TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Benefícios Da Atividade Física Para O Aparelho Locomotor Passivo

Dissertações: Benefícios Da Atividade Física Para O Aparelho Locomotor Passivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  6.247 Palavras (25 Páginas)  •  4.789 Visualizações

Página 1 de 25

TEMA:

Influência da atividade física no

tratamento da osteoporose através de mudanças no estilo de vida e seus efeitos positivos no desenvolvimento e controle

da massa óssea.

OBJETIVOS:

• Reconhecer a importância da atividade física na prevenção, manutenção e até na recuperação da saúde (osteoporose).

• Verificar se nas academias, clubes ou mesmo nos projetos da Terceira Idade que existem em muitos municípios, os profissionais são qualificados, se fizeram especialização na área e, portanto, se tem conhecimentos sobre o assunto.

• Verificar quais são os exercícios indicados por esses profissionais (caminhada, hidroginástica, musculação, etc.), se os programas são específicos para o grupo, e como o grupo reage mediante os exercícios prescritos.

• O tipo de exercício que influencia na mineralização óssea em diferentes lugares de acordo com a modalidade escolhida.

• As intervenções de exercícios físicos direcionadas para a melhoria da massa óssea em pessoas idosas, com a identificação dos parâmetros adotados no controle do exercício físico (intensidade, volume e freqüência).

• Quais os efeitos e possíveis comprometimentos gerados pelo treinamento esportivo vigoroso e precoce sobre a saúde óssea.

• O conceito, as causas, sintomas, diagnóstico, fatores de risco e tratamento da osteoporose.

INTRODUÇÃO:

   Na população atual observa-se um aumento significativo na incidência de doenças crônico-degenerativas devido ao sedentarismo, acelerando o processo de envelhecimento. Essa diminuição da capacidade física , incluindo a saúde óssea, é o preço que se paga pela dependência cada vez maior dos meios modernos.

A osteoporose é uma desordem esquelética caracterizada por massa óssea reduzida, comprometendo a resistência óssea e predispondo a um aumento do risco de fraturas.

A perda de sais minerais nas mulheres dos 30 aos 35 anos é de 0,75 a 1% ao ano, e chegando em torno de 3% ao ano após a menopausa; nos homens a partir dos 40 anos de idade, a perda é de aproximadamente 0,4% ao ano. Esta doença atinge na sua grande maioria as mulheres após a menopausa. A sua causa vem de fatores múltiplos como: hereditário, biotipo, desequilíbrio hormonal, falta de cálcio na alimentação, fatores ambientais, como também uma diminuição da tração muscular causada pelo sedentarismo, ou seja, pela inatividade física.

    Existem várias estratégias de controle para osteoporose, dentre elas encontram-se as medidas farmacológicas, como o uso de drogas antireabsortivas ou que propiciam maior formação óssea; nutricionais, como a maior ingestão de cálcio e físicas, como a prática regular de exercícios físicos apropriados.

Porém nota-se que indivíduos ativos apresentam massa óssea mais densa, mostrando que um dos meios de evitar a porosidade excessiva dos ossos é adotar um estilo de vida ativo, uma vez que o exercício físico é capas de provocar adaptações no sistema ósseo como o aumento da calcificação, reestabilizando o aparelho locomotor, melhorando a capacidade aeróbica dos idosos e reduzindo o risco de quedas ocasionadas por falta de força, flexibilidade ou coordenação.

Neste contexto, o exercício físico pode contribuir no processo de ganho/manutenção de massa óssea, sendo importante no campo da prevenção.

DESENVOLVIMENTO:

Considerações sobre o sistema ósseo:

    O osso é um tecido vivo que necessita de nutrientes essenciais e, por isso, ele recebe grande suprimento sanguíneo. É constituído de uma matriz ou de um arranjo do tipo treliça, é denso e duro em razão dos depósitos de sais de cálcio, sobretudo de fosfato de cálcio e carbonato de cálcio.

O esqueleto tem função metabólica e biomecânica. O conteúdo mineral contribui para a regulação da composição do espaço extracelular, especialmente da concentração do cálcio iônico. Quanto às funções dos ossos é dar sustentação e forma ao corpo; proteger os órgãos vitais; auxiliar no movimento, fornecendo uma estrutura rígida para a fixação muscular e alavancagem; e produção de células sanguíneas.

    O osso contém 3 tipos celulares básicos: osteoblastos, ostéocitos e osteoclastos. Os osteoblastos são responsáveis pela deposição do osso, por produzirem nova matriz óssea; uma vez circundado por novo osso, os osteoblastos se transformam em osteócitos, que têm a capacidade de reabsorver a matriz óssea; os osteoclastos produzem enzimas proteolíticas, responsáveis pela reabsorção do osso.

    O osso está em contínuo processo de deposição e absorção. A massa óssea é continuamente depositada pelos osteoblastos e absorvida onde os osteoclastos estão ativos. Os osteoclastos são encontrados nas superfícies externas dos ossos, bem como nas cavidades do osso. Observa-se pequena quantidade de atividade contínua osteoblástica em todos os ossos vivos (em cerca de 4% de todas as superfícies, em qualquer momento, no adulto), de modo que pelo menos algum osso nosso está sendo constantemente formado.

    A reabsorção do osso antigo e a formação do novo são processos que se sobrepõem continuamente. A importância desses processos varia em períodos diferentes durante todo o ciclo da vida.

    A remodelagem é considerada significativa segundo a partir de três aspectos:. em primeiro lugar o osso normalmente ajusta sua força em proporção ao grau de estresse ósseo; assim, os ossos ficam mais grossos quando submetidos a cargas pesadas. Em segundo, porque até mesmo a forma do osso pode ser remodelada para sustentar adequadamente as forças mecânicas através da deposição e da absorção do osso de acordo com os padrões de estresse. E em terceiro, como o osso velho se torna quebradiço e fraco, há necessidade de uma nova matriz orgânica quando a antiga se degenera. Deste modo, a resistência normal do osso é mantida. O exercício tem tido efeitos benéficos sobre o aumento e prevenção da perda da massa óssea.

    O stress físico proporcionado pela prática de determinados exercícios é associado aos efeitos osteogênicos no tecido ósseo e pode ser considerado como o maior estímulo para a remodelação e fortalecimento do osso.

    A quantidade mineral em uma determinada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.6 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com