TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Edson - Faculdade Anhanguera

Trabalho Escolar: Trabalho Edson - Faculdade Anhanguera. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/2/2014  •  1.657 Palavras (7 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 7

Etapa 03

Gestão de Materiais

EDI (Electronic Data Interchange)

EDI é a sigla de Electronic Data Interchange, que em português significa Troca Eletrônica de Dados. É a troca de documentos via sistemas de teleinformática entre duas ou mais organizações de forma padronizada. Tem como um dos principais objetivos, substituir o fluxo de papéis entre elas, tornar ágil e reduzir os custos dos processos mercantis.

O uso do EDI tem como proposta automatizar estas transações comerciais e eliminar este grande número de papéis que são trocados entre empresas.

As vantagens são tão grandes que não existe qualquer dúvida se a comunicação eletrônica é ou não algo a atingir, a questão reside em qual tipo de solução é mais adequada para o negócio e a qual preço.

As dificuldades são os desafios que hoje se coloca é o de como interconectar estes sistemas tendo em vista a heterogeneidade dos ambientes computacionais que os suportam.

Centrais de compra em pequenas Empresas

Pode ser definida como uma associação de empresas que se orientam para efetivar suas compras por meio de um centro único de compras. Essa possibilidade pode ser efetivamente gerenciada por um dos empresários que integram a associação. No início é muito trabalho para gerar o escopo do projeto e colocar em funcionamento. Mas como toda organização precisa possuir objetivos bem definidos e métricas de controle para um melhor desempenho da associação. As vantagens da concepção da central de compras são muitas, reduz os custos com pessoal na área de compras. Os preços mais elevados deixam de ser o problema e muitos consumidores começam a dar valor a esses pequenos negócios que antes só eram utilizados em última instância, levando em consideração o tempo de atendimento, o percurso percorrido e a qualidade dos produtos.

Quanto mais formalizado está o aspecto associativismo de empresas, maiores serão os frutos colhidos. Algumas apenas formalizam a central de compras e permanecem nesse patamar de atividades. Outras evoluem para central de negócios, buscam outras possibilidades de agregar valor aos negócios das empresas associadas.

Um sistema de informação exclusivo para as centrais de compras pode se tornar numa ferramenta efetiva para o melhor desempenho da proposta, pois mesmo com o uso da internet e mensagens instantâneas será necessário organizar todos os pedidos dentro do prazo pré-estabelecido.

Leilões

O leilão ou hasta é uma modalidade de venda, muito difundida em órgãos públicos e empresas privadas, do qual administradores e servidores necessitam solucionar de maneira simples e rápida a venda de bens.

Lote é um conjunto formado de um ou mais bens que serão leiloados. No caso de leilão de veículos um lote pode ser formado por apenas um automóvel, enquanto em um leilão de materiais um lote pode ser constituído por um conjunto de motores e peças diversas.

É basicamente uma disputa de "quem dá mais".

Quanto à definição dos leilões, tem-se:

- Natureza: Essa característica permite diferenciar leilões como sendo de oferta, de demanda ou duplo.

Oferta: Vendedores ofertam um bem que o comprador pretende adquirir pelo menor preço.

Demanda: Compradores fazem lance de demanda para comprar um bem que o vendedor pretende disponibilizar pelo maior preço. Vence o participante que fizer o maior lance de demanda, desde que seu lance seja maior do que o preço de reserva.

Duplo: Vendedores fazem lances de oferta e compradores fazem lances de demanda simultaneamente. O preço de fechamento deste leilão é estabelecido no intervalo entre os lances de oferta e demanda, dependendo das regras estabelecidas.

Forma: estabelece a característica que determina como são realizados os lances. A divisão quanto à forma dá-se entre leilão aberto ou fechado.

Aberto: Preço do bem leiloado é determinado através de um processo dinâmico de estabelecimento do lance vencedor.

Fechado: Os lances são apresentados simultaneamente ao leiloeiro em envelopes fechados. Ganham os participantes que fizeram os melhores lances desde que o preço de reserva tenha sido alcançado.

Análise e Melhorias

Visto que a empresa trabalha com uma margem muito alta de estoque a aplicação do sistema EDI (Eletronic Data Interchange) seria uma vantagem para a empresa pesquisada pelo fato de automatizar estas transações comerciais e eliminar este grande número de papéis que são trocados entre empresas alem disso vai agilizar e reduzir os custos dos processos mercantis. Para isso, é necessário conectar diretamente os computadores das empresas que transacionam entre si.

As vantagens seriam:

1. Maior celeridade nas encomendas,

2. Melhor controle do inventário,

3. Menor flutuação financeira,

4. Informação completa e em tempo real sobre encomendas e inventário para tomada de decisão mais apoiada,

5. Redução de custos de introdução manual dos dados e menos erros.

Outra melhoria e a Central de Compras em pequenas empresas definida como uma associação de empresas que se orientam para efetivar suas compras por meio de um centro único de compras.

As vantagens são muitas, reduz os custos com pessoal na área de compras, uma vez que todas as empresas deixam de ter um setor responsável para essa área e passam a usar a central de compras unicamente; aumenta as vantagens competitivas em relação aos principais concorrentes mesmo de maior porte, porque a central de compras consegue usufruir um poder de negociação de preços, e prazos de entrega.

Etapa 4 –

Equipamentos de Movimentação e Armazenagem

Sistema de Armazenagem

Sistemas de armazenagem são conjuntos de equipamentos que servem para arrumar, de forma conveniente, as matérias-primas ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com