TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a Radiologia

Por:   •  27/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 2

Pedro Acassio

Introdução a Radiologia

SÃO PAULO

2021

Pedro Acassio

Introdução a radiologia

Trabalho de APS (Atividade pratica supervisionada) Do curso Tecnólogo em radiologia apresentado a Universidade FMU Orientadora: Professora Michelle sobrinho

SÂO PAULO

2021

Resumo

Neste trabalho foi abordado o tópico proteção radiológica princípios e critérios de tópicos fundamentais para a radioproteção de serviço de diagnóstico por imagem

Abstract

In this work, the topic radiological protection was approached, principles and criteria of fundamental topics for the radioprotection of diagnostic imaging services.

Sumario

Critérios de aplicação radiodiagnóstico

Justificação

Otimização

Limitação de dose

Prevenção de acidentes

protocolo

Conclusão

Justificativa da prática e das exposições médicas individuais à radiação, pelo qual o benefício gerado pelo uso da radiação se mostre maior que os danos causados por sua aplicação; e essa justificativa para exames radiológicos deve ser feita individualmente, ou seja, considerando a necessidade de exposição e as características particulares do indivíduo envolvido.

Otimização da proteção radiológica, que visa preservar a segurança e a saúde dos indivíduos expostos a radiação ionizante em hospitais e outros locais em que se utilizam equipamentos de radiação, incluindo pacientes, profissionais e o público em geral.

Limitação de doses individuais, que se aplica ao pessoal ocupacionalmente exposto à radiação ionizante e ao público em geral, mas não a pacientes; esses limites são calculados em doses anuais, considerando a grandeza das doses efetiva e equivalente, o órgão do corpo humano afetado pela radiação.

Prevenção de acidentes em locais de trabalho, com riscos considerados e analisados no projeto das instalações e dos equipamentos e nos procedimentos de trabalho que envolvam o uso de fontes de radiação ou material radioativo, de modo a minimizar a probabilidade de ocorrência de acidentes.

[pic 1]

PROTOCOLO

O principio de justificativa se pode se aplicar ao pedido do médico e pra que o exame está sendo solicitado, ou seja, justificar a radiação que o paciente vai receber a preço de diagnóstico.

Para otimização o setor radiologia necessita de constante manutenção e cuidado com os equipamentos já que utiliza radiação ionizante prejudicial à saúde.

Para o principio da limitação de dose, cada paciente tem um biotipo que deve ser analisado em questão de radiação e exames com contraste que devem ser avaliados, para cada tipo de paciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (97.4 Kb)   docx (30.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com