TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alergia: O Que é, Sintomas E Tratamento

Artigos Científicos: Alergia: O Que é, Sintomas E Tratamento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  686 Visualizações

Página 1 de 2

ALERGIA

O que é

Uma alergia pode se referir a vários tipos de reações imunológicas, incluindo hipersensibilidade na qual o corpo da pessoa é hipersensível e desenvolve anticorpos para proteínas típicas.

Quando uma pessoa é hipersensível essas substâncias são conhecidas como alérgenos. A hipersensibilidade é caracterizada pela ativação excessiva das células mastócitas e basófilas pela imunoglobulina E, ocasionando em uma resposta inflamatória sistêmica que pode resultar desde sintomas benignos, como nariz escorrendo, até choque anafilático que pode requerer tratamento por toda a vida e levar à morte.

Sintomas

Alergia é caracterizada pela resposta inflamatória local ou sistêmica ao alérgenos. Sintomas locais são:

* Nariz: inchaço da mucosa nasal (rinite alérgica).

* Olhos: vermelhidão e coceira da conjuntiva (conjuntivite alérgica).

* Via aéreas: broncoconstrição, respiração difícil e dispnéia, algumas vezes ataques de asma.

* Pele: várias erupções como eczema, urticária e dermatite de contato.

A resposta alérgica sistêmica também é chamada de anafilaxia. Dependendo da severidade, ela pode causar reações cutâneas, broncoconstrição, edema, hipotensão, coma e até morte.

Tratamento

Provavelmente o fator mais importante na reabilitação de alguém com alergia é remover a fonte dos alérgenos do ambiente de casa e evitar lugares onde o contato com alérgenos é provável.

O tratamento de uma alergia muitas vezes começa com a identificação dos alérgenos causadores do problema. Há vários testes que seu médico pode recomendar para identificar os alérgenos que afligem seu filho:

O teste do arranhão consiste em colocar um pouco do alérgeno diluído em uma pequena área da pele levemente arranhada. Se aparecer um calombo em quinze minutos, seu filho provavelmente é alérgico a essa substância.

O teste intradérmico consiste em injetar na pele os alérgenos suspeitos em determinados intervalos de tempo. Uma injeção de controle (sem qualquer alérgeno) também é administrada. Se o alérgeno produzir uma pápula (caroço vermelho que coça), seu filho é alérgico àquela substância. O teste intradérmico é mais preciso do que o teste do arranhão, mas a criança corre um risco maior de ter uma reação grave.

O exame de sangue (um exame radioalergoadsorvente ou RAST) mede os níveis totais e específicos de IgE e IgG, anticorpos produzidos pelo sistema imunológico. Um nível elevado de qualquer um dos dois pode indicar uma reação alérgica à substância que está sendo testada.

Depois que os exames tiverem sido concluídos, recomenda-se um tratamento especializado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com