TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IONIZAÇÃO / POTENCIAL DO HIDROGÊNIO E TITULAÇÃO DE AMINOÁCIDOS

Por:   •  16/9/2022  •  Relatório de pesquisa  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 3

       IONIZAÇÃO / POTENCIAL DO HIDROGÊNIO

RESUMO

O intuito deste trabalho é esboçar através do experimento prático de ordem qualitativa os conceitos de ensino aplicada no laboratório, bem como as funções inorgânicas, onde se desenvolveu um experimento com o objetivo de identificar soluções do potencial hidrogeniônico (pH). No experimento prático realizado com os alunos, foi possível constatar um melhor entendimento do conteúdo aprendido em sala na qual os mesmos perceberam a diferença entre a aprendizagem da aula teórica para aula experimental. Longe de delimitar o fim da pesquisa o estudo desempenhado não abrange toda a sua totalidade. Afinal as experiências laboratoriais na aula tornam-se inviáveis quando não há professores capacitados ou sem estímulo para este tipo de aula, tornando o aluno desestimulado quando o conteúdo apresentado em sala não é mostrado na prática. Conclui-se que o experimento prático realizado pelos alunos da identificação de soluções ácidas e bases, teve como objetivo instigar a curiosidade por parte do aluno pela disciplina, com resultados positivos, no qual os alunos interagiram entre si e de forma lúdica compreender melhor a disciplina funções inorgânicas – ácido e base, através do “experimento dos sucos”. Notou- se que durante o experimento prático realizado com os alunos, foi possível constatar um melhor entendimento do conteúdo aprendido em sala na qual os mesmos perceberam a diferença entre a aprendizagem da aula teórica para aula experimental. Por fim, pode-se observar que o interesse dos alunos pela disciplina e o rendimento do aprendizado foi satisfatório. Foi preciso, após a execução dessas experiências, que os alunos elaborassem um relatório sucinto sobre as atividades desenvolvidas no laboratório.

REFERENCIAL TEÓRICO

A Sigla pH significa potencial hidrogeniônico e indica o teor de íons hidrônio (H3O+(aq)) livres por unidade de volume da solução. Quanto mais hidrônios houver no meio, mais ácida será a solução. Por consequência, podemos dizer que quanto mais íons OH-(aq) houver no meio, mais básica ou alcalina será a solução.

O pHmetro é um aparelho usado para medição de Ph. Constituído basicamente por um eletrodo e um circuito potenciômetro. A leitura do aparelho é feita em função da leitura da tensão, usualmente em milivolts, que o eletrodo gera quando submerso na amostra. A intensidade da tensão medida é convertida para uma escala de pH, no qual o próprio aparelho faz essa conversão.

PROCEDIMENTO

Foi feita a medição com o pHmetro, primeiro calibramos o pHmetro e limpamos o eletrodo com água e com um papel macio secamos. após esse procedimento com a solução dos sucos concentrados e diluídos. Fizemos esse passo em todos os experimentos de medidas de pH.

Com a metodologia aplicada no experimento, procedeu-se dos resultados dispostos abaixo.

TABELA DE MEDIÇÃO DO pHMETRO.

         MATERIAL

   QUANTIDADE

     pH

SUCO LARANJA

   DILUÍDO

     20ml

2.37 pH

 Ácido

SUCO LARANJA

CONCENTRADO

    20ml

2.28 pH

 Ácido

SUCO UVA

 DILUÍDO

     20ml

2.61pH

 Ácido

SUCO UVA

CONCENTRADO

     20ml

2.48pH

 Ácido

SUCO CAJÚ

 DILUÍDO

     20ml

2.82pH

 Ácido

SUCO CAJÚ

CONCENTRADO

     20ml

2.71pH

 Ácido

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com