TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolucao Transportes

Artigos Científicos: Evolucao Transportes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2013  •  1.917 Palavras (8 Páginas)  •  1.666 Visualizações

Página 1 de 8

O início

No princípio, o homem se locomovia apenas caminhando. A pé, ele venceu grandes distâncias, muitas vezes descalço. À medida que se desenvolvia intelectualmente, pode aperfeiçoar seu transporte anatômico, produzindo os primeiros sapatos com couro de animais para proteger os pés, o que dava resistência para chegar mais longe.

Segundo alguns estudiosos, o primeiro meio de transporte inventado foi aquático, ainda na Pré-História. Para construir as canoas e botes usados para atravessar rios e lagos, os homens usavam troncos de madeira, bambus e juncos.

É possível que o transporte terrestre pioneiro tenha sido o trenó, uma espécie de prancha de madeira puxada por um animal de pequeno porte, como cachorros ou mesmo por outras pessoas. A domesticação de animais inovou o transporte terrestre, cavalos, burros, camelos e bois, por exemplo, passaram a ser usados para facilitar a locomoção humana.

Um elemento muito importante é a roda: ela proporcionou, a partir de sua invenção, em 3000 a. C., na Mesopotâmia, uma revolução. Apesar de rudimentar e muito pesada, foi possível tornar o transporte mais eficaz quando elas foram aplicadas em carros tracionados por animais de grande porte, domesticados pelo homem.

Na antiguidade, foram construídas estradas, pavimentadas com pedras, para facilitar a passagem dos veículos com rodas para diversos fins (construção civil, comercial, político, social etc.). Os primeiros povos a construir estradas foram os egípcios, mas com certeza os que mais se destacaram foram os romanos, que tinham como intenção ligar Roma aos territórios dominados pelo seu grandioso império.

Evolução

Os meios de transporte não ficaram estagnados. Conforme o tempo passou e as necessidades do homem mudaram, a forma de se transportar também evoluiu. Hoje, podemos dizer que vencemos a distância: a velocidade nos permite chegar cada vez mais longe em menos tempo.

Para chegar a esse estágio de tamanha eficiência, os transportes precisaram evoluir de acordo com os conhecimentos que a humanidade ia adquirindo. O exemplo mais extraordinário é a Expansão Marítima, no século XV. Todo conhecimento científico sobre os ventos, a invenção do astrolábio e da bússola, a construção das caravelas facilitou a saída dos europeus de seu continente e a chegada ao outro lado do Atlântico. O que desencadeou a descoberta das Américas e sua conquista.

No século XIX, o trem foi a sensação. Após muitas tentativas de diversos cientistas para criá-lo, o inglês George Stephenson foi considerado o inventor do primeiro transporte ferroviário da história. Os primeiros trens não eram muito velozes, viajavam a uma velocidade de aproximadamente 45Km/h, o que tornava as viagens inseguras, por causa dos roubos aos vagões.

Com o passar do tempo, a maria-fumaça, como era conhecido o transporte ferroviário a vapor, foi se modificando e no fim do século era o meio mais moderno usado para transportar pessoas e mercadorias de forma eficiente no mundo todo.

O primeiro automóvel criado na Alemanha, por Carl Benz, em 1886, foi se aprimorando e durante todo século XX, não parou de ser renovado, no design, na tecnologia e na acessibilidade.

No entanto, um grande feito foi o de Santos Dumont. O brasileiro que voou nos céus de Paris a bordo do 14-Bis, em 1906. Dumont foi considerado o inventor do avião. O seu trabalho abriu a possibilidade de investir mais no transporte aéreo que trouxe tanta facilidade para o mundo moderno.

Ainda no século XX, a ambição do homem o levou ao espaço. A Corrida Espacial entre EUA e URSS possibilitou a rápida evolução dos transportes espaciais. Os foguetes, naves e ônibus espaciais que desenvolveram não tardou em transportar astronautas para lua (veja informações sobre o homem na lua) e tornar uma realidade a sua saída constante da Terra para pesquisas.

http://meios-de-transporte.info/mos/view/Hist%C3%B3ria_dos_meios_de_transportes/

Durante muitos milhares de anos o homem não conheceu outro meio de transporte e locomoção além das próprias pernas. Levando uma vida nômade, deslocava-se de um lugar para outro em busca de alimentos, conduzindo sobre os ombros os seus pertences. Eram criaturas rudes que não conheciam meios de transportes e comunicação. Quando a caça e a pesca não era suficiente em uma região, eles iam para outra.

Depois observando que a madeira na água flutuava, cortavam troncos de árvores e desciam rio abaixo pela correnteza.

Bem mais tarde, uniram diversos troncos bem amarrados e colocaram uma vela de pano ou de pele de animal que ao receber o vento, fazia deslocar a pequena jangada ao destino desejado.

Depois o homem conheceu os animais, tais como o cavalo que lhe serviu de montaria.

O elefante que quando domesticado, presta grandes serviços para o homem. Ele move e transporta pesados troncos de árvores Os elefantes da Índia, são treinados para caçadas ao tigre. Levando em seu dorso uma enorme caixa onde tomam lugares os caçadores. Trabalham horas, transportando materiais de construção , troncos e pesadas pedras.

O camelo, também chamado de "o navio do deserto" por sua capacidade de suportar enormes caminhadas sem parar para beber. Os caravaneiros do deserto servem-se deles para percorrer enormes distâncias, parando somente nos oásis onde descansam os animais. É a condução mais apropriada para esses lugares.

São regiões escaldantes com um sol abrasador a 40 graus a sombra. Esses animais, servem bondosamente ao homem.

Outro tipo de condução é o das regiões árticas.

. Na Rússia, é uma espécie de trenó com deslizadores para a neve puxado por cavalos Também um pequeno trenó, puxado por cachorros que percorrem grandes distâncias, levando o seu dono e pertences.

Os cães, São ainda o mais eficiente meio de transporte dos esquimós. O trenó, mede de 3 a 10 metros de comprimento.

Outro meio de transporte dos esquimós é a barquinho caíque

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com