TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Corrente Galvânica

Por:   •  11/7/2017  •  Resenha  •  1.156 Palavras (5 Páginas)  •  2.113 Visualizações

Página 1 de 5

CORRENTE GALVÂNICA

A corrente galvânica é considerada a primeira forma de fluxo de corrente elétrica contínua. Ela é polarizada com dois polos um positivo e outro negativo, produz sensação de cócegas, conforme aumenta intensidade a sensação passa para formigamento e posteriormente para sensação de agulhada, ardência e dor.

É possível também nessa eletroterapia trabalhar com iontoforese, que é a aplicação de substâncias iônicas farmacológicas que possuam íons terapêuticos tanto positivo quanto negativo, na forma líquida ou de gel.

Indicada para artrites, lombalgia, contusão, mialgia, tendinite. Sempre observando o que paciente relata durante a sessão, evitar o contato direto do metal com a pele, usar esponjas adequadas, não cruzar os cabos do equipamento, retirar objetos metálicos do paciente como anéis, correntes e pulseiras.

Suas contra indicações são câncer, pois pode disseminar para outras partes do corpo, alteração de sensibilidade podendo lesionar o tecido e placas ou pinos, pois o calor pode queimar de dentro para fora.

A dosagem ideal é a que produz no paciente a sensação de um formigamento, com o tempo máximo de aplicação de vinte e cinco minutos, quando utilizar todo esse tempo de terapia inverter os polos no meio da sessão. Ou seja, após doze minutos, pois os polos tem diferentes reações, o polo positivo tem menor hiperemia, poder anti-inflamatório, bactericida e analgésico. Já o polo negativo tem maior hiperemia, é vasodilatador, amolece os tecidos e fluidifica.

As técnicas de aplicação são saturar as esponjas em água morna, fixar os eletrodos adequadamente, observar polaridade dos cabos, aumentar gradativamente a intensidade até o formigamento e marcar o tempo. Após isso diminuir a intensidade gradativamente também e examinar a área tratada.

 CORRENTE FARÁDICA

Uma corrente de baixa frequência (inferior a 100 Hz), conhecida também como alternada, usada para fins terapêuticos e de diagnósticos. Possui o pulso em formato triangular, bifásico e assimétrico.

Provoca uma contração muscular que será mais potente se a estimulação for realizada no ponto motor, que são os pontos mais excitáveis de um músculo esquelético.

Suas indicações são paresia, atrofia, diminuir ou evitar aderência e melhorar a circulação. A precaução deste aparelho seria não realizar vários estímulos repetidos, pois o músculo não terá tempo de relaxar, por que os estímulos irão alcançar o músculo durante a fase decrescente da contração resultando assim o tétano fisiológico.

É contra indicada para estados febris, extremos de idade, degeneração do axônio e perda de sensibilidade.

Com duas formas de aplicação a unipolar que estimula um músculo pequeno ou uma estimulação muscular seletiva, sendo o polo positivo colocado próximo ao segmento a ser estimulado, e polo negativo é conectado a caneta que ficara na mão do fisioterapeuta.

Já a aplicação bipolar, recomenda despir a área a ser tratada, testar sensibilidade, evitar pinos superficiais e saturar as esponjas em água, e é indicada para grupos musculares ou grandes músculos.

O tempo de aplicação é de cinco minutos, com objetivo de ser usada quando não podem ser utilizadas contrações musculares ativamente.

CORRENTES DINÂMICAS

São correntes alternadas sinusoidais de baixa frequência, entre 50 a 100 Hz, monofásica ou bifásica e possuem capacidade de alternar a polarização e despolarização dos tecidos. Com finalidade de excitação motora e fortalecimento muscular.

Indicada para mialgias, neuralgias, transtornos circulatórios, estimulação muscular, contraturas e analgesia.

Antes de decidir qual será a forma de ondas mais adequada, é necessário estabelecer os objetivos que deseja conseguir em uma determinada condição patológica. Exemplo: Para tratamento de nervos, primeiro utilizar difásica fixa, pois elevará o grau de sensibilidade, depois longo período (LP) que possui efeito analgésico forte.

Contra indicada para pacientes com marca-passo, implante metálico superficial, alteração de sensibilidade, ferimentos abertos e câncer. A dosagem depende de cada modo de corrente que vai ser utilizada na terapia, e sua aplicação deve-se localizar no ponto doloroso, posicionando o eletrodo negativo sobre este ponto, e o positivo colocado proximal em um tecido menos sensível.  O tratamento terá no máximo seis minutos, caso decida aumentar o tempo deve inverter a polaridade.

TENS

Aparelho de baixa frequência, sua onda caracteriza como pulsada, bifásica, assimétrica, equilibrada e de pulso retangular. Este pulso elétrico proporciona uma descarga elétrica para os nervos, inibindo a passagem do estimulo doloroso (teoria da comporta). Utilizando eletrodos de borracha e gel como condutor, e usar de acordo com o tamanho da área a ser tratada.

Indicado para pós-operatórios, tendinites, lombalgias, cervicalgias, contusões e outros. Suas precauções são avaliar se os eletrodos estão bem acoplados e se os estímulos não causem dor e contração muscular. São contra indicado para útero gravídico, queimaduras, neoplasias, seios carotídeos.

A dosagem deve ser ajustada de acordo com a sensação que o paciente relatar, e suas aplicações têm o tempo mínimo de vinte minutos, e pode ser realizado varias vezes por dia, respeitando um intervalo de meia hora para evitar irritação da pele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (71.7 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com