TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FISIOTERAPIA EM ORTOPEDIA

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.409 Palavras (6 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 6

FISIOTERAPIA EM ORTOPEDIA

             Visa tratar os disturbios osteomioarticulares(ossos, músculos e articulações) e tendíneas(tendões)  resultantes de traumas e fraturas e suas consequências imediatas e tardias, lesões por esforços repetitivos e patologias ortopédicas.

              São utilizados recursos eletrotermofototerápicos (tratamentos realizados através da eletricidade, calor e luz), terapia manual e cinesioterapia na reabilitação dos pacientes.

              A evolução da fisioterapia ortopédica brasileira é algo reconhecido pelo mundo, tanto que vemos a todo instante, notícias de atletas de alto nível que voltam ao nosso país para realizar a reabilitação.

O desenvolvimento da fisioterapia proporciona aos indivíduos uma melhor qualidade de vida utilizando técnicas e aparelhos de alta tecnologia.

             

Técnicas e equipamentos utilizados para acelerar a reabilitação do paciente:

Cinesioterapia

Exercícios terapêuticos que são aplicados em diferentes estágios da lesão com o objetivo de ganho de amplitude de movimento, alivio da dor, ganho de resistência e força muscular, aumento da flexibilidade e da estabilidade da articulação.

Termoterapia/Compex Wirelles

Utilização de recursos frios e quentes para provocar diferentes alterações nos tecidos para melhorar os sinais e sintomas apresentados pelo paciente. Em muitas patologias a aplicação desses recursos são fundamentais para diminuir uma dor muscular ou controlar o processo inflamatório nas diferentes fases da lesão. Também utilizamos recursos mecânicos e físicos para gerar alterações metabólicas no tecido em cada fase da dor (aguda, sub aguda ou crônica) acelerando a resolução da dor, do processo inflamatório e do reparo de cicatriz. Utilizamos aparelhos como TENS, LASER e ULTRASOM.

Bandagens Funcionais

São tapings utilizados na superfície da pele com vários objetivos, como alivio da dor, melhora temporária da postura, inibição ou ativação muscular, melhora da estabilidade da articulação entre outras.

A técnica de Mcconnel utiliza uma bandagem rígida para pacientes ortopédicos com o objetivo de estabilizar a articulação lesionada durante atividades que requerem um reforço devido a lesão ou fraqueza muscular apos entorses e traumas. Também pode ser usada para limitar um movimento dolorido gerando uma analgesia temporária.

Exercícios Proprioceptivos

São exercícios realizados no final da recuperação com objetivo de melhora da coordenação motora, dos gestos do trabalho e esportivos que são muito importantes para prevenir a volta da lesão.

Muitas recidivas de lesões, podem ser causadas na ausência desses exercícios durante o tratamento, pois o paciente não é colocado em situações do cotidiano ou do gesto esportivo rotineiro na clínica e ao realizar em casa acaba sentindo novamente a lesão. Muitas entorses de tornozelo por exemplo acontecem constantemente em pacientes, que já fizeram tratamento,pois não foi feito treino proprioceptivo estimulando a coordenação motora e movimentos protetores no tratamento.

Principais Patologias Ortopédicas:

Patologias de Membros Superiores (Ombro, Cotovelo, Punho e Mão) :

EPICONDILITE (COTOVELO DE TENISTA/GOLFISTA)

Originalmente, Epicondilite é o termo utilizado para a tendinite dos extensores ou flexores do punho e dedos.

Quando a lesão é lateral o principal musculo envolvido são o extensor radial curto do carpo e, em menor grau, a porção ântero-medial do extensor comum dos dedos. Se medial, a lesão pode ser encontrada tanto na origem do pronador redondo como no flexor radial do carpo.

Sua origem são micro lesões na origem da musculatura do antebraço gerando dor e desconforto principalmente durante movimentação podendo ou não haver limitação de movimentos e edema local. Supõe-se que a epicondilite lateral seja uma degeneração do tecido conjuntivo no qual varios musculos se originam de um pequeno ponto ósseo.

Em vários estudos não foram encontrados evidências de processo inflamatório.

Proposta de Tratamento:

- Terapia Manual

- Kinesio Taping

- Agulhamento a Seco

- Compex Wirelles

- Exercicios Proprioceptivos para retorno as atividades diárias, ocupacionais e esportivas

- Cinesioterapia com enfase em exercicios excentricos (melhor remodelagem do colageno). Os ultimos estudos demonstram que esse tipo de contração é a melhor para a recuperação da epicondilite.

        Outros exemplos de patologias de membros superiores a serem citados são: Síndrome do Impacto, Lesão do Manguito Rotador, Capsulite Adesiva de Ombro, etc.

Patologias de Membros Inferiores (Quadril, Joelho, Tornozelo e Pé) :

ARTROSE DO QUADRILFoto: ARTROSE DO QUADRILA artrose é uma doença degenerativa crônica caracterizada pela desgaste da cartilagem e pela neoformação óssea nas superfícies e margens articulares de forma irregular.Geralmente acomete pessoas idosas ou tem inicio em idade precoce com o aparecimento dos sintomas com a passar da idade.Os sintomas são dor continua localizada no quadril que frequentemente pode ser referida para a face interna da coxa e joelho. A intensidade da dor aumenta na maioria das vezes pelo aumento de carga e movimento.  Na maioria dos casos há uma diminuição na amplitude de movimento, rigidez articular após repouso, crepitação e aumento do volume articular.O tratamento da artrose de quadril pode ser dividido em conservador (fisioterapia e medicação) e cirúrgico.

- Um importante estudo feito em 2009 mostrou que as diretrizes de tratamento dessa lesão devem utilizar anti-inflamatórios, cinesioterapia com enfase em alongamento e fortalecimento dos musculos do quadril, terapia Manual, treino de marcha, treinamento funcional e equilíbrio.

A artrose é uma doença degenerativa crônica caracterizada pela desgaste da cartilagem e pela neoformação óssea nas superfícies e margens articulares de forma irregular.

Geralmente acomete pessoas idosas ou tem inicio em idade precoce com o aparecimento dos sintomas com a passar da idade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (62 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com