TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DO CÂNCER

Por:   •  22/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.337 Palavras (14 Páginas)  •  594 Visualizações

Página 1 de 14

ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DO CÂNCER

Projeto de Pesquisa apresentado às

UNIRP

do curso de Fisioterapia

como parte integrante da disciplina .

2016

  1. SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................03

  1. Tema....................................................................................................03
  2. Problema..............................................................................................03

1.3 Justificativa...........................................................................................04

2HIPÓTESES............................................................................................04

3 OBJETIVOS............................................................................................04

4METODOLOGIA.....................................................................................05

4.1 Material e Métodos...............................................................................05

4.1.1 O Câncer...........................................................................................05

4.1.2 Tratamento Convencional.................................................................06

4.1.3 Toxicidade e Sintomas......................................................................06

4.1.4O Papel da Acupuntura em Pacientes Oncológicos.........................07

5 REFERÊNCIAS......................................................................................08

6 CRONOGRAMA.....................................................................................09

7LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO....................................................09

8ANEXOS.................................................................................................10

9 APÊNDICES...........................................................................................13

  1. INTRODUÇÃO

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é inquestionável que o câncer é um problema de saúde pública, especialmente entre os países em desenvolvimento, onde é esperado que, nas próximas décadas, o impacto do câncer na população corresponda a 80% dos mais de 20 milhões de casos novos estimados para 2025.

Os tipos de câncer mais incidentes no mundo foram pulmão (1,8 milhão), mama (1,7 milhão), intestino (1,4 milhão) e próstata (1,1 milhão). Nos homens, os mais frequentes foram pulmão (16,7%), próstata (15,0%), intestino (10,0%), estômago (8,5%) e fígado (7,5%). Em mulheres, as maiores frequências encontradas foram mama (25,2%), intestino (9,2%), pulmão (8,7%), colo do útero (7,9%) e estômago (4,8%). Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo.
Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores (acúmulo de células cancerosas) ou neoplasias malignas. Por outro lado, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida.

Os tratamentos convencionais para o câncer, além de limitados, são extremamente tóxicos e causam efeitos adversos como náusea, vômito e ondas de calor. As terapias alternativas, como a acupuntura, podem tornar a qualidade de vida de pacientes com câncer melhor, sendo complementares ao tratamento convencional da doença.

  1. Tema

Acupuntura e terapias alternativas no tratamento do Câncer

  1. Problema

As práticas de acupuntura e técnicas terapêuticas orientais auxiliam pacientes com câncer?  Quais efeitos elas têm?

  1. Justificativa

Este projeto de pesquisa justifica-se pelo número significativo de casos de Câncer no Brasil e no mundo, visto que esses números tendem a aumentar com o passar dos anos, por causa dos maus hábitos humanos, como má alimentação, estresse, insônia, sedentarismo, tabagismo e radiação. É importante que a população conheça a doença, saiba seus efeitos, suas possíveis causas para a prevenção. Assim como é de grande relevância pesquisar-se outros tipos de tratamentos que auxiliem pacientes com câncer, principalmente no que se refere à qualidade de vida, um dos pontos onde esta patologia prejudica bastante as pessoas.

  1. HIPÓTESES

A Medicina Tradicional Chinesa, assim como outras terapias alternativas do ramo, como a acupuntura, aborda o câncer não somente tratando o tumor, mas o paciente como um todo, estimulando seu sistema imune, interagindo com a relação paciente-doença, bem como observando os efeitos colaterais e as consequências dos mesmos na saúde física, emocional e psicológico do paciente. Grande parte das publicações a respeito do tema revelam grande redução dos efeitos colaterais da quimioterapia e radioterapia em pacientes que recebem terapias alternativas.

  1. OBJETIVOS

O presente projeto de pesquisa tem por objetivos expor o uso de terapias alternativas, como Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa para a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer, como também o seu uso para amenizar os efeitos colaterais provocados por tratamentos convencionais, como quimioterapia e radioterapia, nos seres humanos.

Qualidade de vida e câncer podem se complementarem. Qualidade antes, ajudando na prevenção, qualidade durante, ajudando no lidar com o tratamento e qualidade após, na recuperação da vida após o diagnóstico do câncer.

Quando buscamos no dicionário o que é a definição de qualidade de vida encontramos que é o método usado para medir as condições da vida de um ser humano. Envolve o bem físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e também a saúde, educação, poder de compra e outras circunstâncias da vida. Ou seja, qualidade de vida vai muito além do diagnóstico do câncer, envolve o ser humano em todas as suas relações consigo mesmo e com o mundo que o cerca.

Este é o objetivo principal da pesquisa, descobrir e apresentar que existe a possibilidade de pacientes oncológicos melhorarem a qualidade de vida, mesmo passando por tratamentos drásticos, onde existem efeitos colaterais, físicos e emocionais capazes de abalar a saúde como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)   pdf (169.8 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com