TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS LESÕES MUSCULARES

Por:   •  4/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  805 Palavras (4 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 4

Lesões Musculares

        As lesões musculares podem ocorrer por falta de orientação e exageros fazem com que atletas se machuquem e acabam causando lesões. Uma modalidade praticada sem a orientação de um educador físico, com excesso de peso ou de intensidade e movimentos errados, pode causar lesões e contusões que acabam com a saúde do atleta, seja amador ou profissional. A contusão é uma lesão inerente ao esporte, principalmente aqueles de contato. Ela é uma lesão sem fratura dos tecidos moles do corpo, gerada pelo impacto mecânico de um agente externo sobre uma parte do corpo. Ou seja, pode ser uma pancada, uma batida ou uma lesão por um movimento brusco ou por desaceleração do movimento. As lesões podem ser divididas, ainda, em dois grandes grupos: traumáticas ou por sobrecarga. As lesões traumáticas ocorrem devido a um acidente, como quedas, torções ou pancadas (trauma direto). Já as lesões por sobrecarga ocorrem devido ao esforço excessivo, que pode ocorrer rapidamente (aguda) ou de forma cumulativa (crônica). Entre os principais responsáveis pelo problema estão o aquecimento mal feito, a falta de alongamento e o exagero na intensidade do exercício.

A lesão muscular e caracterizada por alteração no aspecto morfológico e histoqui-mico, o que causa um défit de funcionalidade no segmento afetado. O grau de lesão e degeneração podem ocorrer 4 niveis crescentes: Miofibrilas ou das Miofibri-las e Sarcômeros, Sarcolema, Células satélites, Endomisio e capilares.

Os atores extrínsecos e intrínsecos podem provocar as lesões musculares. Alguns exemplos:

 Fatores extrínsecos ( contusão muscular).

Fatores intrínsecos, que podem ser divididas em dois tipos:

Sem rompimento de fibras( caimbras, contraturas e estiramento)  

Com rompimento de fibras.

Os principais tipos de lesões musculares existentes e as suas  principais classificações e características de cada uma são as lesões que podem ocorrer por trauma, excesso de calor de frio, agentes miotoxicos, isquemia, distrofia, inflamação e contração muscular.

Na pratica esportivo: distensão muscular aguda, contusão e lesão muscular induzida pelo exercício. A distensão muscular aguda resulta do estiramento excessivo passivo de um músculo ou por sobrecarga dinâmica de um músculo tanto concentricamente quanto extricamente (estas leves). A contusão com-tato direto, hemorragia intramuscular, este tipo de exercicio q resulta ruptura do tecido conjutivo seu sintomas são inflamação aguda e exercícios excêntricos levam a lesão muscular e identificado pela liberação de creatinaquinase e pela presença de proteínas miofibrilas e necrose focal das miofiblilas e por fim as células satélites podem aumentar o numero de núcleos existentes nas fibras p reparar ou regenerar fibras lesadas e formar uma nova mio fibra.

 As lesões musculares podem ser classificadas de acordo com o grau de laceração da fibra muscular, sendo classificadas como grau 1, 2 ou 3. As características de cada um desses graus e que podem serem observadas em relação a aspectos anatômicos e funcionais em cada uma desses graus. São eles:

Grau 1, quando há ruptura mínima das fibras musculares, onde observa se  sobrecedema, dor durante o alongamento e contração contra a resistência no local da lesão, sem perda de movimento.

Grau 2 quando a laceração muscular apresentar hemorragia significante. Alem de dor e edema, haverá limitação do movimento e resistência muscular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (37.8 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com