TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Cerebelo

Por:   •  12/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  253 Palavras (2 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 2

Cerebelo

O cerebelo é de extrema importância para a aprendizagem motora, coordenação e correção e lesões nessa área do encéfalo podem causar uma diminuição na velocidade, amplitude de movimento, força muscular e aprendizado motor.

Ele possui inúmeras conexões com o cérebro e a medula espinhal, onde recebe informações sobre movimentos e sobre a organização dos movimentos.

Dentre suas importantes funções, por meio do resultado de um movimento executado, o cerebelo ajusta respostas motoras por meio de uma comparação de resultados. Além disso, ele modula a força, a amplitude dos movimentos e está ligado com a aprendizagem motora.

O sistema nervoso utiliza o cerebelo para coordenar as funções de controle em três níveis: Vestíbulo cerebelo, Espino cerebelo e Cérebro cerebelo. Cada um destes vai ser constituído de uma área diferente e vão ser responsáveis, respectivamente, pela manutenção da postura e do equilíbrio; coordenação de movimentos das porções distais dos membros, regulação de tônus muscular; planejamento dos movimentos voluntários em sequência.

Doenças e distúrbios nessa região produzem deficiências na velocidade, amplitude e força do movimento. A característica clínica marcante é uma ataxia lentamente progressiva, que se inicia geralmente nos membros inferiores. Além disso, podem estar presentes sinais e sintomas de lesões nas colunas posteriores, tratos piramidais, núcleos pontinos, núcleos da base e outras regiões do cérebro.

Não existe um método que seja eficaz na classificação das diversas doenças que acometem o cerebelo. Essas doenças são divididas em vários grupos de ataxia de acordo com o quadro clínico característico e a idade em que se teve o início dos sintomas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (33.3 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com