TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FISIOTERAPIA E PREVENÇÃO DE LESÕES ESPORTIVAS

Por:   •  20/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  4.270 Palavras (18 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 18

FISIOTERAPIA E PREVENÇÃO DE LESÕES ESPORTIVAS

PHYSIOTHERAPY AND SPORTS INJURY PREVENTION

PHYS. SPOT. PREVENT.

Marília Maniglia de Resende1, Cibele de Nazaré da Silva Câmara2, Bianca Callegari3.

AUTORES:

1 Fisioterapeuta; Mestre em Biologia de Agentes Parasitários pela UNICEUMA, Docente da Faculdade FAP- Estácio.

2 Fisioterapeuta; Mestre em Genética e Biologia Molecular, Docente do curso de Fisioterapia da UFPA - Universidade Federal do Pará

1 Fisioterapeuta; Doutora em Neurociências pela UFPA, Docente do curso de Fisioterapia da UFPA - Universidade Federal do Pará

CONTATO:

Profa. Dra. Bianca Callegari

Av. Conselheiro Furtado, 2510 Compl. 1004. Cremação Belem- PA; Brasil. CEP: 66040-100.

Tel: (91) 82210054 – E-mail: callegaribi@uol.com.br 

RESUMO

        A atividade física tem passado por uma transformação social relevante e vem sendo amplamente desenvolvida por crianças, jovens e adultos em seu cotidiano, grupos que raramente eram abordados na discussão do esporte. O aspecto preventivo do tratamento de lesões esportivas torna-se altamente imprescindível para a atuação do fisioterapeuta, que necessita redirecionar seu foco de atenção, das lesões já instaladas, para situações de risco. Através de avaliações individualizadas e acompanhamento dos atletas, amadores ou profissionais, esse profissional deve identificar desequilíbrios musculares, alterações posturais, e déficits biomecânicos importantes e que demandem de intervenção. Assim, o aspecto preventivo no tratamento das lesões esportivas abrange importância ampla para a execução segura e eficiente de um gesto esportivo ou ainda para garantir o elevado desempenho de profissionais de alto nível. Aumentar a longevidade esportiva de um atleta, extrair o máximo de seu rendimento e garantir as conquistas inerentes ao esporte são tarefas que demandam trabalho árduo e que exigem um treinamento seguro, de modo que uma lesão não inviabilize o andamento dos treinos ou ainda represente perda nas conquistas adquiridas. Este artigo se propôs a sistematizar os aspectos relevantes pertinentes a prevenção na prática esportiva, levantados em 48 artigos que retornaram na revisão da literatura.

PALAVRAS- CHAVE: prevenção, esporte, fisioterapia

ABSTRACT

Physical activity has gone through a relevant social transformation and has been widely developed for children, young people and adults in your daily life, groups that were rarely addressed in the discussion of the sport. The preventive aspect of sports injuries becomes highly crucial to the role of the physiotherapist, who needs to redirect his focus of attention of the lesions already installed, to situations of risk. Through individualized assessments and monitoring of athletes, amateur or professional, that professional should identify muscle imbalances, postural changes, and biomechanical deficits and that demand for action. Thus, the preventive aspect in the treatment of sports injuries covers broad significance safe and efficient execution of a sporting gesture or even to ensure high performance of high-level professionals. Increase the longevity of a sports athlete, extract the most out of the athletes income and ensure the gains inherent in sport are tasks that require hard work and who require a safe training, so that an injury will not hamper the progress of training or still represents loss achievements acquired. This article is proposed to systematize the relevant aspects relevant to prevention in sports practice

KEYWORDS: prevention, sport, physiotherapy

INTRODUÇÃO

         Em decorrência de seus benefícios físicos, psicossociais e, portanto, de melhoria na qualidade de vida, a atividade física tem passado por uma transformação social relevante e vem sendo amplamente desenvolvida por crianças, jovens e adultos em seu cotidiano. Grupos pouco comuns, como os indivíduos da terceira idade e os portadores de deficiência física, que raramente eram abordados na discussão do esporte, ganharam espaço considerável. O próprio conceito de esporte encontra-se ampliado, tendo suas facetas de lazer, ou de rendimento (competição), desmembradas [1-3].

        O atleta de alto nível, por exemplo, é constantemente submetido a pressões e cobranças sobre seus resultados e retorno à prática esportiva. Seu afastamento, invariavelmente, representa prejuízos substanciais à equipe, aos patrocinadores e a todos os atores envolvidos em suas competições. Dessa forma, uma vez diante de uma lesão inevitável, a fisioterapia tem como objetivo principal, a devolução rápida do atleta a pratica do esporte, o que tora o trabalho bastante peculiar e de risco, visto que o tempo necessário ao restabelecimento morfofisiológico das estruturas nem sempre é respeitado da maneira ideal [4, 5]. 

         Nesse contexto, o aspecto preventivo do tratamento de lesões esportivas é imprescindível para a atuação do fisioterapeuta, que necessita redirecionar seu foco de atenção, das lesões já instaladas, para situações de risco. Através de avaliações individualizadas e acompanhamento dos atletas, esse profissional deve identificar desequilíbrios musculares, alterações posturais, e déficits biomecânicos importantes e que demandem de intervenção. Assim, o aspecto preventivo busca a execução segura e eficiente de um gesto esportivo além de garantir desempenho ao atleta de alto nível [6-8].   

         Algumas necessidades e demandas esportivas apontam para um enfoque cada vez mais prioritário à fisioterapia preventiva. Aumentar a longevidade esportiva de um atleta, extrair o máximo de seu rendimento e garantir as conquistas inerentes ao esporte são tarefas que demandam trabalho árduo.  É necessário um treinamento seguro, para que uma lesão não inviabilize o andamento dos treinos ou represente perda nas conquistas adquiridas [2, 9-11].

        Até mesmo o esporte amador precisa ser acompanhado uma vez que a cada dia há maior indicação terapêutica de atividade física e maior número de pessoas que querem usufruir de seus benefícios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (244.4 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com