TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Reabilitação Escapúla

Por:   •  24/3/2017  •  Artigo  •  4.140 Palavras (17 Páginas)  •  649 Visualizações

Página 1 de 17

Reabilitação do Balanço Muscular Escapulário

Quais exercícios prescrever?

Exercícios de fortalecimento dos músculos escapulares são utilizados no tratamento da disfunção escapulotorácica relacionada à lesão do ombro. Diante dos desequilíbrios intermusculares e intramusculares freqüentemente estabelecidos nestes pacientes, recomenda-se a realização de exercícios de ativação do trapézio inferior (LT), trapézio médio (MT) e serrátil anterior (SA) com atividade mínima no trapézio superior.

Dos 12 exercícios de fortalecimento de trapézio usados, pode-se realizar uma seleção para a reabilitação do equilíbrio muscular, com base em uma baixa razão UT / LT, UT / MT ou UT / SA.

Estudo laboratorial controlado.

A atividade eletromiográfica das 3 partes do trapézio e a SA foi medida em 45 indivíduos saudáveis realizando 12 exercícios escapulares comumente descritos, utilizando eletromiografia de superfície.

Para cada relação de trapézio intramuscular (UT / LT, UT / MT), foram selecionados 3 exercícios para restauração do equilíbrio muscular. Os exercícios com rotação externa lateral, flexão frontal com inclinação lateral, abdução horizontal com rotação externa e extensão prona foram os mais indicados para a reabilitação do balanço muscular intra-muscular. Para a relação UT / SA, nenhum dos exercícios cumpriu os critérios para a restauração óptima do equilíbrio intermuscular.

Em casos de desequilíbrio do músculo trapézio, alguns exercícios são preferíveis sobre os outros por causa de suas baixas relações UT / LT e UT / MT.

Na seleção dos exercícios de reabilitação, o clínico deve ter uma preferência para exercícios com alta ativação do LT e MT e baixa atividade de a UT.

____________________________________________________________________________

Dor no ombro e disfunção são queixas comuns entre os indivíduos que procuram cuidados de medicina física e especialistas em reabilitação. Recentemente, os clínicos e pesquisadores têm focado maior atenção no papel da escápula na patogênese da dor no ombro em geral e sintomas de impacto em particular. Disfunção Escapulotorácica, definido como alterações na posição de repouso ou movimento dinâmico da escápula e mudanças no recrutamento muscular escapular pode afetar muitos aspectos da função normal do ombro. Um número crescente de estudos correlacionou anormalidades na posição e movimento (discinesia) com sintomas de colisão, disfunção do manguito rotador e instabilidade. Vários autores sugeriram que anormalidades no ombro e movimentos escapulares anormais podem estar ligados à fraqueza global dos músculos escapulotorácicos; outras atribuem discinesia escapular ao desequilíbrio muscular escapular em vez de déficits de força absolutos. Em particular, a ativação excessiva do trapézio superior (UT), combinada com diminuição do controle do trapézio inferior (LT) e do serrátil anterior (SA), tem sido proposta como contribuindo para o movimento escapular anormal.

Tendo em vista os novos achados e descobertas sobre o papel da escápula na anormalidade patológica do ombro, os protocolos de exercícios atuais enfatizam a importância do treinamento do músculo escapular como componente essencial da reabilitação do ombro. A restauração do controlo muscular e da coativação equilibrada em particular é um desafio para o clínico. Para os pacientes com desequilíbrio nos músculos escapulares, a ativação seletiva das partes musculares mais fracas com atividade mínima nos músculos hiperativos é um componente importante na redução do desequilíbrio. Como a falta de atividade no LT, trapézio médio (MT) e SA freqüentemente é combinada com o uso excessivo da UT, as relações de equilíbrio UT / LT, UT / MT e UT / SA são de particular importância. Além disso, a integração de exercícios de cintura escapular em um padrão de cadeia cinética funcional global tornou-se uma meta de tratamento na reabilitação de ombros, especificamente em atletas de cabeça.

A seleção de exercícios apropriados na reabilitação do desempenho do músculo escapular depende da força real dos músculos, mas também da força relativa de 1 músculo em relação a outro. Em um estudo de Ludewig et al30, foi introduzida uma seleção de exercícios com baixa razão UT / SA, significando alta atividade na SA com ativação mínima simultânea da UT. No entanto, não foram descritos outros exercícios para otimizar o equilíbrio muscular no músculo trapézio, calculando as proporções de músculo UT / LT e UT / MT. Além disso, os rácios UT / SA não foram calculados para exercícios que não sejam exercícios push-up. Portanto, o objetivo deste estudo foi determinar as relações musculares UT / LT, UT / MT e UT / SA para um número de exercícios de fortalecimento de cintura escapular comumente usados para determinar quais exercícios são apropriados para otimizar o equilíbrio do músculo escapular.

Materiais e Métodos

Quarenta e cinco voluntários saudáveis (20 homens, 25 mulheres), recrutados da população estudantil, participaram do estudo. A média de idade foi de 20,7 anos (± 1,7 anos), altura média de 1,73 m (± 0,09 m), peso médio de 65,15 kg (± 10,89 kg) e índice médio de massa corporal de 21,75 (± 2,39). Critérios de exclusão para a participação no estudo foram uma história de coluna cervical e lesão no ombro ou cirurgia, a participação em esportes aéreos em um nível competitivo e treinamento de força superior membros por mais de 5 horas por semana. Os critérios de inclusão e exclusão foram avaliados com um questionário. Antes da participação, os sujeitos leram e assinaram o Consentimento. A investigação foi aprovada pelo Comitê de Ética da Universidade de Ghent.

Instrumentação

Antes da aplicação do eletrodo, a pele foi raspada se necessário e preparada com álcool para reduzir a impedância da pele. Os eléctrodos de superfície bipolares foram colocados com uma distância interelectrodo de 2 cm sobre as porções superior, média e inferior do músculo trapézio e as porções inferiores do músculo SA. Os eletrodos para a UT foram colocados a meio caminho entre o processo espinhoso da sétima vértebra cervical e a ponta posterior do processo acromial ao longo da linha do trapézio. O eletrodo MT foi colocado a meio caminho numa linha horizontal entre a raiz da espinha da escápula e a terceira coluna torácica. O eletrodo LT foi colocado obliquamente para cima

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)   pdf (75.7 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com