TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Colera: Sintomas, Tratamento, Prevencao

Trabalho Escolar: Colera: Sintomas, Tratamento, Prevencao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  1.095 Palavras (5 Páginas)  •  4.075 Visualizações

Página 1 de 5

0.Índice

1. Introdução 2

1.1.Objectivo 2

2.Desenvolvimento 3

2.1.Colera 3

2.2.Contaminação 3

2.3.Sintomas. 3

2.4.Tratamento. 5

2.5.Prevenção. 5

3.Conclusão 7

4.Referência bibliográfica 8

1.Introdução

De acordo com relatos bem antigos, a cólera estava presente desde os primeiros séculos da humanidade, causando diarreias agudas de aspecto semelhante à água de arroz, vômitos e, em casos mais acentuados, câimbras, perda de peso intensa e olhos turvos. Causada pela bactéria Vibrio cholerae, é uma doença com grande facilidade de dissipação.

O período de incubação é de aproximadamente cinco dias. Vencendo a acidez estomacal, multiplica-se no intestino delgado de forma bastante rápida e, em razão de seus sintomas, pode causar desidratação, perda de sais minerais e diminuição acentuada da pressão sanguínea em curto espaço de tempo, com possibilidades de causar a morte das pessoas afetadas.

1.1.Objectivo

-Falar de cólera;

-Discutir sobre o modo de transmissão, sintomas, tratamento e prevenção da cólera.

2.Desenvolvimento

2.1.Colera

A cólera é uma doença infecciosa aguda, transmissível e perigosa, pois caracteriza-se por uma infecção intestinal grave, podendo levar à morte em decorrência da desidratação. A bactéria causadora é o vibrião colérico ou Víbrio cholerae, em forma de vírgula, móvel, que se desenvolve no intestino humano e produz a toxina responsável pela doença. o vibrião colérico é uma bactéria que tem a capacidade de se multiplicar em grande velocidade dentro do intestino humano.

O agente etiológico da cólera é encontrado nas fezes das pessoas infectadas, doentes ou não. O homem, único reservatório do vibrião, chega a eliminar 10 milhões de bactérias por grama de fezes. O contágio é direto, pela água e pelos alimentos contaminados. As moscas e outros insetos podem funcionar como vetores mecânicos, transportando o vibrião para a água e para os alimentos.

2.2.Contaminação

A cólera é transmitida geralmente através da água, alimentos e talheres contaminados com o Vibrio cholerae. A contaminação de rios ocorre pelo tratamento inadequado de água e esgoto (com fezes e vômito de pessoas contaminadas). Quanto o vibrião é ingerido, instala-se no intestino do homem. Esta bactéria libera uma substância tóxica, que altera o funcionamento normal das células intestinais. Surgem, então, a diarréia e o vômito.

A variedade El Tor, mais resistente a vida aquática, é mais virulenta. A doença causa diarreia aquosa e vômitos aumentando a chance de transmissão.3

A contaminação pessoa a pessoa é possível, mas menos comum. Lavar bem as mãos, não ter contato com dejetos direto da pessoa contaminada, tomar banho e não colocar a mão na boca ajudam a prevenir a transmissão.

2.3.Sintomas

Os principais sintomas desta doença são diarréia, vômitos, dores abdominais e calafrios. Ela provoca uma enorme perda de água, que, conseqüentemente, gera desidratação intensa e risco de morte, principalmente em crianças. altera o funcionamento normal das células intestinais. Surgem, então, a diarréia e o vômito.

A incubação é de cerca de 2 horas a cinco dias. Após esse período, a maioria das pessoas tem uma diarreia suave e nada mais, mas pode haver uma diarreia aquosa e serosa, como água de arroz. As perdas de água podem atingir os 20 litros por dia, com desidratação intensa e risco de morte, particularmente em crianças. Como são perdidos, na diarreia, sais, assim como água, beber água doce ajuda mas não é tão eficaz como beber água com um pouco de sal. Todos os sintomas resultam da perda de água e eletrólitos.

-Diarreia volumosa e aquosa, tipo água de arroz, sempre sem sangue ou muco (se contiver estes elementos trata-se de disenteria).

-Dores abdominais, tipo cólica.

-Náuseas e vômitos.

-Hipotensão com risco de choque hipovolémico (perda de volume sanguíneo) fatal, é a principal causa de morte na cólera.

-Taquicardia: aceleração do coração para responder às necessidades dos tecidos, com menos volume sanguíneo.

-Anúria: micção inferior a 100 mililitros por dia, devido à perda de líquido.

-Hipotermia: a água é um bom isolante térmico e a sua perda leva a maiores flutuações perigosas da temperatura corporal.

Em casos mais graves, pode apresentar:

-Câimbras

-Perda de peso intensa

-Olhos turvos (olhos fundos com olhar parado e vago)

-Perda do tugir da pele (mãos de lavadeira")

-Prostração

-Sede

-Perda de Voz

O risco de morte é de 50% se não tratada, sendo muito mais alto em adultos maiores de 40 anos. A morte é particularmente impressionante: o doente fica por vezes completamente mirrado pela desidratação, enquanto a pele fica cheia de coágulos verde-azulados devido à ruptura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com