TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Aplicada A Fisioterapia

Casos: Psicologia Aplicada A Fisioterapia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 3

1- O que são os neurônios e quais são suas partes?

Os neurônios são células do sistema nervoso altamente estimuláveis, responsável pela condução do impulso nervoso. O neurônio é constituído pelas seguintes partes: corpo celular, o núcleo celular, dendritos (prolongamentos numerosos e curtos do corpo celular, receptores de mensagens), axônio (prolongamento que transmite o impulso nervoso vindo do corpo celular) e telodendritos.

2- Explique como funciona o impulso nervoso:

Impulso nervoso é um impulso elétrico que se origina das alterações nas cargas elétricas das superfícies interna e externa da membrana plasmática. O impulso nervoso, que percorre o neurônio, é de natureza eletroquímica e resulta de modificações internas e externas da membrana neural. Internamente a membrana do neurônio possui carga elétrica negativa e externamente ela é positiva.Para que um impulso passe de um órgão receptor ao encéfalo ou do encéfalo a um órgão efetor ele necessita percorrer vários neurônios.

3- O que são os neurotransmissores? Cite 3 deles.

São substâncias químicas desenvolvidas no organismo que permitem a transmissão de impulso nervoso de um neurônio para outro. três neurotransmissores importantíssimos são a adrenalina,dopamina e a serotonina. A adrenalina consiste provocar o aumento nos batimentos cardíacos e eleva as artérias, fazendo com que o sangue chegue mais rapidamente aos órgãos mais importantes. A dopamina, por sua vez, um neurotransmissor liberado pelo cérebro que joga um número de papéis nos seres humanos e nos outros animais. Algumas de suas funções notáveis estão em memória, movimento entre outros. A Serotonina, esse neurotransmissor é um dos mais importantes. Possui forte efeito no humor, memória e aprendizado. Regula o equilíbrio do corpo.

4- Como se divide o sistema nervoso central e o sistema nervoso periférico?

O sistema nervoso central divide-se em encéfalo e medula. O encéfalo corresponde ao telencéfalo (hemisférios cerebrais), diencéfalo (tálamo e hipotálamo), cerebelo, e tronco cefálico, que se divide em: BULBO, situado caudalmente; MESENCÉFALO, situado cranialmente; e PONTE, situada entre ambos. O sistema nervoso periférico se divide em sistema nervoso periférico somático, responsável pela transmissão de informações relacionadas com movimentos voluntários, que por sua vez, são realizados por músculos voluntários,tal como músculo estriado esquelético ,sistema nervoso periférico autônomo,responsável pela transmissão de informações relacionadas com movimentos involuntários, que por sua vez, são realizados por músculos involuntários, tais como músculo liso e estriado cardíaco

5- O que é o cérebro e como ele se divide?

cérebro é a parte do sistema nervoso central que fica dentro do crânio. É a parte mais desenvolvida e a mais volumosa do encéfalo, pesa cerca de 1,3 kg e é uma massa de tecido cinza-róseo.O cérebro apresenta duas substâncias diferentes: uma branca, que ocupa o centro, e outra cinzenta, que forma o córtex cerebral. O córtex cerebral está dividido em mais de quarenta áreas funcionalmente distintas. Cada uma delas controla uma atividade específica. A presença de grande áreas cerebrais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com