TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DA ANSIEDADE

Por:   •  19/10/2022  •  Artigo  •  4.497 Palavras (18 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 18

FACULDADES INTEGRADAS ESPÍRITA

A ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DA ANSIEDADE

CURITIBA

2019

A ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DA ANSIEDADE

        

Artigo apresentado ao curso de Especialização, como requisito parcial à conclusão do Curso de Acupuntura.

Faculdades Integradas Espírita

Orientadora:

CURITIBA

2019

A Acupuntura no Tratamento da Ansiedade

RESUMO

O artigo relata a acupuntura no tratamento da ansiedade tendo como objetivo principal demonstrar a eficácia do tratamento da ansiedade através da acupuntura comprovando sua eficácia em diversos tipos de patologias ligadas ao estado emocional como também das outras técnicas presentes na Medicina Tradicional Chinesa (MTC).Entende-se que tem  havido  pouca  pesquisa  de  causas  específicas determinantes  das  perturbações  nervosas,  pois  a  atenção  dos  médicos permaneceu  deslumbrada  pela  grandiosa  perspectiva  da  precondição etiológica da hereditariedade A metodologia utilizada neste trabalho baseia-se na revisão bibliográfica pautada em livros, artigos científicos indexados, revistas científicas, internet, gerando o aprofundamento da leitura, que permitirá a análise textual dos pressupostos teóricos que fundamentam os princípios e critérios de tratamento da ansiedade através da acupuntura. Para melhor compreensão acerca deste trabalho é necessária uma abordagem geral sobre as bases filosóficas da Medicina Tradicional Chinesa, bem como entender o que é a ansiedade, diagnóstico, acupuntura e como se dá o tratamento.

Palavras-chave: Efeitos da acupuntura. Transtornos da ansiedade. Medicina chinesa.

1 INTRODUÇÃO

A acupuntura é a muito conhecida no trato da ansiedade. A técnica das agulhas distribui melhor o fluxo sanguíneo, relaxa a musculatura, acalma a mente e nutre componentes vitais que acabam por quebrar o ciclo da ansiedade. Um consultório com um ambiente bastante relaxante se faz necessário nessas terapias.

O problema aborda, como a acupuntura pode contribuir para o tratamento da ansiedade?

A fundamentação teórica é embasada na revisão bibliográfica de artigos. Esse trabalho justifica a ansiedade considerada uma das emoções mais estressantes. A Medicina Tradicional Chinesa é produto de observação, investigação, reflexão e elaboração de hipóteses. A Medicina Chinesa (MC) representa um grande potencial para a prevenção, melhorando a qualidade de vida das pessoas. A Acupuntura como um instrumento científico de intervenção médica, psicológica e complementar atualmente está sendo cada vez mais desenvolvida e explorada, chegando a se mostrar como primeira escolha no tratamento de determinados casos. Conhecendo sua eficácia no tratamento da ansiedade, seus benefícios em situações de dores e inúmera outras aplicações.

A importância deste trabalho se dá na medida em que é possível compreender até que ponto a acupuntura pode auxiliar a prática, nomeadamente com esse tipo de pacientes. Tanto pode ter um efeito sedativo/calmante em pacientes com ansiedade, o que facilitaria a aplicação das práticas psicomotoras, como por exemplo as técnicas de relaxação, como efeitos negativos como é o caso da pois os pacientes podem interpretar de forma incorreta este tipo de tratamento dificultando a aplicação de qualquer tipo de prática ou tratamento, podendo até mesmo prejudicar o controle da doença.

2 ACUPUNTURA APLICADA AOS TRANSTORNOS DE ANSIEDADE

2.1 MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

Para a MTC, os distúrbios e as doenças são resultado de determinantes multifatoriais e os seus recursos terapêuticos são vários: a acupuntura, a fitoterapia, a dietoterapia, os exercícios físicos, respiratórios e mentais, a moxabustão, a aplicação de ventosas, as massagens terapêuticas e o feng shui.

A MTC possui uma visão sistêmica da estrutura e funcionamento dos organismos, por conseguinte, segue o mesmo sistema de valores no tratamento para o reequilíbrio energético incluindo dietética, atividade física, meditação, fitoterapia, acupuntura, sendo esta última modalidade tratamento através do uso das agulhas (REQUENA, 1990, p. 16)

A medicina tradicional chinesa, MTC, é uma medicina energética. Ela considera que os diversos níveis de manifestação da Energia Primordial formam a matéria em suas modalidades específicas. A energia é única em origem e múltipla na sua manifestação como qualidades funcionantes do Yin/Yang se transformando... (DULCETTI, 2001, p. 38).

Conceitos relacionando o corpo e mente em uma unidade interativa, como medicina psicossomática, surgiram no início do século XX, no meio científico ocidental produzindo uma nova perspectiva no diagnóstico e tratamento das doenças, evidenciando a interdependência entre o corpo e a mente, tanto na etiologia quanto na cura das doenças.  De acordo com Lewis (1974), o termo “psicossomática”, apesar de relativamente novo na prática médico-psicológica ocidental, vem ganhando terreno, a partir de uma   compreensão de que a mente e o corpo são inter-relacionados, compondo uma unidade indissociável.

A compreensão da unidade corpo-mente é muito antiga.  Cinco séculos a.C., Hipócrates declarava que a cura dependia de que o médico possuísse um conhecimento da totalidade das coisas. O conhecimento das causas específicas das doenças através das descobertas dos microrganismos, a descoberta dos medicamentos antibióticos produziram um corte entre a relação corpo-mente espírito e o seu papel na etiologia das doenças. (LEWIS, 1974, pp 7-8).

O corpo humano, constituído de energia em forma condensada, possui uma rede energética (Mai) ou sistema de meridianos que transporta a energia por todo o corpo interligando as estruturas que o compõem e ligando o seu interior com o exterior. O pensamento tradicional chinês ensina que a energia que forma e percorre o corpo humano é a energia Yin Yang, sendo o homem o mediador dessas energias. A coordenação deste processo é feito pela Psique (Shen), que organiza e dirige os mecanismos fisiológicos e energéticos do ser humano.  (DULCETTI, 2001).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31 Kb)   pdf (122.7 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com