TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fortalecimento Muscular

Artigo: Fortalecimento Muscular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  964 Palavras (4 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 4

FORTALECIMENTO MUSCULAR

O que é?

A musculação ou treinamento com pesos é uma forma de exercício resistido, que visa o aumento e a melhora dos músculos esqueléticos utilizando variação de carga, amplitude de movimento, tempo de contração e velocidade. Ela utiliza uma sobrecarga para opor a força gerada pelo músculo por meio de contrações.

Dados:

Pico de força ocorre por volta dos 20 a 30 anos de idade, diminuindo principalmente depois dos 40;

Perdas significativas de massa muscular, principalmente dos membros inferiores, após os 70 anos de idade;

Redução de 30 a 40% da massa muscular total por volta dos 80 anos de idade;

Redução do nível de atividade física diária aumenta a incidência de lesões por queda.

Quais os benefícios?

Maior facilidade para realizar as atividades da vida diária, como carregar sacolas, levantar da cama, etc;

Maior independência funcional;

Participação em atividades de lazer sem fadiga ou estresse excessivos;

Melhora da postura, aliviando dores nas costas;

Protege as articulações, diminuído o risco de lesões;

Diminui o percentual de gordura corporal e aumenta a massa magra, fazendo com que você queime mais calorias mesmo em repouso;

Aumenta a força e a resistência dos ossos, reduzindo o risco de osteoporose.

Diferencial Cardiofit

Os exercícios são realizados tanto em máquinas quanto com pesos livres e a sobrecarga é estabelecida de acordo com as necessidades, objetivos e a capacidade de cada aluno.

O acompanhamento do professor é constante, seja para a correção ou a preparação dos aparelhos de acordo com a altura e o tipo de exercício. O professor fica responsável pela ficha de treinamento e encaminha o aluno para qual exercício deve ser executado.

O fortalecimento muscular é algo importante no tratamento e prevenção de lesões. Mas treinar a musculatura de forma adequada muitas vezes foge do óbvio. Cada grupo muscular trabalha de uma forma, e é preciso treinar o músculo da maneira como ele funciona para que a intervenção seja efetiva. Alguns grupos musculares tem maior função de sustentação e assim permanecem contraídos o dia todo, com uma força leve. Outros são responsáveis por movimentos, e contraem-se de forma forte e rápida.

http://www.corredorderua.com.br/fortalecimento-muscular/

O fortalecimento muscular se dá depois de uma rotina de exercícios que tem por objetivo maior exatamente isso. Ele deve ser apenas um complemento para atletas, isto é, para pessoas que já praticam uma atividade específica. A musculação nesse caso vai potencializar os músculos, que se fortalecerão conforme forem estimulados. A força e flexibilidade também é trabalhada no fortalecimento muscular.

Para trabalhar os músculos é preciso frequentar uma academia e ter assistência de um profissional qualificado. Os exercícios precisam aumentar de nível de acordo com resistência que o praticante vai adquirindo. Devido a musculação, as fibras musculares se fortalecem e, como são elas que revestem as articulações, elas dão mais estabilidade articular, dessa forma, há mais proteção em relação a lesões.

A quantidade de massa muscular que alguém terá não é determinada apenas por quanto ela se exercita mas também pela sua carga genética, isso significa que algumas pessoas tem chance de adquirir mais massa muscular do que outras com a mesma quantidade de exercícios. O exercício que mais contribue para o fortalecimento dos músculos é o levantamento de pesos, apesar de outros também ajudarem, em menor grau.

A musculação provoca o que se chama de hipertrofia muscular. Esse processo é causado por causa das repetições de séries

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com