TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADE ANHANGUERA DE SOROCABA

Por:   •  9/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.677 Palavras (23 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 23

FACULDADE ANHANGUERA DE SOROCABA[pic 1]

          Curso de Fisioterapia – Fisiologia II

           4º e 5º Semestre

ATPS: Radiografia

Nomes:

Aline Rangel Pagliatto     RA: 7244587573

Bruna Rosa Pedroso     RA: 1299526441

Jeferson Rodrigues     RA: 7422663592

João Gabriel Del Rio                          RA:

Samanta S. de C. Kapronczai     RA: 3730731811

Professor: Leonardo Barreti

Sorocaba

01/04/2015

ATPS: Radiografia

Etapa 1:

A radiografia é um dos tipos de exame de imagem que consiste no estudo do posicionamento do paciente com o intuito de demonstrar e visualizar partes específicas do corpo em um filme ou outro material de base, que processa uma determinada região anatômica do paciente. O que ocorre nesse exame é que a radiação sai do equipamento e atravessa a parte do corpo examinada, penetrando o filme radiográfico formando então a imagem que conhecemos.

        A utilização da técnica adequada depende totalmente da região em que se deseja obter um resultado radiográfico, e existem diversos tipos de radiografias para a área da saúde, sendo as principais: Radiografia médica e também odontológica. A Radiografia médica é utilizada para estudos de órgãos e estruturas de pessoas, como exame complementar de diagnóstico médico, ou como método de intervenção terapêutica; Para o fisioterapeuta, dependendo do histórico do paciente, esse exame é fundamental para intervenção e projeto de tratamento. Já a Odontológica é dividida em dois tipos: Periapicais (que são retiradas de dentro da boca) e as Panorâmicas (um dos mais importantes mecanismos que possibilita determinar na face do paciente a situação do osso, assim como a arcada dentária). Ambos os tipos de radiografia são de extrema importância para ter noção do que ocorre no corpo do paciente, que não é possível ver externamente.

        Como todo exame de imagem, a radiografia também tem seus riscos e cuidados a serem tomados na preparação, pois como se trata de radiação, é extremamente prejudicial à saúde, devendo tanto o técnico como o público respeitar os limites de proteção radiológica em relação a dose recomendada. Por conta desses limiares existe a radioproteção, que estuda os meios e técnicas visando a proteção das pessoas contra possíveis efeitos vindos da radiação (é por esse fator que é medido diariamente e anualmente a dose de MsV (milisievert) dos técnicos em radiografia, pois se o mesmo apresentar uma dose acima do recomendado, é obrigatório o afastamento do local até os níveis voltarem ao normal).

        Pensando em proteção, para a realização do exame é preciso cautela e alguns cuidados na preparação. Primeiramente falando do aspecto do exame, alguns fatores como a qualidade da imagem deve ser levada em consideração, já que uma má qualidade impossibilita a visualização e identificação de anormalidades. Esses fatores são: Densidade, Contraste e Nitidez (esse conjunto deve estar em equilíbrio, para proporcionar a melhor imagem possível).

Além dos cuidados propriamente ditos, que se refere ao preparo do paciente/técnico para o exame. O primeiro passo é a preparação da sala de exame e do paciente, que deve utilizar roupas adequadas e retirar quaisquer objetos que distorçam a visualização das estruturas analisadas (como brincos, colar, pulseira, relógio, objeto na alça de sutiã, botões, pircing, anel). A comunicação também é essencial, pois o técnico deve questionar o uso de marca passos, grampos no pulmão, e qualquer outro tipo de aparelho que o paciente utilize; além de informar sobre os procedimentos que serão realizados. Em seguida deve-se começar o procedimento de posicionamento que varia de acordo com a região a ser visualizada e deve ser muito bem preparado, envolvendo um posicionamento cuidadoso e preciso do paciente de forma a exibir corretamente no filme as estruturas solicitadas para fins diagnósticos (as posições são diversas, sendo as mais comuns em Pronação, Supinação, Decúbito lateral, Trendelemburg, Fowler, Litotomia e Sim). Outro fator importante é a paciente gestante, que deve informar a gravidez para que seja feita uma proteção adequada para o feto durante a passagem dos raios (inclusive a análise se a mesma se encontra em condições e autorizada a realizar o processo). E em alguns casos, o técnico solicita que o paciente respire fundo, prendendo a respiração por alguns instantes, a fim de clareza em algumas regiões como o pulmão.

Contraindicações

No exame radiográfico que não é utilizado contraste não existem contraindicações, entretanto mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez devem evitar, e fazer o exame só em último caso, para proteção da criança.

Já a radiografia com contraste, que serve para melhor visualização de algumas estruturas anatômicas, existe algumas contraindicações, tais como: hipertiroidismo, glaucomas e insuficiência renal.

Mesmo havendo poucas contraindicações o uso do raio-x  em um mesmo indivíduo limita-se a quantidade de vezes a que ele pode ser submetido a esse exame, devido aos efeitos biológicos danoso da radiação ionizante.

Principais achados

A radiografia tem uma fácil visualização óssea e também de presença de água nas cavidades, isso faz com que esse exame seja mais solicitado em caso de, fraturas, hérnias discais, inflamações faciais (sinusite), e inflamações nas vias respiratórias.

Normas de trabalho do técnico de radiologia

As condições em que um técnico de radiologia trabalha, varia de acordo com a estrutura de seu local de trabalho, porém algumas normas de segurança são indispensáveis, já que esse profissional está diariamente exposto a situações de risco, com o perigo de contágio de doenças infecto contagiosas e o constante contato com a radiação.

Os cuidados contra a radiação são cruciais. De acordo com a Lei 7.394/85 art.14 o profissional de radiologia tem uma jornada máxima de trabalho de 24 horas semanais. Outros cuidados são: o uso do colete de chumbo e óculos escuros durante o atendimento, como também a utilização de um aparelho para medir o nível de radiação do profissional, já que há limites em relação ao milisievert que atinge tanto o profissional como o paciente quando exposto aos raios.

Principais incidências Radiográficas

        A importância da Radiografia fez com que houvesse a necessidade de padronização em seus estudos, por conta disso há parâmetros que devem ser seguidos a fim de uma excelente qualidade de imagem e visualização de estruturas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.8 Kb)   pdf (198.9 Kb)   docx (31.5 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com