TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A fisioterapia aplicada no pós-parto

Pesquisas Acadêmicas: A fisioterapia aplicada no pós-parto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.353 Palavras (6 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 6

A FISIOTERAPIA APLICADA NO PÓS-PARTO

Cuidados com a postura e as posições do corpo durante os 40 dias após o parto.

O Pós-parto é um período de grandes modificações corporais e psíquicas. Um dos objetivos da fisioterapia aplicada a esta etapa é promover uma estimulação da musculatura abdominal e pélvica, para melhorar a sua tonicidade. Um programa de exercícios individuais e adaptados para cada paciente no período pós-parto é importante para a recuperação da paciente. Durante a gestação, o estiramento da musculatura abdominal é indispensável para permitir o crescimento uterino, ocorrendo, portanto, uma separação dos feixes dos músculos retos abdominais. Durante a gestação, há uma anteversão pélvica acompanhada ou não de uma hiperlordose lombar. Na maioria das gestantes há uma tendência de horizontalização do osso sacro. Essas alterações determinarão uma mudança do ângulo de inserção dos músculos abdominais e pélvicos resultando numa distensão excessiva dos mesmos, com consequente prejuízo do vetor de força destes músculos, com uma diminuição na força de contração.

O fisioterapeuta trabalha a importância dos exercícios pós-natal para readquirir a forma física e evitar problemas a curto e longo prazo, como a fraqueza abdominal, dor na coluna vertebral (cervical, dorsal, lombar) e incontinência urinária, varizes e edema (inchaço). Ainda em sua permanência na maternidade a mãe receberá reforço nos cuidados posturais, mais orientações quanto à amamentação, troca de fraldas, banho do bebê, massagem (Shantala) e exercícios que a mãe deverá continuar em casa.

A normalidade após o nascimento de um primeiro bebê não será idêntica ao estado pré-gravídico, mas será uma nova normalidade, a de um corpo feminino maduro que passou pela gravidez e pelo parto. Nesse momento a mãe irá se deparar com um terceiro corpo, um abdômen vazio, pendente e ainda aumentado, talvez com uma pele enrugada. Na medida em que se move, fala e ri, ela irá perceber uma falta quase completa de controle do músculo abdominal.

O seu estado emocional pós-parto imediato pode variar entre riso eufórico com incapacidade para dormir, desapontamento seguido de exaustão total.

Cuidados no Pós-parto

O tempo que demora em retornar à forma física após o parto varia de acordo com o estilo de vida anterior e com o tipo de nascimento. É mais demorado se recuperar de uma cesariana que de um parto não complicado e quando melhor a forma física anterior da mulher, mais rápido é o retorno à normalidade. Emocionalmente, a mulher é afetada pelas alterações corporais e por suas novas responsabilidades.

LEVANTAR DA CAMA

A mãe deverá levantar da cama o mais breve possível após o parto. Em caso de parto normal é necessário que isto se faça 4 horas após , em cesariana 12 horas após o parto.

MÚSCULOS DO ASSOALHO PÉLVICO (PERÍNEO)

Os cuidados com o assoalho pélvico também é importante, pois ele é formado por um conjunto de tecidos de revestimento que fecha a cavidade inferior da pelve (músculos, ligamentos e fáscias). Essas estruturas são as responsáveis pela sustentação de órgãos como útero, reto e bexiga e controlam a urina, as fezes e a atividade sexual. Então, caso a mãe apresente disfunções urinárias, por exemplo, os exercícios da fisioterapia são bastante indicados É função do fisioterapeuta avaliar os músculos do assoalho pélvico, focando na sua coordenação, tônus, resistência e força. Caso haja algum problema, é ele quem promove a sua reabilitação. A fisioterapia pélvica é de suma importância para prevenir as gestantes do prolapso genital, que corresponde à descida do útero e da vagina, popularmente conhecida como barriga caída, e de problemas como incontinência urinária, provocada por determinados esforços como tosse, espirro, riso, exercícios, entre outros. A prática auxilia também nos cuidados com as urge incontinências - quando o desejo de urinar é intenso e a pessoa pode urinar no decorrer do caminho até o banheiro.

É importante começar os exercícios do assoalho pélvico após 6 horas do parto, para readquirir a força desses músculos estirados, o mais rápido possível.

A mãe precisa praticar as contrações 4 ou 5 vezes em intervalos freqüentes durante todo o dia. Sempre fazendo a contração ( como se estivesse segurando o xixi) e relaxando. Aproveite para fazer as contrações na hora que você vai ao banheiro.

Você também poderá deitar de barriga para cima, dobrar as pernas e colocar uma bola ou travesseiro nos meio das pernas e realizar o movimento de apertar a bola, mantendo por 10 segundos e relaxe, repita o mesmo movimento no mínimo 20 vezes ao dia. E podem usar aparelhos como:

Biofeedback: aparelho que monitora a contração perineal e dos músculos sinérgicos - que se contraem junto do períneo -, auxiliando a lapidar o processo.

Eletroestimulador: este aparelho estimula eletricamente os músculos a se contraírem. Totalmente indolor, o procedimento é indicado para as mulheres com flacidez ou pouca força perineal.

Cones: também conhecidos como pesos vaginais, são usados após avaliação perineal para saber qual será o peso adequado para cada paciente. Conforme evolui o tratamento, o cone colocado será cada vez mais pesado.

É importante saber que os exercícios aumentam a circulação, promovendo a cicatrização, removendo o exsudado inflamatório, o que por sua vez, alivia a dor.

CUIDADOS COM O PERÍNEO

A mudança de absorventes higiênicos deve ser freqüente e a área deve ser mantida seca.

ALÍVIO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com