TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gentileza ou Assédio: Conflitos de Gênero e de Raça nas Relações de Trabalho o qual diversifica inúmeros questionamentos e diversas formas de visão dentro da realidade de uma empresa

Relatório de pesquisa: Gentileza ou Assédio: Conflitos de Gênero e de Raça nas Relações de Trabalho o qual diversifica inúmeros questionamentos e diversas formas de visão dentro da realidade de uma empresa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  Relatório de pesquisa  •  2.126 Palavras (9 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 ESTILOS DE LIDERANÇA 4

2.2 DIVERSIDADE DA FORÇA DE TRABALHO 5

2.3 ÉTICA 6

2.4 CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL 7

2.5 MULHER E ECONOMIA 9

3 CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS 12

1 INTRODUÇÃO

Na tentativa de se buscar aprofundar o estudo dentro do tema Gentileza ou Assédio: Conflitos de Gênero e de Raça nas Relações de Trabalho o qual diversifica inúmeros questionamentos e diversas formas de visão dentro da realidade de uma empresa já que estamos lidando com Gestão Pública, iremos discutir alguns temas que devem ser observados na gestão de organizações contemporâneas como estilos de liderança, diversidade da força de trabalho, ética, cultura e clima organizacional e mulher e economia.

Espera-se que após a analise desses temas possa-se contribuir na gestão das empresas de forma a melhorar toda a estrutura organizacional envolvendo todas as ferramentas a que ela pertence seja principalmente a humana procurando assim entender melhor como funciona toda a organização como um ambiente vivo e entender como funciona as relações humanas no ambiente do trabalho.

2 DESENVOLVIMENTO

No case descrito os personagens centrais Fernando, chefe titular da área de orçamentos, Finanças e Contadoria do Departamento de Projetos do Ministério de Políticas Estratégica, teve que se afastar da empresa por motivos médicos tendo que procurar um substituto chefe a altura para dar continuidade ao trabalho que já vinha sendo realizado sendo assim viu no seu quadro de funcionários na servidora Carla a capacidade de gerir e substituir temporariamente sua ausência já que a mesma além de características pessoais que a qualificasse também contava com a ajuda de Ricardo “promoter” da empresa o qual tinha bom relacionamento com todos os funcionários da empresa inclusive com Carla facilitando assim a tarefa de suprir a ausência de Fernando.

Na ausência do chefe titular da empresa a chefe substituta que ainda não teve tempo suficiente de mostrar sua postura e linha de trabalho em como gerenciar a equipe, sofre assedio por parte do funcionário Ricardo o qual não tendo resposta em suas investidas se concentra em tentar desestabilizar o ambiente de trabalho através de difamações infundadas a pessoas de Carla o qual acaba perdendo o respeito da equipe não conseguindo assim ter êxito nas atividades do dia a dia, não tendo clima organizacional dentro da empresa após a saída de Fernando, Carla passa a ser alvo direto de Ricardo que passa a ser o principal responsável pela mudança do clima organizacional dentro da empresa tornando o cotidiano de Carla dentro da empresa insustentável.

2.1 ESTILOS DE LIDERANÇA

Liderança é a arte de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos. Um líder deve avaliar sempre o ambiente em que trabalha para poder averiguar qual será o melhor estilo de liderança o qual irá leva-lo ao sucesso a frente de sua equipe. Os líderes podem ter diferentes personalidades, diferentes níveis de formação e diferentes motivos para liderar com isso se conhecedor do vários estilos de liderança ira contribuir para um melhor resultado a frente de qualquer equipe.

Fernando por possuir características de um líder capaz de harmonizar o ambiente de trabalho consegue ter uma equipe capaz de executar suas tarefas de forma mais eficaz já que seus servidores se sentem motivados para com o trabalho, sendo assim Fernando possui um estilo de liderança participativa fazendo com que sua equipe se qualifique ainda mais por sempre estarem participando das tarefas inerentes ao bom funcionamento da empresa mesmo que estas não sejam de total responsabilidade de um determinado servidor, pelo fato de estarem motivados procuram sempre executar suas tarefas de forma a retribuir a confiança que lhes foi dada.

Em contraponto Carla uma das suas melhores profissionais tem capacidade técnica para assumir maiores responsabilidades dentro da empresa mas não detém características de liderança, não conseguindo de inicio o respeito de seus funcionários, não tendo capacidade de inicialmente em se impor quando colocada em situações mais difíceis, além de não conseguir manter um clima harmonioso dentro da empresa para que todos pudessem ter motivação para exercer e executar todas as atividade inerentes a empresa.

Quando assediada pelo funcionário da empresa viu-se nesse fato a incapacidade de em tempo hábil evitar que algo tão grave pudesse tomar proporções maiores que viessem vir a criar um ambientes conturbador dentro da empresa.

2.2 DIVERSIDADE DA FORÇA DE TRABALHO

Ter uma força de trabalho multicultural é a melhor solução que qualquer empresa pode adotar. Além de ser eticamente mais correto, é uma solução que só traz vantagens. Dá-se igual oportunidade a qualquer pessoa sem a prejudicar por ela ter uma cultura, religião ou filosofia de vidas diferentes. No entanto, dar valor às minorias não significa desvalorizar as massas; significa, sim, dar o devido valor a todos, sabendo ver o que de melhor cada um consegue dar.

As empresas beneficiam de uma força de trabalho multicultural,

a diversidade é uma grande arma quando se compete no mercado global,

pessoal qualificado em diferentes áreas é sempre uma mais valia para alcançar mercados até então fora do alcance da empresa.

Carla assumiu a posição de Fernando que se afastou do trabalho por problemas de saúde. Do gênero feminino e negra Carla faz parte dos grupos minoritários dentro das organizações, sendo assim se questiona quais foram os critérios utilizados por Fernando para escolher Carla como substituta, será que esses critérios foram justos ou será que foram discriminatórios.

Fernando escolheu Carla como sua substituta através de uma avaliação técnica já que Carla já demonstrou, em outras oportunidades, competência técnica e capacidade de gerir eventuais problemas. Carla é a mais antiga servidora do setor e a única que possui, além de graduação, o curso de Especialização em Perícia Judicial de Cálculo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com