TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALTERAÇÕES FISIOLÓGICAS E MUDANÇAS DE DECÚBITO

Por:   •  7/10/2019  •  Artigo  •  2.141 Palavras (9 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 9

Diante do envelhecimento da população idosa brasileira, há a necessidade de uma estrutura melhor de serviços e de programas de saúde que possam responder às demandas emergentes deste perfil (Chaimowicz, 1997).

De acordo com Coelho Filho (2000) Os idosos tem utilizado os serviços hospitalares de forma muito mais intensiva que os demais grupos etários, envolvendo maiores custos, implicando no tratamento de duração mais prolongada e de recuperação mais lenta e complicada.

Segundo Corra et al (1995) A hospitalização é considerada de grande risco para as pessoas idosas. Cerca de metade das internações hospitalares de idosos tem como causas mais frequentes as doenças do aparelho circulatório e as do aparelho respiratório. Como repercussões, a hospitalização é seguida, em geral, por uma diminuição da capacidade funcional e mudanças na qualidade de vida, muitas vezes, irreversíveis (Creditor, 1993).

Nos últimos dez anos, a necessidade de reabilitação mais precoce para pacientes internados em unidade de terapia intensiva (UTIs) vem sendo amplamente discutida. Isso se deve principalmente ao fato de que pacientes submetidos a longos períodos de internação hospitalar aumentam as taxas de mobilidade e de mortalidade com altos custos para o sistema de saúde. (FUKUJIMA, FRANCO, MONTEIRO, PRADO 2009).

ARTILES, RODRÍGUES E SUÁREZ (1997) afirmam que muitos pacientes das unidades de terapia intensiva apresentam alto riscos de desenvolver a “síndrome do desuso”, devido à própria condição patológica ou a imobilização terapêutica.

Diversos são os fatores que podem levar uma pessoa a desenvolver esta síndrome, tais como enfermidades músculo – esqueléticas, neurológicas, cardiovasculares e pulmonares, bem como aspectos psicológicos (depressão, medo de quedas, ganhos secundários) e ambientais (imobilidade forçada, obstáculos físicos, falta de apoio social, superproteção). (ESPINOLA, 2000, OBREGÓN, RODRIGUES E CORTIÑAS, 2004, THOMPSON, 2001).

O sistema músculo – esquelético é comumente acometido pela síndrome do imobilismo, causando atrofia das fibras musculares e fraqueza muscular. Por 3 a 5 semanas de imobilização pode-se perder até metade da força muscular. Outras alterações incluem rigidez articular, encurtamentos, contraturas, deformidades, osteoporose por imobilização e mudanças no tecido conjuntivo. (AQUINO; VIANA e FONSECA, 2005, CAIERÃO, TEODORI e MINAMOTO, 2007).

Já a contratura pode-se definir como redução da amplitude de movimento em decorrência de várias limitações articulares, musculares ou até mesmo de partes moles. Durante o repouso prolongado, existe uma possibilidade para a formação de contraturas em posição de conforto (flexão de quadris e joelhos, tornozelo em flexão plantar, adução e rotação interna de ombro, flexão de cotovelo, punhos e dedos).

A trombose venosa profunda é outra complicação bem comum do tempo prolongado no leito, pacientes acamados por um longo período, com doenças ósseas ou neuromusculares, paciente que se encontram em pós operatório de cirurgias maiores, bem como, abdominais, ortopédicas, ginecológicas, urológicas e torácicas, portadores de IAM (Infarto Agudo do Miocárdio e AVE ( Acidente Vascular Encefálico), apresentam maior risco de desenvolver a TVP (Trombose Venosa Profunda) (Araújo, 2013).

De acordo com Pitta et al (2007) A imobilização, independente do tipo de patologia e cirurgia, acarreta no surgimento de TVP em aproximadamente 15 % dos idosos nos primeiros 7 dias, esta porcentagem aumenta para 80% após 10 dias, quando não há profilaxia.

Com base nessas informações, é necessário se atentar aos sinais clínicos e sintomas que estão relacionados de forma direta com a extensão da TVP, entretanto 50% dos casos não apresentam sinais clínicos característicos.

Segundo ORRA (2002) a dor é um dos sintomas mais comuns da TVP, a mesma é causada pela distensão da parede venosa, processo inflamatório local e pelo edema dos músculos circunjacentes. Esta dor fica mais intensa com a movimentação, podendo também estar presente no repouso quando em casos mais graves (na flegmasia cerúlea ela pode chegar a ser insuportável). A dor pode ser observada tanto na palpação do trajeto venoso, quanto da musculatura próxima, principalmente na altura da panturrilha que se encontra tensa e dolorida também. O sinal de Homans, seguido de dorsiflexão passiva do pé, com dor referida na panturrilha, é positivo em mais de 60% dos casos de TVP em MMII.

A observação do sistema venoso superficial poderá evidenciar o desvio no fluxo de sangue do sistema venoso profundo para o superficial, mostrando uma dilatação venosa, principalmente na região pré-tibial, sendo denominadas veias sentinelas de Pratt. (Araújo, 2013).

A observação do sistema venoso superficial poderá evidenciar o desvio no fluxo de sangue do sistema venoso profundo para o superficial, mostrando uma dilatação venosa, principalmente na região pré-tibial, sendo denominadas veias sentinelas de Pratt. (Araújo, 2013).

Profilaxia da TVP e conduta fisioterapêutica.

De acordo com Pitta et al (2007) A profilaxia da TVP é muito importante para que possa evitar ainda na fase aguda, a perda de vidas por tromboembolismo pulmonar, e cronicamente as sequelas decorrentes da trombose, como por exemplo a síndrome pós- flebítica.

Todo paciente que se encontra internado (clínico ou cirúrgico) que apresente risco para TVP deve receber de imediato, algum modo preventivo. Esta prevenção pode ser de forma farmacológica, mecânicas ou associada.

Os métodos de prevenção físicos, consistem em aplicação de cinesioterapia para MMII, com meias elásticas de compressão graduada e deambulação precoce. Em conjuntos, estas técnicas contribuem para a diminuição da probabilidade de incidência da trombose venosa profunda. A fisioterapia motora é indicada para todos os riscos de tvp, atuando como adjuvante a terapia farmacológica ou nos casos de contraindicação do uso de anticoagulantes.

Quando o paciente se encontra na fase aguda, com o uso associado de anticoagulantes, repouso no leito em posição de trendelemburg, pela diminuição da pressão hidrostática, ocorre a diminuição do edema, melhora da tensão nos compartimentos e alívio da dor.

Na primeiras 24 horas após o uso de anticoagulantes, deve-se se estimular a deambulação precoce, associada ao uso de meias de média compressão elástica ou inelástica, que deverão ser utilizadas durante todo o tratamento, (hospitalar e ambulatorial) de forma a diminuir a dor e o edema mais rápido, melhorar a qualidade de vida do paciente e evitar a síndrome pós-trombótica.

Segundo (Araújo, 2013) O posicionamento adequado no leito e exercícios isométricos para membros inferiores deve ser realizado diariamente, deve-se combinar a fisioterapia motora adequada e continuar avaliando o paciente diariamente quanto a presença da TVP.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (121.6 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com