TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTRAÇÃO SUSTENTADA GINECOLOGIA

Por:   •  7/5/2020  •  Seminário  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 2

SILICOSE

Nos dias atuais, há uma infinidade de doenças que são extremamente prejudiciais para a nossa saúde. Uma dessas doenças tem o nome de silicose.

A silicose é uma doença pulmonar que é causada quando alguém tem contato frequente com pó de sílica, um componente natural formado pela junção de oxigênio e sílico. Esse pó cria uma poeira branca que ao ser inalada causa problemas graves ao pulmão. Por ser um cristal, as partículas dessa poeira perfuram os lisossomos, que por sua vez libera enzimas digestivas que destroem as células.

Essa doença atinge principalmente os trabalhadores das áreas de extração de rochas, perfuração de poços, polimento de rochas e pedras, etc. Ela pode ser classificada em três tipos:

Silicose aguda, onde há aparição de sintomas após meses ou até dois anos de exposição intensa e frequente ao pó de sílica, onde os sintomas são dispneia, astenia, hipoxemia e perca de peso. Neste caso é mais fácil se encaminhas para óbito. Silicose acelerada, em que ela se manifesta de 2 a 10 anos de exposição ao pó de sílica. E silicose crônica, onde os sintomas não aparecem no início da doença, mas sim após dez anos. Neste caso, quando a doença é descoberta o paciente está com mais risco de morte. Em nenhum dos casos há reversão para a doença, e ela deixa seus pacientes mais propensos ao câncer e à tuberculose.

Com tudo isso, percebemos que é uma doença horrível, e que muitos de nós nem sabemos da existência, por falta de informação, isso a faz ser ainda mais perigosa. A melhor forma de prevenção é conscientizar e informar os funcionários e empresas sobre o uso de máscaras para evitar a inalação de qualquer partícula deste cristal. É válido as empresas orientarem os seus funcionários e também os funcionários obedecerem rigidamente a recomendação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (27.9 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com