TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA LABORAL DENTRO DAS EMPRESAS E SUAS ATRIBUIÇÕES DIVERSAS

Por:   •  6/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.100 Palavras (17 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 17

A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA LABORAL DENTRO DAS EMPRESAS E SUAS ATRIBUIÇÕES DIVERSAS  

2017

SUMÁRIO[pic 1]

1. INTRODUÇÃO        02

2. FISIOTERAPIA NO TRABALHO        03

3. GINÁSTICA LABORAL         03

3.1 Tipos de Ginástica Laboral         04

3.2 Benefícios da Ginástica Laboral        05

4. LER E DORT         07

5. SAÚDE OCUPACIONAL         07

5.1 NR-07: Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional        08

5.2 Perícia e Assistência Técnica Judicial        09

5.3 Custo X Investimento        09

5.4 NR-17: Ergonomia        10

6. CONCLUSÃO        12

REFERÊNCIAS        13

  

                 


1. INTRODUÇÃO

        É indiscutível que o desenvolvimento global trouxe muitos avanços primordiais para as empresas, porém com esses avanços as empresas tiveram que se adequar a grande demanda de produtividade, além de aprender a lidar com a competitividade. Com todas essas mudanças os trabalhadores tiveram novas oportunidades, e para não ir contra todo esse crescimento muitas das vezes esquecem de cuidar de si mesmo, passando o trabalho a frente de sua própria saúde. Como hoje em dia as pessoas passam o maior tempo de suas vidas trabalhando, nada melhor que introduzir a saúde no ambiente de trabalho. Com o crescente numero de casos de doenças e lesões relacionadas ao trabalho, houve a necessidade da criação de normas e diretrizes que obrigam as empresas a tomarem medidas para diminuir ou até mesmo extinguir certos procedimentos que podem causar danos a saúde dos trabalhadores.

        Com a necessidade de um olhar mais atento para a saúde do trabalhador também houve a necessidade de profissionais capacitados que trabalhassem em prol a saúde e bem-estar físico e mental no ambiente de trabalho, tornando assim indispensável á atuação do fisioterapeuta do trabalho, além de uma equipe multidisciplinar voltada para essa área. O trabalho desses profissionais pode trazer ganhos muito satisfatórios para empresa e seus funcionários, um exemplo é os benefícios que a ginástica laboral proporciona. A empresa aumenta e muito sua qualidade quando investe na saúde ocupacional, obtém ganhos, tanto na parte de qualidade, quanto nas questões que envolvem funcionários doentes por causa lesões ocupacionais.  

        A saúde ocupacional e um assunto da atualidade que tem amparo legal, para que todas as empresas respeitem seus funcionários, e as empresas que não cumprem apenas a lei, mais sim, pensa na qualidade de vida, e faz com que essa questão seja tratada com mais cuidado, só tem a crescer no mercado e se tornar uma empresa de qualidade, além de investir na saúde de forma inteligente, não tem que gastar com a doença de seus funcionários.  

2. FISIOTERAPIA NO TRABALHO

        

        Com o desenvolvimento mundial, as empresas foram obrigadas a se adequar diante as novas demandas, atualmente os trabalhadores têm jornadas de trabalho excessivas e estressantes, e tudo isso acarreta em problemas de saúde. O profissional especialista em fisioterapia do trabalho se torna cada vez mais importante no meio industrial devido atuar na ergonomia e biomecânica, juntamente com uma equipe multidisciplinar, visando uma melhoria na qualidade de vida do trabalhador prevenindo lesões e doenças ocupacionais. (MAIA, 2014)

3. GINÁSTICA LABORAL  

Segundo OLIVEIRA e RODRIGUES (2015), a ginástica laboral consiste por exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho, em pausas estratégicas com o objetivo de prevenir doenças ocasionadas por repetição e monotonia que os trabalhadores são submetidos. A ginástica laboral se torna muito importante dentro de uma empresa, pois tem como objetivo trazer qualidade de vida ao trabalhador promovendo de forma efetiva um aquecimento dos músculos e articulações, prevenindo distensões musculares, acidentes e doenças ocupacionais, sendo praticadas no meio do expediente evitando assim a fadiga nos trabalhadores que realizam movimentos repetitivos e atividade com sobrecarga muscular, as atividades também podem ser feitas no final do expediente para diminuir a tensão sendo relaxante o que é indicado para profissionais que trabalham com atendimento ao publico, assim diminuindo a tensão acumuladas em diversas regiões do corpo.  

 

[...] as pessoas costumam passar grande parte das suas vidas envolvidas com o trabalho e, com isso, acabam deixando de lado a prática de exercícios físicos e se prendendo ao sedentarismo. A implantação da ginástica laboral no campo de trabalho é uma prática que visa melhorar o descaso das pessoas com seu corpo, sendo essencial para uma vida saudável. Assim, melhorando a qualidade de vida, aparecem resultados satisfatórios como a redução de afastamentos por acidentes, lesões e/ou adoecimentos, fatos que levam a um maior rendimento no trabalho e, consequentemente, mais produtividade. (OLIVEIRA e RODRIGUES, 2015, p. 596).

A ginástica laboral se tornou imprescindível, pois com o desenvolvimento mundial os avanços em todas as áreas são inevitáveis, e tudo isso faz com que as pessoas aumentem, cada vez mais, suas jornadas de trabalho, com o intuito de aumentarem também sua renda, e assim, deixando de lado a saúde que é de extrema importância. Diversos trabalhadores passam toda a sua jornada de trabalho em posições desconfortáveis, fazendo esforços que superam sua capacidade física, e ainda com tempo de repouso diminuído, adquirido assim prejuízos imensuráveis para a sua saúde, com uma série de doenças que são chamadas de Lesões por Esforços Repetitivos (LER), ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). (OLIVEIRA e RODRIGUES, 2015).

        Conforme afirma OLIVEIRA e RODRIGUES (2015), os benefícios da fisioterapia laboral são muitos, porém devido á falta de conhecimento dos trabalhadores e até mesmo das empresas sobre a saúde ocupacional, assim como o trabalho informal, dá-se a pouca prática da ginástica laboral, o desconhecimento de seus benefícios juntamente com o custo financeiro para contratar fisioterapeutas para essas atividades são o principal empecilho para que empresas adotem essa prática.  

3.1 Tipos de Ginástica Laboral

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)   pdf (171 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com