TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DROGAS IÍLCITAS QUE PODEM SER USADAS EM TRATAMENTO MÉDICO

Por:   •  3/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.631 Palavras (11 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

Sabemos que as drogas fazem um mal enorme à humanidade. Mas, antes de serem proibidas, algumas delas em séculos passados já foram utilizadas para fins terapêuticos. Logicamente, que a ciência evoluiu e mostrou que determinadas drogas fazem muito mais mal à saúde do que bem. Os brasileiros convivem com uma acentuada desigualdade social, que envolve problemas característicos dos países subdesenvolvidos, como pobreza, fome, miséria, violência. A legalização das drogas no país apresenta-se como questão complexa e desafiadora, requerendo discussão contextualizada e diferenciada quando se trata de projetar políticas públicas aplicáveis equanimemente.

Neste trabalho iremos explicitar algumas drogas ilícitas utilizadas com fins terapêuticos e uma abordagem mais específica do uso da Maconha na medicina, histórico prós e contras da utilização da Cannabis.

DROGAS IÍLCITAS QUE PODEM SER USADAS EM TRATAMENTO MÉDICO

1- LSD

O governo dos Estados Unidos, nas décadas de 50 e 60, fez vários testes com o LSD para que ele fosse usado por soldados na guerra, mas pouca gente sabe que a comunidade médica também se interessou pela droga. Estudos dos anos 50 mostraram que ela é eficiente no tratamento contra o alcoolismo em até 50% dos casos. Em um hospital de Maryland, os médicos ofereciam LSD aos seus pacientes de câncer em caso terminal para diminuir a ansiedade deles em relação à morte. Um terço dos pacientes disse se sentir menos nervoso e com menos dores. Durante os anos 60, o LSD foi usado na psicoterapia, para aliviar dores crônicas. Até em doses menores do que as que produzem alucinações, o LSD era mais eficiente do que outros analgésicos. Mais recentemente, Harvard usou LSD para tratar pacientes com enxaquecas, com uma dosagem bem pequena, inferior à que produz alucinações, e diminui as dores dos pacientes.

2 - COGUMELOS MÁGICOS

Os componentes dos cogumelos mágicos têm efeitos similares aos do LSD, especialmente no tratamento de enxaquecas. Uma quantidade bem inferior àquela que produz alucinações pode diminuir a freqüência das crises de enxaquecas, com os pacientes podendo passar até seis meses sem ter uma única crise.

3 – ECSTASY

O componente que deixa os usuários do ecstasy tão alegres também pode ser usado para tratar distúrbios de ansiedade. Também seria eficiente para diminuir os sintomas de Parkinson liberando serotonina no organismo. Vítimas de estresse pós-traumático também mostram uma resposta positiva nos tratamentos com a droga.

4 – COCAÍNA

Bem antes de ser usada em “carreirinhas” a cocaína era considerada um remédio milagroso, que poderia ser usada para curar desde alcoolismo, até febres. Apesar de, a medicina moderna ter descoberto tratamentos mais seguros, a droga ainda é usada, muitas vezes, como anestésico para cirurgias nos olhos, no nariz e na garganta. Também foi usada como tratamento para pacientes que sofrem com dores de cabeça severas. A planta que produz a cocaína, a coca, têm menos alcalóides e foi usada por muitos séculos na medicina dos americanos nativos.

5 – HEROÍNA

Derivada do ópio chegou a ser utilizada como xarope para tosse e contra dependência de morfina, anestésico usado para aliviar a dor. É conhecida como um dos mais eficientes analgésicos do mundo. Ainda é usada para tratar dor extrema, no caso de pacientes com câncer nos ossos, por exemplo. A literatura médica indica a heroína como um analgésico mais seguro do que opiatos sintéticos usados hoje.

6 – MACONHA E HAXIXE

São produzidas a partir da cannabis. Já foram utilizadas contra dor de cabeça e glaucoma. Em alguns países o seu consumo é legalizado, mas são vistas como porta de entrada para outras drogas mais devastadoras.

HISTÓRICO DA MACONHA (CANNABIS)

A Cannabis Sativa é uma das mais antigas plantas psico-ativas conhecidas pelo homem, sua adaptação a quase todos os climas do globo terrestre e diferentes solos, foi a força motriz de sua proliferação na sociedade. Seja como recreação, medicamento ou matéria prima de diversos artigos industriais.

 A erva já caminha com a humanidade há alguns milênios. Usada na Mesopotâmia, Pérsia, Índia e China para tratar as mais diversas doenças há mais de 5 mil anos. Em 1961 foi proibida mundialmente durante a convenção das Nações Unidas.

PROPRIEDADES MEDICINAIS DA CANNABIS

Os benefícios medicinais que a planta traz já são conhecidos há pelo menos seis mil anos, quando chineses já relatavam sugestões de uso da maconha para tratar a asma, cólicas menstruais e inflamações de pele. Até 1937, empresas dos Estados Unidos comercializavam chás feitos com substâncias da maconha para combater asma, dor e estresse. O negócio fechou as portas quando a erva foi proibida no país.

Mas é importante deixar claro que a erva não faz só bem ao corpo, como alguns defensores da legalização defendem. Quando não é usada adequadamente ou com acompanhamento médico, a substância pode ser prejudicial à saúde em vários aspectos, como na perda de memória, no agravamento de sintomas da esquizofrenia, além de disfunção erétil, esclerose múltipla e até mesmo encolhimento do cérebro.

Neste trabalho iremos apenas mostrar as propriedades medicinais que já foram descobertas cerca de 400 compostos químicos, e a planta conta com 60 canabinóides – princípios ativos específicos. Abaixo, confira algumas das doenças que a maconha pode ajudar a combater:

1 – CÂNCER

A cannabis não cura o câncer, mas alivia o sofrimento causado pela quimioterapia, diminuindo as crises de náusea e vômitos. Isso pode ser essencial no tratamento, já que muitos pacientes desistem dele por não aguentar as reações causadas no organismo. Em uma pesquisa feita em 1991 pela Universidade Harvard (EUA), 70% dos médicos que tratam câncer afirmaram que recomendariam o uso de maconha se ela fosse legalizada nos EUA. Nesse mesmo ano, a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu a maconha como medicamento. Medicamentos baseados em cannabis podem aliviar a dor sem efeitos psicóticos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (171.1 Kb)   docx (45.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com