TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Clínico - Lesão total de LCA

Por:   •  27/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.081 Palavras (5 Páginas)  •  5.548 Visualizações

Página 1 de 5

APRESENTAÇÃO DO CASO CLÍNICO

Descrição do paciente e o seu diagnóstico clínico

Paciente I.F.M., masculino, 25 anos de idade, solteiro, instrutor prático de autoescola, reside na cidade de Ariquemes – RO, joga futebol aos finais de semana, sofreu uma lesão total de ligamento cruzado anterior (LCA) direito, durante uma partida de futebol ao fazer um drible para a esquerda com o pé direito fixo ao solo, não houve contato. No dia seguinte após a lesão procurou atendimento fisioterapêutico, no qual foram realizados testes específicos e solicitado exame de imagem do joelho para confirmar se houve ruptura de ligamento. Após o diagnóstico fisioterapêutico o paciente foi encaminhado para o ortopedista, o qual realizou a reparação cirúrgica por meio de uma transferência de tendão patelar e iniciou tratamento fisioterapêutico no período pós-operatório (PO) imediato.

Avaliação fisioterapêutica

AVALIAÇÃO PRÉ-CIRÚRGICA:

Na avaliação cinético-funcional identificou-se edema na face anterior do joelho, marcha claudicante, dor a palpação e na pré-impulsão da marcha. Alinhamento patelar normal, sem presença de patela alta ou baixa. Na Escala Visual Análoga (EVA) apresentou dor grau 8. Foram realizados os testes de Lachman, gaveta anterior e o teste Jerk Test de Hugsthon, os quais todos deram positivos para lesão total de ligamento cruzado anterior (LCA) e instabilidade ântero-lateral do joelho. Foram realizados os testes de Apley e McMurray para avaliar lesões meniscais associadas, os quais ambos deram negativos. No exame de ressonância magnética apresentou lesão total do ligamento cruzado anterior (LCA) e na radiografia constatou-se que foi uma lesão isolada sem comprometimento de outras estruturas do joelho.

AVALIAÇÃO PÓS-CIRÚRGICA:

Na avaliação cinético-funcional identificou-se edema e equimoses em torno do joelho e na região medial, cicatrizes do procedimento cirúrgico, dor a palpação e ao tentar efetuar apoio de peso total sobre o membro. Verificou-se dor de grau 4 de acordo com a Escala Visual Análoga (EVA). O paciente está utilizando muletas e apoia cerca de 50% do seu peso sobre o membro inferior direito. É capaz de realizar elevação de perna estendida, no entanto, é incapaz de tolerar qualquer resistência ao movimento. Verificou-se força muscular de grau 3 segundo a Escala de Oxford.

Diagnóstico Cinético Funcional

Paciente com algia no joelho direito, produzido por uma lesão total de ligamento cruzado anterior (LCA). Após a reparação cirúrgica por meio de transferência de tendão patelar, foi encaminhado para avaliação e tratamento fisioterapêutico, apresentando edema e equimoses em torno do joelho e na região medial da porção proximal da perna, diminuição da força muscular, cicatrizes sobre o tendão patelar, região lateral da porção distal da coxa e nos sítios de entrada da artroscopia, dor a palpação e na pré-impulsão da marcha. Apresenta limitação funcional no movimento de extensão e flexão.

Objetivos do Tratamento

O objetivo do tratamento fisioterapêutico consiste em promover analgesia do joelho direito, diminuir o edema, restaurar a marcha normal, promover ganho de amplitude de movimento, fortalecimento muscular, proporcionar qualidade de vida e o retorno às atividades de vida diária.

Tratamento Proposto

Fase Hospitalar: Instruções quanto a exercícios de elevação de perna estendida, crioterapia para analgesia e diminuição do edema do membro afetado.

1º à 4º semana

Objetivos: Minimizar quadro álgico e edema, prevenir aderências, estimular a descarga de peso, minimizar a perca de função articular, ganho de ADM, treino de propriocepção e deambulação com dispositivos auxiliares.

- Orientações como manter o membro operado; - Orientar o paciente a manter o joelho estendido livre e sem apoio posterior, com intuito de reduzir hemorragia e formação de aderências; - Crioterapia para analgesia e diminuição de edema; - Exercícios passivos e ativo-assistidos de flexo-extensão do joelho; - Exercício ativo-assistido de quadril, incluindo elevação de perna estendida; - Exercícios de flexão e extensão de joelho em decúbito dorsal; - Mobilização patelar e mobilização de tecidos moles; - Mobilização das articulações do joelho: patelofemoral, femorotibial; - Exercício ativo de flexão plantar e dorsiflexão de tornozelo; - Exercício de propriocepção com bola (movimento ântero-posterior e laterolateral); - Treino de marcha e descarga de peso; - Exercícios ativos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com