TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fortalecimento Muscular

Trabalho Escolar: Fortalecimento Muscular. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2014  •  1.181 Palavras (5 Páginas)  •  608 Visualizações

Página 1 de 5

Fortalecimento de Músculos

A musculação ou treinamento com pesos é uma forma de exercício resistido, que visa o aumento e a melhora dos músculos esqueléticos utilizando variação de carga, amplitude de movimento, tempo de contração e velocidade. Ela utiliza uma sobrecarga para opor a força gerada pelo músculo por meio de contrações.

Quais os benefícios do fortalecimento muscular?

A ênfase no fortalecimento deve ser dada para extensão de cervical, aumentando a intensidade para o músculo do trapézio superior, e de manutenção de força para os flexores de pescoço, esternocleidomastoideo e escalenos com cargas mais amenas. Inicie o trabalho com isometria sustentada por 6 a 8, em 3 séries de 12 repetições. Esta musculatura dificilmente é fortalecida no senso comum nas academias, enfoque ganho de resistência inicialmente RML e depois força. A isometria é fundamental, pois recruta maior número de fibras tônicas que potencializa a sustentação de resistência da musculatura suporte da coluna (MATOS, 2010).

Maior facilidade para realizar as atividades da vida diária, como carregar sacolas, levantar da cama, etc;

-Maior independência funcional;

-Participação em atividades de lazer sem fadiga ou estresse excessivos;

-Melhora da postura, aliviando dores nas costas;

-Protege as articulações, diminuído o risco de lesões;

-Diminui o percentual de gordura corporal e aumenta a massa magra, fazendo com que você queime mais calorias mesmo em repouso;

-Aumenta a força e a resistência dos ossos, reduzindo o risco de osteoporose.

Ligamentos

São tecidos semelhantes aos tendões que circundam as articulações e conectam um osso a outro. Ajudam no reforço e estabilização das articulações, permitindo os movimentos somente em determinadas direções. Como descrito, eles ajudam na estabilidade, pois os principais responsáveis são os músculos. Daí a importância de ter músculos saudáveis para preservar os ligamentos

Os ligamentos são muito ricos em receptores nervosos sensitivos, que avaliam a velocidade, o movimento e a posição das articulações, bem como eventuais estiramentos e dores. Eles são transmissores permanentes de informação para a medula e para o cérebro, que respondem aos estímulos com ordens motoras aos músculos.

A coluna cervical:

A coluna cervical se localiza no pescoço entre a parte inferior do crânio e superior do tronco no nível do ombros, é composta de sete osso e sobre-postos que são as vértebras Estas estão unidas por estruturas chamadas ligamentos , músculos e por elementos que preenchem o espaço entre elas são os discos intervertebrais . No interior da coluna cervical encontramos o canal vertebral por onde passa a medula espinhal, que comanda todos os nossos movimentos e sensações, ela é nosso elemento de ligação corporal com o meio ambiente. Nesta região a medula emite 8 raizes nervosa que se ramificam para a cabeça, pescoço, membros superiores , ombro e parte ântero –superior do tórax. A região cervical é dotada de grande mobilidade permitindo movimentos de 130 graus na flexão e extensão, rotação de 81 graus para cada lado e inclinação de 45 graus sobre os ombros. Devido a esta mesma mobilidade a coluna cervical sofre mecanicamente pelo esforço que é submetida no trabalho e na vida diária.

Quais são os músculos da coluna cervical?

Trapézio: Trapézio faz extensão, inclinação homolateral e rotação contralateral

Latíssimo do dorso : Adução, extensão e rotação medial do braço. Depressão do ombro

Rombóide: Adução e rotação inferior das escápulas e elevação do ombro

Levantador da escápula: : Elevação e adução da escápula. Inclinação e rotação homolateral da coluna cervical e extensão da cabeça

Serrátil póstero – superior : Elevação Adução e rotação inferior das escápulas e elevação do ombro( ação respiratória)

Serrátil póstero – inferior : Depressão das últimas costelas (ação expiratória)

A região cervical é dotada de grande mobilidade permitindo movimentos de 130 graus na flexão e extensão, rotação de 81 graus para cada lado e inclinação de 45 graus sobre os ombros. Devido a esta mesma mobilidade a coluna cervical sofre mecanicamente pelos esforço que é submetida no trabalho e na vida diária.

Exercícios para fortalecimento pescoço (cervical)

Exercício # 1

1. Sente-se ou fique em pé com boa postura.

2. Dobre o pescoço para a frente como mostrado.

3. Mantenha por 5 segundos, Relaxe.

4. Repita 10 vezes, 1 ou 2 vezes ao dia

Exercício

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com