo, no pré-operatório para melhorar a vascularização de retalhos cirúrgicos. Neste estudo se propôs explanar um pouco sobre a carboxiterapia, principalmente durante o período pós-cirúrgico, como esta pode contribuir para reabilitação dos pacientes que se submetem a cirurgias plásticas. Optou-se por um estudo descritivo e de caráter bibliográfico que teve como população as produções científicas relacionadas ao uso da carboxiterapia de uma forma geral, dando um maior nível de significância aos artigos que focavam no uso dessa técnica no pós-operatório de cirurgias plásticas. Foram obtidos um total de 50 títulos, 33 foram excluídos por não abordarem o uso da carboxiterapia no pós- operatório de cirurgia plástica ou por não estarem disponíveis os textos completos. Os 18 títulos selecionados foram capturados e depois foi realizada a leitura dos mesmos na íntegra, seguida da análise do conteúdo onde apenas 8 continham informações plausíveis sobre a temática em estudo. Observou-se a partir da leitura desses artigos, que a carboxiterapia pode ser considerada um tratamento seguro, sem efeitos adversos ou complicações importantes, tanto locais, como sistêmicas.

Palavras- Chave: Carboxiterapia. Cirurgias Plásticas. Dióxido de Carbono.

ABSTRACT

Carboxytherapy is a technique in which medicinal carbon dioxide (CO2) is injected into the subcutaneous tissue, stimulating physiological effects such as improved circulation and tissue oxygenation. In the field of plastic surgery, Carboxitherapy has been used to correct post-liposuction irregularities, or even, in the preoperative period to improve the vascularization of surgical flaps. In this study it was proposed to explain a little about the carboxitherapy, especially during the post-surgical period, as this may contribute to the rehabilitation of patients who undergo plastic surgeries. We chose a descriptive and bibliographical study that had as a population the scientific productions related to the use of carboxitherapy in a general way, giving a greater level of significance to the articles that focused on the use of this technique in the postoperative period of plastic surgeries. A total of 50 titles were obtained, 33 were excluded because they did not address the use of the carboxitherapy in the postoperative period of plastic surgery or because the complete texts were not available. The 17 selected titles were captured and then read in full, followed by content analysis where only 8 contained plausible information on the subject. It has been observed from the reading of these articles that carboxitherapy can be considered a safe treatment, without adverse effects or important complications, both local and systemic.

Key words: Carboxitherapy. Plastic surgery. Carbon dioxide.      

__________________________

1Fisioterapeuta formada pela Unichristus.  Pós graduanda em Fisioterapia Dermato Funcional - Unichristus.

2Especialista em cardiorrespiratória e Dermato Funcional. Professora da Pós graduação da Unichristus e do Centro Universitário Estácio do Ceará.  

1 INTRODUÇÃO

A Carboxiterapia é uma técnica na qual se injeta o gás carbônico medicinal (Dióxido de Carbono ou CO2) no tecido subcutâneo, estimulando efeitos fisiológicos como, por exemplo, melhora da circulação, e oxigenação tecidual (SCORZA; BORGES, 2008).

De acordo com Rousso (2012), é uma técnica te ampla e fácil execução utilizada na Europa, México e EUA, onde especialistas afirmam que não existem muitas contra indicações e que também não existem importantes reações adversas sistêmicas descritas.

Para Scorza e Borges (p. 2, 2008), “o CO2 é um gás inodoro, incolor, e atóxico. É o produto endógeno natural do metabolismo das reações oxidativas celulares, produzido no organismo diariamente em grandes quantidades e eliminado pelos pulmões durante a respiração”.

No ramo da cirurgia plástica, a Carboxiterapia tem sido empregada para correção de irregularidades pós-lipoaspiração, ou mesmo, no pré-operatório para melhorar a vascularização de retalhos cirúrgicos.   O uso de Co2 durante os tratamentos estéticos para várias finalidades está cada vez mais frequentes no cotidiano atual, principalmente durante o período de pós-operatório (ALTOMARE; MACHADO, 2006).

A cirurgia plástica é hoje uma área de atuação bastante ampla, que pode ser definida pelo conjunto de procedimentos clínicos e cirúrgicos utilizados pelo médico para reparar e reconstruir partes do revestimento externo do corpo humano (FERREIRA, 2000).

 De acordo com Oliveira (2012), o Brasil é o segundo país que mais realiza cirurgias plásticas, perdendo somente para os Estados Unidos, onde de acordo com ele, o ato cirúrgico constitui uma agressão tecidual e cabe ao fisioterapeuta atuar com todos os recursos disponíveis para minimizar esta alteração funcional e deixar o paciente totalmente satisfeito com o procedimento. Ferreira (2000), afirma que o objetivo geral da cirurgia plástica é sempre o de promover melhor qualidade de vida para os pacientes. A interação de trabalho entre o fisioterapeuta e o cirurgião consolida o excelente resultado no propósito.

 Neste estudo se propôs explanar um pouco sobre a carboxiterapia, principalmente durante o período pós-cirúrgico, como esta pode contribuir para reabilitação dos pacientes que se submetem a cirurgias plásticas.

Assim, este artigo foi proposto com a finalidade de realizar uma revisão bibliográfica sobre o uso da carboxiterapia em pacientes durante o pós-operatório  com o intuito  de esclarecer e fornecer mais uma fonte de pesquisa para médicos e fisioterapeutas da área de dermato-funcional, haja vista a escassez de artigos que relatam o aludido assunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.6 Kb)   pdf (161.7 Kb)   docx (240.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com