TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NA PREVENÇÃO DE QUEDAS EM IDOSOS

Por:   •  5/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  774 Visualizações

Página 1 de 3

 INTRODUÇÃO

A presente pesquisa é proposta como sendo de grande valor à população como um todo, quer seja a família do idoso , o cuidador do idoso e ao próprio idoso.

Nota-se um grande número de idosos na população atual. Pode-se dizer que a população está envelhecendo.

Segundo alguns autores esta transição de uma população jovem para a de uma população envelhecida já ocorre cerca de trinta anos e ainda sofrerá aumento do número de idosos até o ano de 2025.

                                                                      (GISELE BRAGA PINHEIRO, 2014)

O envelhecimento da população é um fenômeno mundial dos últimos trinta anos .No Brasil ,segundo a projeção estatística da Organização das Nações Unidas, entre 1950 e 2025,a população de idosos crescerá 16 vezes ,enquanto na população total o crescimento será de 5vezes.

 (NEWTON LUIZ TERRA,ROBERTA DA SILVA,OLAVO FORLIN  SCHIMIDIT; pág:266).

O envelhecimento é compreendido como sendo um conjunto de alterações estruturais de declínio progressivo  e irreversível , com alterações biológicas , morfológicas e psicológicas.

                                                                     (CUNHA ET AL,2009).

Consequentemente com esse declínio progressivo e irreversível de alterações estruturais , o idoso está sujeito a situações das quais geram transtornos em todo o seu meio onde vive. Uma dessas situações são as quedas .Tal problema é considerado a maior causa de trauma ,sendo também o mais frequente e sério problema de acidente doméstico , podendo em alguns casos levar ao óbito.

Dessa forma ,será abordado na presente pesquisa a atuação da fisioterapia na prevenção de quedas em idosos , sendo estes um público com maior probabilidade de quedas quer seja em  ambientes externos e ambientes internos ,como o interior de suas próprias residências.

 

  JUSTIFICATIVA

A presente pesquisa faz-se necessário para fins de prevenção às quedas de idosos , com a atuação da fisioterapia em geriatria abordando as causas que favorecem e/ou predispões as quedas de idosos.

Considerando ser a maior causa de acidentes domésticos, onde além dos traumas físicos, adquiridos , geram várias complicações na vida dos  idosos , tais como incapacidade funcional; dependências nas atividades de vida diária(AVD),podendo perder sua autonomia ,com isso tornando os idosos excluídos do meio social, inseguros  pelo  medo de cair novamente, podendo levar a um quadro de depressão ,roubando destes, a qualidade de vida.

 A maior causa de queda dos idosos são de natureza acidental : cair das escadas , tropeçar num tapete, etc. A queda é também  responsável por 70% dessa mortalidade.

A atuação da fisioterapia na prevenção de quedas em idosos irá favorecer de igual forma ao cuidador de idosos; a família do idoso e até mesmo o próprio idoso, formas de prevenir quedas em idosos e cuidados que reduzem o risco de quedas em idosos. Somando assim para um melhor resultado no tratamento do  idoso que já sofreu alguma queda como na prevenção de quedas em idosos dando à este público uma melhor qualidade de vida.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (75.1 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com