TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ficha de Avaliação

Por:   •  11/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.463 Palavras (6 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO

O objetivo do presente relatório é evidenciar as conclusões das observações realizadas no estágio de observação iniciado em 25/09 a 17/10/18. Excetuando o tempo em que estive no campo, presenciei as patologias mais diversificadas, todas dentro da área de Traumato Ortopedia. As mais comuns foram: lesões na coluna vertebral, lesões no ombro, joelho e tornozelo. Mas no decorrer do relatório, apresento melhor o caso clinico de uma paciente com Espondilolistese, onde tive mais contato.

Apresento citações de artigos em meu relatório para melhor entendimento, possibilitando a clareza da patologia e seu tratamento. Neste relatório deixo minhas experiências vivenciadas em campo. Descrevendo também a rotina do ambulatório, as profissionais envolvidos e estagiários.

Este estágio permitiu-me conhecer melhor a especialidade de Ortopedia, o que contribuiu muito para a minha formação.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 6

REFERÊNCIAS 7

1 INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado é de fundamental importância no processo de conhecimento e aprendizagem de um discente, pois, promove oportunidades de vivenciar na prática os conteúdos acadêmicos ensinados em sala de aula, além de permitir a troca de experiências entre os funcionários de uma empresa. Assim conhecendo e aprendendo as habilidades essenciais para a prática e aprimoramento de sua carreira profissional, quem participa de tal etapa adquire maiores conhecimentos em relação aqueles que não têm a mesma oportunidade.

O primeiro campo realizado ao longo do Estágio Curricular em Traumato-Ortopedia foi alocado no Centro Estadual de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, localizado na Av. Brasil, s/n, no bairro do Santo Antônio, em Manaus-AM. Tal estágio foi realizado entre os dias 25 de setembro de 2018 e 17 de outubro de 2018, e foi supervisionado pelo Preceptor Especialista Luís Gustavo Gambim Pinto. Participaram das atividades realizadas, além do Preceptor Luís Gustavo, uma acadêmica do segundo período do curso de Fisioterapia da UNINORTE (Centro Universitário do Norte); e dois fisioterapeutas vinculados à SEJEL (Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer), os quais também foram preceptores de outros dois acadêmicos vinculados à UNINORTE.

O estágio é uma etapa importante para o desenvolvimento profissional, tendo sido realizado com o objetivo de aprimorar os conhecimentos dos participantes, preparando-os e facilitando a sua integração no mercado de trabalho.

2 DESENVOLVIMENTO

Para iniciar o Estágio Curricular em Traumato-Ortopedia, foi realizada uma brincadeira didática, onde foram recebidas algumas crianças altistas por parte dos estagiários, com o objetivo de possibilitar que as suas mães fossem a um evento no Centro de Convivência Magdalena Arce Daou. Com o passar dos dias, foram postos em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula pelos participantes através dos atendimentos realizados por eles.

No campo do Centro de Convivência Magdalena Arce Daou, foi possível observar e acompanhar uma paciente com a patologia de Espondilolistese durante 6 sessões, nas quais foi possível acompanhar a evolução do quadro da doença, o qual é explicado a seguir:

Paciente M.S.G, 56 anos, sexo feminino, aposentada, residente em Manaus, queixa principal “dor na coluna” (SIC), relata que ao realizar suas atividades diárias iniciou um quadro álgico. Ao passar dos dias M.S.G procurou o pronto socorro onde foram feitos exames e o seu encaminhamento para cirurgia, mas devido aos seus receios de que algo desse errado, tal cirurgia foi realizada. Após 30 dias, a mesma paciente voltou a procurar atendimento médico para realizar novos exames, os quais constataram que não seria necessária a cirurgia, mas sim 20 sessões de fisioterapia. Paciente hipertensa, com quadro álgico há dois meses, não faz uso de quaisquer drogas ilícitas, faz uso de medicamentos analgésicos e remédios controlados para pressão. Refere dor a palpação profunda e não há presença de edema. Ao realizar testes articulares ativos, ocorre a flexão de seu tronco com restrição de limitação de amplitude de movimento. Sua medida real de MMII D 84, MMII E 84. Trofismo Muscular Normotrófico, de região lombosacral. Na avaliação postural vista anterior o ombro é elevado a direita, joelho a patela é laterializada a direita, pé plano. Na vista lateral a cabeça é inclinada para a direita e cervical anteriorizada. Seu quadril é elevado à esquerda. Foi feito uma Ressonancia Magnetica, no dia 15/08/18 com laudo de Discreto Deslizamento Anterior do Corpo Vertebral de L5 sobre S1. Os objetivos de eliminar o quadro álgico, liberação miosfacil, ganhar mobilidade articular e fortalecimento da musculatura. As condutas feitas para eliminar o quadro álgico com ultrassom com frequência de 48hz, 50%, intensidade de 0,3w/cm2, corrente pulsada, liberação facial nos músculos Obliquo Externo e Latíssimo do Dorso. Alongamentos com o auxílio da faixa elástica e da bola suíça e por fim fortalecer os músculos Reto Abdominal, Obliquo Externo e Interno e Latíssimo do Dorso (QUADRO DA PACIENTE ACOMPANHADA, 2018).

KARAM e ITAQUI, diz que o ser humano está em permanente busca do conhecimento. Assim sempre que há um problema se busca uma solução. A partir das deformidades verificadas no ser humano durante sua evolução e da necessidade de corrigi-las surgiu a ortopedia. Conforme a ortopedia foi evoluindo, e através de seus mestres ensinada, foi possível oferecer às novas gerações a possibilidade de não repetir os erros do passado e copiando os acertos, aperfeiçoá-los para oferecer maior conforto aos pacientes atuais.

Segundo a Revista Brasileira de Ortopedia, o termo espondilolistese é definido como uma translação de uma vértebra sobre a outra em sentido anterior ou posterior. Como resultado de um defeito na arquitetura óssea, trauma ou processo degenerativo. A ocorrência da espondilolistese é maior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (133.9 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com