TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MECANISMO DE TRANSPORTE DA URINA

Por:   •  17/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  2.543 Visualizações

Página 1 de 3

MECANISMO DE TRANSPORTE DO SISTEMA URINÁRIO

A artéria renal é responsável por levar sangue aos rins, essa artéria acaba se ramificando em milhares de arteríolas, que iram formar os glomérulos e os capilares que envolvem os túbulos dos néfrons.

O sangue que passa pelo glomérulo esta sob alta pressão o que acaba forçando a água e pequenas moléculas do plasma para dentro da capsula de Bowman. Por minuto é formado cerca de meio copo de água e resíduos filtrados, entretanto ao ir sendo filtrado esse liquido se modifica muito antes de chegar ao ureter devido ao processo de reabsorção. A água que é reabsorvida para a corrente sanguínea é reabsorvida no sistema urinário e passada para a corrente sanguínea através da diferença de pressão osmótica entre o túbulo e os capilares sanguíneos.

Principais mecanismos de transporte sistema urinário:

Difusão simples: Transporta ureia, CO2, K+, Ca2+ através de uma diferença de concentração ou de um potencial elétrico pode resultar em um movimento orientado.

Difusão facilitada: Transporta glicose e ureia. A substância que vai ser transportada se liga a uma proteína transportadora.

Transporte ativo primário: Transporta Na+, K+, H+, Ca2+, através da hidrolise de ATP obtém-se a energia para o transporte contra o gradiente eletroquímico.

Transporte ativo secundário: Transporta Cl-, K+, glicose, H+, HCO3-, a.a, é um transporte no qual o movimento de uma substancia esta associado ao transporte passivo de um íon.

Pinocitose: Transporta proteínas através do transporte ativo

Osmose: É o transporte da água segundo o gradiente de concentração, ou seja, da onde existe pouca concentração de partículas e muita concentração de água para onde tem muita concentração de partículas e pouca concentração de água.

REGULAÇÃO ACIDOBÁSICA

O sistema urinário é responsável pelo equilíbrio hídrico e eletrolítico do corpo humano. Os eletrólitos são componentes que acabam por se dissolver em água na forma de íons e quando o numero de eletrólitos que entram no corpo humano se iguala a quantidade que sai é alcançado um equilíbrio de eletrólito, um exemplo é o controle dos íons de hidrogênio no corpo que acabam por fazer com que exista o pH que é o equilíbrio ácido-básico do nosso corpo.

A função dos rins na regulação do balanço acidobásico ocorre no momento em que há a excreção da urina básica ou acida, ou seja, quando a urina esta muito acida é reduzido à quantidade de acido do liquido extracelular , e quando a urina esta básica é removida a base do liquido extracelular. Por dia o corpo produz cerca de 80 mEq de ácidos não voláteis, que são resultantes principalmente do metabolismo de proteínas e dessa forma não podem ser eliminados pelos pulmões, portanto a excreção renal é o mecanismo primário de eliminação. Outra função dos rins é a reabsorção do bicarbonato, que atua como sistema tampão, dessa forma o sistema urinário precisa evitar essa perda filtrando o bicarbonato e reabsorvendo nos túbulos.

Os rins regulam a concentração de H+ no liquido extracelular por três mecanismos: reabsorção de H+, reabsorção de HCO3 filtrado e produção de HCO3.

REFERÊNCIAS:

GUYTON, Arthur C.; HALL, John E. Tratado de Fisiologia Médica. 12. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011

GRAAFF, Kent M. van de. Anatomia Humana. 6. ed. Barueri: Manole, 2003.

http://fisiologia.med.up.pt/Textos_Apoio/renal/texto%20renal.pdf

http://biologia.ifsc.usp.br/bio2/apostila/apost-fisiol-parte5.pdf

http://revista.fmrp.usp.br/2012/vol45n2/Simp9_Abordagem%20cl%EDnica%20dos%20dist%FArbios%20do%20equil%EDbrio%20%E1cido-base.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (72.5 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com