TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA APLICADA A FISIOTERAPIA

Pesquisas Acadêmicas: ÉTICA APLICADA A FISIOTERAPIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 2

O Sentido Biológico da Dor

A dor é um sinal de alerta para um perigo iminente, podemos dizer que a dor é uma maneira do organismo se proteger, pois é através de manifestação de dor que conseguimos identificar na maioria das vezes as enfermidades.

A dor é sempre associada a fenômenos neurofisiológicos, que são considerados iguais para todos os seres humanos. Já as diferenças nas experiências e descrições dolorosas seriam explicadas por elementos psicológicos, sociais e culturais presentes nas formas como se percebe e se vivencia a dor.

No caso proposto para o desafio o paciente idoso com severo AVC, enfrentou muita fraqueza, falta de equilíbrio, dificuldades para engolir, sono e muito cansaço, visão conturbada, falta de percepção e interpretação das coisas a sua volta, alteração no processo urinário e intestino alem de muita dor, causada pela falta de equilíbrio, pela falta de movimentação, para amenizar essas dores são necessários um rígido diagnostico e um acompanhamento fisioterapeutico, para ajudar o paciente a enfrentar as consequências da doença.

A dor do doente é influenciada por vários fatores, que podem aumentar ou diminuir a percepção que o doente tem da intensidade da dor, condicionar a sua tolerância à mesma e produzir um determinado grupo de respostas comportamentais.

Há dor quando as terminações nervosas (nociceptores) são estimuladas por fatores e mecanismos térmicos ou químicos. No entanto o organismo tem mecanismos para diminuir a intensidade de dor produz, um deles é a produção de endorfina. O termo endorfina é uma combinação de duas palavras: endógeno e morfina (morfina endógena). O alívio da dor consiste na libertação quer de endorfinas, quer encefalinas (outra substancia semelhante à morfina). Estas substâncias encontram-se em grande quantidade no sistema nervoso central, e aliviam a dor pelo mesmo mecanismo da morfina e outros narcóticos (Smltzer et al, 1994).

Na prática clínica, ajudam a explicar porque as pessoas sentem diferentes tipos de dor quando sujeitas aos mesmos estímulos. Algumas técnicas, como o Toque Terapêutico, podem aliviar pelo menos parcialmente a dor uma vez que levam à produção de endorfinas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com