TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como é Feita a Fisioterapia Neurológica?

Por:   •  21/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 2

Como é feita a fisioterapia neurológica?

Resultado de imagem para fisioterapia neurologica

Fisioterapia Neurológica é uma área específica da Fisioterapia, que tem foco em pessoas afetadas por doenças neurológicas ou lesões na medula espinhal. É reconhecida pelo COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) desde 1988 e trabalha com técnicas e tratamentos para recuperação dosPessoas com algumas dessas condições costumam sofrer impactos negativos em vários aspectos da vida, como o social, o pessoal e o profissional. Isso se torna angustiante não apenas ao indivíduo, como também aos familiares, que precisam reorganizar a rotina e se responsabilizarem por alguém.

O objetivo do fisioterapeuta neurológico é propiciar a todos — paciente e família — uma vida com mais autonomia e bem-estar, já que busca desenvolver o máximo de funcionalidade e independência da pessoa afetada. A partir disso, o paciente readquire sua identidade e tem mais possibilidade de ser reinserido na sociedade.

Além do mais, esse trabalho costuma durar meses ou anos. Acompanhar toda a trajetória de recuperação de alguém tende a ser gratificante ao fisioterapeuta e o faz crescer profissional e pessoalmente.O dia a dia desse profissional é de bastante trabalho, mas tudo depende do local no qual ele atua. Geralmente, no período de residência e nos primeiros anos depois de formado, a atuação ocorre em hospitais (UTI, pronto-socorro, enfermaria), o que é sinônimo de rotina puxada. Além da demanda grande, os pacientes são, muitas vezes, agudos, isso é, acabaram de sofrer alguma lesão no sistema nervoso.

Com o passar dos anos, o profissional começa a ganhar experiência e reconhecimento e consegue mais liberdade para escolher como atuará. Alguns se apaixonam pela rotina hospitalar e não abrem mão dela. Outros, no entanto, preferem seguir uma carreira mais autônoma e passam a fazer atendimentos homecare.

Nessa opção, o dia a dia costuma ser mais tranquilo, já que o fisioterapeuta faz seu próprio horário. Além disso, tem mais liberdade para definir seus ganhos. Os pacientes, aqui, também costumam ser diferentes. Muitas vezes, já receberam há um tempo o diagnóstico da doença, e o familiar procura alguém que possa ajudar na sua recuperação. O trabalho, assim, costuma ter bastante envolvimento de todos que moram junto deles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (35.1 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com