TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NA SAÚDE DO TRABALHADOR

Por:   •  7/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  969 Palavras (4 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 4

ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NA SAÚDE DO TRABALHADOR

Alunos: Alane Carvalho, Caroline Romão, Cristiane Santos, Ester de Almeida, Mariana Barbosa, Larissa Estefâne, Rayanne Souza.

Fomentadora: Maria Cristina Passos

Turma: 1AM

Palavras-Chave: Fisioterapia, Saúde do trabalhador, Recursos fisioterapêuticos.

Introdução:

A fisioterapia é de muita importância para área de saúde pois atua na prevenção, tratamento e reabilitação de doenças adquiridas ao longo de sua vida. Atua principalmente como prevenção através de estudos ergonômicos com objetivo de uma mútua qualidade de vida do trabalhador e um bom desenvolvimento do mesmo em sua competência. Foi no ano de 2003 que o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) publicou a Resolução 259/03 que reconhece a área de atuação da Fisioterapia do Trabalho que tem responsabilidade de ensinar através de palestras e técnicas a melhor forma de produção do seu trabalho. (Rodrigues, F. et al, 2011).

Objetivo Geral:

Esclarecer a importância da fisioterapia na saúde do trabalhador, na atenção primária, e recursos utilizados para com os trabalhadores, levando ao melhor desempenho deles na área em que trabalham e em sua saúde.

Materiais e Métodos:

 Foi realizado pesquisas em artigos e sites, incluindo consultas em base de dados (Scielo, Google acadêmico). Foram utilizadas as seguintes palavras-chaves: Fisioterapia, Saúde do trabalhador, Recursos fisioterapêuticos. De 2010 a 2015.

Resultados e discussões:

Em 1998 surgiu o primeiro grupo de fisioterapeutas atuantes na saúde do trabalhador onde se juntaram para criar a ANAFIT (associação nacional da fisioterapia do trabalho). Foi em 2003 que o COFFITO publicou a resolução 259/03 reconhecendo a atuação da fisioterapia do trabalho. Em 2006 houve o 2° congresso brasileiro da fisioterapia do trabalho em Curitiba/PR, e foi lá que surgiu a criação da ABRAFIT (associação brasileira da fisioterapia do trabalho), e em 2010 houve a publicação do COFFITO, deixando oficial as atribuições da fisioterapia do trabalho. (BAÚ & KLEIN, 2009)

O fisioterapeuta é qualificado e legalmente habilitado para contribuir com suas ações para a prevenção, promoção e restauração da saúde do trabalhador. São atribuições do Fisioterapeuta que presta assistência à saúde do trabalhador: Promover ações profissionais de alcance individual e/ou coletivo, prevenir a intercorrência de processos cinesiopatológicos, prescrever a prática de procedimentos cinesiológicos compensatórios as atividades laborais e do cotidiano, sempre que diagnosticar sua necessidade; identificar, avaliar e observar os fatores ambientais que possam constituir risco à saúde funcional do trabalhador, em qualquer fase do processo produtivo, alertando a empresa sobre sua existência e possíveis consequências. (ARAÚJO, F.R.O & SILVA, J.E.P, 2008)

Os avanços tecnológicos e os novos instrumentos vêm trazendo alguns problemas a saúde do trabalhador. Lesões por esforços repetitivos, doenças osteomusculares, relacionadas com o trabalho têm representado importante fração dos adoecimentos acometendo homes e mulheres em plena fase produtiva. As doenças musculoesqueléticas são uma das principais, afetam habitualmente a região dorsal-lombar, a zona cervical, os ombros e os membros superiores. Os sintomas se caracterizam por um quadro de dores crônicas, sensações de formigamento, dormência, fadiga muscular, alterações nos tendões, muscular ou nas articulações especialmente a noite. (OLIVEIRA & LESSA, 2005).

Para melhor qualidade de vida do trabalhador, a fisioterapia age na Prevenção do desconforto ou queixas musculoesqueléticas nas atividades laborais através de palestras de conscientização, capacitação e treinamento preventivo de doenças ocupacionais e tratamento através de vários recursos fisioterapêuticos como: a Cinesioterapia; Eletroterapia; Mecanoterapia; RPG; Reeducação Postural Global e a Hidroterapia; Realizando orientações posturais e ergonômicas aos trabalhadores (dentro e fora do ambiente de trabalho e durante a execução de suas atividades ocupacionais), avaliar a postura e a analisar a biomecânica das tarefas nos postos de trabalho, promovendo a adequação do posto e das posturas para um melhor desempenho. (OLIVEIRA & LESSA, 2005).

É extremamente importante a realização da análise biomecânica da atividade produtiva do trabalhador, avaliando os seguintes aspectos: no esforço dinâmico - frequência, duração, amplitude e torque (força) exigido; no esforço estático – postura exigida, estimativa de duração da atividade específica e sua frequência. Realizar, interpretar e elaborar laudos de exames bi fotogramétricos, quando indicados para fins diagnósticos; analisar e qualificar as demandas observadas através de estudos ergonômicos aplicados, para assegurar a melhor interação entre o trabalhador e a sua atividade, considerando a capacidade humana e suas limitações, fundamentado na observação das condições biomecânicas, fisiológicas e cinesiológicas funcionais; elaborar relatório de análise ergonômica, estabelecer nexo causal para os distúrbios cinesiológicos funcionais e construir parecer técnico especializado em ergonomia. Deve ser um profissional ativo nos processos de planejamento e implantação de programas destinados a educação do trabalhador nos temas referentes a acidente do trabalho, doença funcional/ocupacional e educação para a saúde. (ARAÚJO, F.R.O & SILVA, J.E.P, 2008)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (128.4 Kb)   docx (182.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com