TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MICROINUMOLOGIA FUNGOS

Por:   •  6/4/2015  •  Tese  •  1.027 Palavras (5 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 5

1- Como vimos os fungos são encontrados em quase todos os lugares do planeta, e, recebem denominações a partir do seu modo de vida, digam quais são e exemplifique:  fungos saprófitas , vivem na matéria orgânica, na agua e no solo, e outros fungos parasitos vivem na superfície e no interior de animais e vegetais.

Bolor, comum em alimentos e plantas costuma enfraquecer o hospedeiro. É de tamanho microscópico.

Champignom, muito comum na culinária, pois é comestível.

Levedura, são microscópicos e unicelulares muito usado na fermentação de massas e bebidas alcoólicas. Sua reprodução ocorre por processo de brotamento.

Mofo, cresce em formato de flocos de algodão.

Trufa, comestível muito conhecido na alta culinária.

Penicillium usado na produção de antibiótico.

Orelha de pau, encontrado em tronco de árvores.

Tinha, exixtente na pele dos seres humanos.

2- Onde podem ser encontradas as leveduras? Quais os seus benefícios e malefícios ao ser humano? Explique: são encontrados em lugares com presença de matéria orgânica ou como parasitas em outros seres vivos .

Malefícios, a levedura cândida albicans é a mais  conhecida do ser humano, pois provoca uma doença chamada candidíase que afeta principalmente os órgãos genitais A levedura pode causar dores de cabeça do tipo de enxaquecas em indivíduos sensíveis, desconforto intestinal, e flatulência. As reações alérgicas à levedura podem ocorrer em indivíduos hipersensíveis e incluem pruridos, urticária, exantemas locais ou gerais, e edema de Quincke’s.

Benefícios. Algumas espécies são usadas na fabricação de alimentos e bebidas. Como exemplo a cerveja, o vinho e a massa de pão.

3- Qual a importância dos bolores de fungo para a medicina? Exemplifique: Existem benefícios advindos dos fungos para a medicina. Eles já propiciaram uma grande descoberta para a humanidade: a penicilina. Este antibiótico, substância que mata ou inibe o metabolismo de bactérias, foi descoberto por acaso em 1928 por Alexander Fleming e propiciou uma revolução na medicina, combatendo infecções que antes eram letais. A história conta que, em seu laboratório, Fleming havia deixado placas de Petri com Staphylococcus abertas por descuido e que estavam contaminadas por um bolor quando ele voltou de férias. Analisando as placas, ele notou que em uma delas havia um halo transparente ao redor do bolor, indicando que o fungo havia produzido e liberado alguma substância responsável pela morte das bactérias Staphylococcus. Mais tarde o fungo em questão foi identificado, e tratava-se da espécie de Penicillium notatum.

4- Diferencie o termo saprófitas de decompositores: Decompositores – organismos que transformam a matéria orgânica morta em matéria inorgânica simples, passível de ser reutilizada pelo mundo vivo. Compreendem a maioria dos fungos e das bactérias. Saprofitas se apoderam de animais em decomposição.

5- Infecções fúngicas são conhecidas como micoses, diferencie micoses subcutâneas de sistêmicas, exemplifique:Micoses Sistêmicas são infecções causadas por fungos patogênicos primários e que têm como porta de entrada o trato respiratório, onde podem disseminar para todo o organismo.

Micoses subcutâneas.  Estas são causadas por fungos que crescem no solo e sobre a vegetação e são introduzidos nos tecidos subcutâneos por meio de trauma.

6- Explique resumidamente como os fungos causam doenças: Por serem heterotróficos, fungos obtêm alimento a partir de outros seres vivos. Alguns deles instalam-se no corpo de animais e vegetais ainda vivos, e atuam como parasitas, podendo causar-lhes doenças.

Geralmente, indivíduos saudáveis e imunocompetentes apresentam alta resistência inata à infecção fúngica, apesar de serem constantemente expostas às formas infecciosas de diversos fungos presente como parte da microbiota endógena (endógenos) ou no ambiente (exógenos). Os patógenos fúngicos oportunistas, como Candida, Cryptococcus spp. e Aspergillus spp., somente causam infecção quando ocorrem quebras nas barreias protetoras da pele e membranas mucosas ou quando a falhas no sistema imune do hospedeiro. Entretanto, mesmo nas infecções oportunistas, há fatores associados ao organismo, e não ao hospedeiro, que contribuem para a capacidade do fungo causar doença.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (107.4 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com