TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação: Lombociatalgia

Por:   •  7/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  782 Visualizações

Página 1 de 2

Histórico

Nádia, 34 anos, Encarregada do setor de pronto atendimento de um hospital, relatou dor na parte inferior da lombar refletida para perna direita até a panturrilha, após horas de viagem na garupa de uma motocicleta, no momento de descer do veículo após o término da viagem, Nádia sentiu uma fisgada na lombar seguida de um travamento momentâneo. Após se automedicar com dorflex, conseguiu aliviar a dor se movimentar novamente, porém com dificuldade principalmente após o efeito da medicação. Depois de três dias com a dor persistindo, veio à clínica a procura de tratamento por conta própria.

Avaliação

Durante anamnese, foi realizado perguntas sobre as regiões das dores e o tipo de dor, para se determinar se é dor muscular ou neural.

A região mostrada pelo paciente foi na lombar inferior entre L4 e L5, caracterizada por uma fisgada no momento da ocorrência, e irradiada, com dormência e formigamento para o membro inferior direito até o gastrocnêmio.

Em seguida, foi realizado uma avaliação postural onde se observou uma leve inclinação para direita com suave flexão de quadril evitando-se o pé direito apoiar-se completamente ao chão.

Em decúbito ventral, efetuou-se a palpação da região lombosacral e percebeu-se uma rigidez muscular próximo L4 e L5.

Como a suspeita de ciatalgia ipsilateral através de sintomas e avaliação foi observada, aplicou-se os testes de Lasègue e da perna estendida, confirmando positivamente a lombo ciatalgia após relato de dor irradiada para membro inferior antes mesmo de se completar 35° de flexão do quadril em decúbito dorsal.

Tratamento

Sabendo-se que a fisgada comumente é associada a dor muscular, entretanto a dor referida não sendo foco principal de queixa e sim uma dor irradiada, o fisioterapeuta optou por uma técnica de mobilização das vértebras lombares desde L5 à L1, seguida da técnica de liberação miofacial da coluna lombar, do piriforme e isquiotibiais.

Foi aplicado posteriormente a técnica de McKenzie com lateral relevante, e também, uma técnica de mobilização neural do nervo ciático SLR que consiste em uma flexão do quadril até o nível pré dor em decúbito dorsal, com dorsiflexão e inversão do pé com adução do quadril acometido, e finalmente aplicou-se técnicas de massagem clásssica como deslizamento superficial, profundo e percursão para relaxameto sobre toda região do dorso do paciente e região posterior do membro inferior direito.

A paciente relatou melhora significativa na diminuição da dor e da ADM na primeira sessão, porém foi prescrita o retorno da mesma para mais seções até melhora absoluta, já que a paciente se apresentava totalmente saudável antes do ocorrido e não tinha histórico de problemas ortopédicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (52.6 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com