TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Ciências Morfofuncionais do Aparelho Locomotor: Membros Superiores, Cabeça e Tronco

Por:   •  31/10/2022  •  Seminário  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 3

        
             FACULDADE PITÁGORAS [pic 1]

Estudante: Carliane da Conceição Jatobá

Matricula: 31150381

Professor(a):  Laís Matias

        Ciências Morfofuncionais do Aparelho Locomotor: Membros Superiores, Cabeça e Tronco

           Caruaru- PE

                                  2022

                               Resumo

O conceito de morfologia se diz a respeito a uma ciência  que estuda, macro e microscopicamente a constituição e o desenvolvimento dos seres organizadores. Morfofuncionais significa  formas e funções sejam elas , função da pele, ossos, articulações, músculos e a função sistemas reprodutores.

Newton em suas leis cooperam para o melhor entendimento do movimento, o qual é importante ressaltar o movimento humano sendo ele complexo, principalmente devido às forças externas que possui, pois nunca são idênticas e também não podem ser observadas, somente sentidas. Assim alguns termos importantes tais como cinética, cinemática, antropometria, força, torque, dentre outros.

  • Cinética: Área da mecânica que relata o efeito das forças realizadas sobre o corpo, ou seja, é considerada a causa que realiza a ação.
  • Cinemática: É o estudo que descreve o movimento do corpo sem se preocupar com as forças ou torques que podem ser sobre ele realizados. Será considerada a velocidade, a localização e a aceleração em que se move o corpo
  • Antropometria: É conceituada como as medidas de alguns tributos do modelo do corpo humano como: massa corporal, peso, volume, altura, centro de gravidade e momento de inércia.

  O ombro é uma parte complexa, que liga a cintura escapular ao membro superior e o qual garante o posicionamento e movimentação do braço em diversos pontos do espaço. Para isso, o ombro conta com a sincronia das estruturas musculares, ósseas e articulares para exercer sua função. Alguns músculos do ombro compõem o manguito rotador, uma estrutura responsável por movimentar e dar estabilidade ao ombro, que são o infraespinhal, o supraespinhal, o redondo menor e o subescapular, junto com seus tendões e ligamentos.  

A cabeça guarda a parte mais sofisticada do nosso corpo: O cérebro, o órgão mais importante do sistema nervoso que controla o corpo todo. Ele é responsável pelas ações voluntárias e involuntárias do nosso corpo. As ações voluntárias são aquelas que nos permite ter vontade própria, como comer, falar, brincar, mexer o dedão do pé e muitas outras. Já as ações involuntárias são aquelas que fazemos sem perceber, como bater o coração, respirar, aquelas que o corpo faz mesmo quando você está dormindo. As células nervosas ou neurônios processam todas as informações fazendo com que o cérebro execute todas as suas tarefas. É como se o cérebro fosse uma empresa, e essas células, as operárias. Ao contrário da maioria das células do nosso corpo, que morrem e logo são substituídas por outras, os neurônios não se regeneram, ou seja, quando eles morrem não aparece ninguém para ficar no seu lugar. As divisões do cérebro. O cérebro é formado por diferentes estruturas, com funções diferentes. Os músculo que formam o coro cabeludo: músculo occipitofrontal é digástrico (que tem duas porções unidas por um tendão) e plano, e seus ventres occipital e frontal têm um tendão comum, a aponeurose epicrânica. Os ventres são sinérgicos; eles elevam os supercílios e produzem rugas transversais na fronte. Assim, criam uma aparência de surpresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (81.4 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com