TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fortalecimento Muscular Cinesioterapia

Por:   •  26/10/2015  •  Artigo  •  1.983 Palavras (8 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Anhanguera –campus Belenzinho  

Alunas :Cleide Lúcio de Jesus  RA:1299126558 

          :Rizza Soares de Souza   RA:1299125843 

 

 

 

 

 

 

                                     

           

                    

                                 Cinesioterapia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

São Paulo;Outubro de 2015. 

 

        


                                     Alongamentos

A prática de exercícios de alongamento e muito difundida entre atletas e pessoas envolvidas em atividade física. Estes exercícios tem sido tradicionalmente recomendados como parte integrante da sessão de aquecimento que antecede a participação em atividades fisico-esportivas . O aumento na amplitude dos movimentos, a redução no risco de lesões músculo-articulares e a melhora no desempenho físico  dos principais motivos relacionados a sua inclusão (GARRET, 1990; SHELLOCK & PRENTICE, 1985). Não existem questionamentos quanta aos benefícios relacionados aos dois primeiros fatores mencionados, porem a melhoria no desempenho físico deve ser analisada com precaução levando-se em consideração o tipo de atividade física a ser desenvolvida e o caráter crônico ou agudo dos exercícios de alongamento. A capacidade motora flexibilidade e considerada uma combinação ideal entre a mobilidade articular e a elasticidade muscular. Frequentemente o termo "alongamento" é utilizado em substituição á flexibilidade.

Desta forma, "treinar alongamentos" se tomou sinônimo do treinamento para o aperfeiçoamento da flexibilidade. O termo alongamento seria mais reservado para o desenvolvimento da elasticidade muscular. Contudo, neste estudo o termo alongamento seria empregado para denominar as atividades envolvendo o treinamento de a elasticidade muscular associado á mobilidade articular.

Alongamento antes do exercício

Em exercícios de força a capacidade motora flexibilidade é muito importante para a eficiência da técnica do mesmo. Esta é buscada através da pratica de exercícios de alongamento. Os exercícios de força se realizados em músculos insuficientemente alongados podem comprometer o sistema musculoesquelético. O alongamento também aumenta a flexibilidade, ampliando os movimentos dos músculos e articulações. Pode evitar dores musculares e promover recuperações mais rápidas entre as atividades, e ainda ajuda a liberar o ácido lático das células musculares para a corrente sangüínea de modo que não obstrua contrações musculares posteriores.

  Antes de um exercício, o alongamento permite que trabalhe os seus músculos em uma amplitude completa de movimento e dá estímulos para o treino. Depois de um exercício, o alongamento ajuda a eliminar o lixo metabólico que se acumula durante o treinamento, levando a uma recuperação mais rápida. Geralmente, o alongamento ajuda a promover o funcionamento perfeito dos órgãos internos do corpo, do sistema digestivo e do sistema nervoso. Também liberam endorfinas, os analgésicos naturais do corpo que melhoram o humor. Segundo ALTER (1999) os exercícios de alongamento podem maximizar o aprendizado, a prática e o desempenho de um atleta em muitos tipos de movimentos especializados.

          Fonte:(DANTAS, Estélio H. M. Flexibilidade, Alongamento e Flexionamento.4.ed. Rio de           Janeiro: Shape, 1999.)

Alongamento antes da musculação

É inegável que uma musculatura alongada e junções ósseas mais amplas oferecem vantagens no rendimento, principalmente quando os desempenhos dependem fundamentalmente de grandes amplitudes articulares, como no caso da ginástica olímpica ou salto em altura. Uma musculatura que apresenta um bom alongamento (extensibilidade) tem potencializado o seu transporte de fluidos e sua capacidade mecânica de realizar contrações, permitindo um aproveitamento mais econômico da energia. Desse modo, a musculatura passa a ser mais resistente às lesões, comprovando assim a importância dessa capacidade motora no campo do desempenho físico.

Fonte :(livro , musculação teoria e pratica Rodrigues e carnaval )

Repercussão do alongamento anterior à prática esportiva

Alongamentos antes da atividade física tem sido prática tradicional realizada pelos atletas durante muitos anos como parte do aquecimento. Para o treinamento de força, comumente recomenda-se aos atletas a realização prévia de alongamentos estáticos sem saber a real repercussão sobre o desempenho esportivo. Esta recomendação tem sido baseada na idéia de que o alongamento melhora o desempenho, evita lesões e aumenta a flexibilidadeMuitos preparadores de atletas e profissionais que trabalham com reabilitação ainda recomendam que os seus atletas ou pacientes alonguem antes de efetuar o reforço de fortalecimento ou testes de avaliação de força.

Vários estudos demonstram que carga aguda de alongamento muscular passivo pode diminuir o desempenho em certos movimentos para os quais o sucesso depende da máxima força e/ou potência produzida. Os alongamentos estáticos e PNF são os que mais comprometem a produção de força. Muitos autores têm especulado que esta diminuição induzida pelo alongamento é causada pela redução de rigidez musculotendínea, o que reduz a capacidade do músculo quanto à eficácia na geração de força.Tem sido demonstrado que rigidez musculotendínea permite maior produção de força pela contração dos seus componentes quando comparada com um componente musculotendíneo complascente.

        Fonte:(Stretching before exercise does not reduce the risk of local muscle injury: a critical review of the clinical and basic science literature. Clin J Sport Med )    

Alongamento depois do exercício

O alongamento irá ajudar também na diminuição das dores musculares. Isso irá acontecer, pois os músculos não irão precisar de muito esforço para se esticarem. Lembrando que a dor pode ser algo bastante desanimador na hora do treino e quando não há dor, ela dá espaço ao entusiasmo e a vontade de se exercitar ainda mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (179.7 Kb)   docx (217.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com