TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escape da galinha

Tese: Escape da galinha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  Tese  •  1.836 Palavras (8 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 8

A Fuga da Galinha

Título Original: Chicken Run

Gênero: Animação

Tempo de Duração:

Ano de Lançamento (EUA): 2000

Site Oficial: www.chickenrun.co.uk

Direção: Peter Lord e Nick Park

Roteiro: Karey Kirkpatrick, Peter Lord e Nick Park

Elenco (Vozes): Mel Gibson (Rocky); Julia Sawalha (Ginger); Miranda Richardson; (Mrs. Tweedy); Tony Haygarth (Mr. Tweedy); Jane Horrocks (Baba); Imelda Staunton; (Bunty); Benjamin Whitrow (Fowler); Lynn Ferguson; Timothy Spall; Phil Daniels.

O filme passa na década de 50, na cidade de Yorkshire onde existe uma fazenda denominada “Granja dos Tweedy”,que cria galinhas.Nesta fazenda, as galinhas são prisioneiras e o galinheiro parece mais um campo de concentração pois se não botarem um ovo até o café da manhã, viram comida para o jantar.

Gringer é a galinha líder da granja, e temendo pela sua vida e de suas companheiras começa a formular um plano para fugir do galinheiro , enquanto outra galinha diz que acha que terá uma vida honrosa se viver e morrer para servir seus donos. Após inúmeras tentativas de fuga sem sucesso, surge na granja um galo chamado Rocky, que chega com a promessa de ensinar, treinar e preparar as galinhas para voarem. Mas o tempo de Rocky e Ginger começa a se esgotar quando a dona da granja, compra uma máquina para fazer tortas de galinhas. Com a ajuda de Rocky, as galinhas iniciam o seu plano de fuga.

Segunda parte - roteiro para análise

SENTIR, PENSAR E DISCUTIR A LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA

O desdobrar de um filme deve ser entendido, desde o início, como um convite a um diálogo.

Neidson Rodrigues

A Fuga das Galinhas

1.Escolha e narre duas cenas do filme assistido que mais tocaram a sua sensibilidade, aponte a emoção que lhe proporcionaram e explique o porquê.

RESPOSTA:

1ª cena:

Quando Ginger se sentiu indignada ao ver uma de suas amigas ser morta por não ter botado nenhum ovo. Ela então resolve que todas precisam fugir da granja para que não tenham o mesmo fim da companheira. Então as galinhas fazem uma reunião e Ginger tenta convencer as amigas que fora da granja existe um mundo melhor, com liberdade e sem cercas, tentando mostrar para as amigas que as cercas não cercam só a granja, que elas estão nas nossas cabeças. Uma das companheiras diz que tudo o que Ginger disse é besteira e que elas nunca vão conseguir fugir, enquanto uma diz que as chances de fuga são uma entre 1 milhão. Ginger insiste e diz que então há uma chance.

A emoção que me veio quando assisti tal cena é de indignação igual a da galinha Ginger que vê sua amiga ser morta por não ter posto um ovo antes do café da manhã, mais também de esperança quando se mobilizam em prol da fuga.

2ª cena:

Quando depois de muitas tentativas frustradas, as galinhas fazem um avião e conseguem fugir.

A emoção é de total alegria por elas terem conseguido o que tanto almejavam.

2. Escreva dois valores que o sensibilizaram e provocaram reflexões em você ao assistir esse filme. Frente à esses valores, mostre o que valeria a pena ser divulgado para seus colegas, amigos e professores sobre o filme assistido. Justifique sua resposta.

RESPOSTA:

O primeiro valor é a amizade, é a preocupação não só consigo mais por todos, e o outro valor é da perseverança e da humildade de saber que sozinho não conseguimos ir muito longe, mas se juntarmos força, ideias conseguimos até voar, como fez a galinha Ginger com seus planos e o galo com sua motivação e preparo das galinhas para a execução dos planos.

3.Para você, como aluno do curso de Pedagogia, que lições o filme o estimulou a aprender(no mínimo duas)? Justifique sua resposta.

RESPOSTA:

São muitas as lições aprendidas, uma delas comparando com a educação é a de que quando a comunidade educacional se reúne em prol de um mesmo objetivo que é o de melhorar a escola de um modo geral, fica mais fácil de se chegar onde se pretende , e também que devemos ter não só um plano excelente um Projeto Político Pedagógico de dar inveja mais que o gestor deve está atento ao grau de motivação da comunidade para que se obtenha sucesso.

4.O olhar cinematográfico pode ampliar e enriquecer o nosso olhar sobre a educação e sobre o processo escolar. Com base no filme assistido, ressalte e explique um aspecto que o levou a um olhar mais detalhado sobre a Educação ou sobre a sala de aula.

RESPOSTA:

Uma aspecto interessante que me chama atenção no filme, e que muitas vezes acontece na nossa vida enquanto educadores, é nos acomodarmos perante á realidade, perante aquilo que o senso comum nos apresenta, do mundo das respostas prontas, do comodismo que é a nossa granja, nossa comunidade, nosso mundo cercado de preconceitos e aparências que absorvemos como verdades; No filme, estou me referindo a galinha que mesmo sabendo que vai morrer fica acomodada com a situação por achar que não existe nada melhor que a espere fora do galinheiro. Só que como seres humanos temos como raciocinar e mudar a realidade que nos cerca.

O filme é de fácil entendimento, e é uma obra na qual podemos relacionar a vivência das personagens com as barreiras que temos que transpor no dia-a-dia. Não basta somente conquistar, é necessário analisar o objetivo alcançado para não haver surpresas, pois este objetivo está sempre sujeito a alguma alteração.

A análise do filme leva-nos a reflexão de que os nossos sonhos e almejos devem ser sempre colocados em primeiro plano.

Gerar mudanças depende da ação. A única forma de gerar resultados é tomando decisões.

No filme há a retratação de um dos principais problemas atuais, que as empresas antigas enfrentam: o medo de mudar.

A mudança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com