TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Equilíbrio corporal consiste na manutenção

Por:   •  9/6/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 3

EQUILIBRIO

        O equilíbrio corporal consiste na manutenção do centro de gravidade dentro da base de suporte dos pés e pode apresentar-se como equilíbrio estático ou dinâmico. No equilíbrio estático, a base de suporte dos pés mantém-se fixa enquanto o centro de gravidade movimenta-se. Já no equilíbrio dinâmico, tanto o centro de gravidade, como a base de suporte dos pés estão em movimento e o centro de gravidade jamais se alinha à base de suporte dos pés durante a fase de apoio dos movimentos. (MELO et al, 2014)

        O equilíbrio é um processo complexo que depende da interação harmônica de diversos sistemas do corpo humano: vestibular, visual, somatossensorial e musculoesquelético. (SANTOS; BORGES; MENEZES, 2013)

        No entanto, quando o sistema vestibular apresenta algum tipo de distúrbio, o equilíbrio corporal humano pode ser afetado, como é o caso de alguns indivíduos com perda auditiva sensorioneural. Uma vez que o sistema vestibular e a cóclea são órgãos anatomicamente muito próximos e podem ser suscetíveis aos mesmos agentes nocivos, é razoável presumir que crianças surdas podem apresentar problemas vestibulares, concomitantes, à perda auditiva sensorioneural. Além disso, estudos têm relatado que a hipoatividade do sistema vestibular tem sido citada como um achado frequente em avaliações otoneurológicas de crianças com perda auditiva sensorioneural, o que poderia causar nestas crianças distúrbios vestibulares. (MELO et al, 2014)

PARALISIA CEREBRAL

        As lesões neurológicas ocorridas na infância acarretam comprometimentos diversos ao sistema nervoso, sendo a paralisia cerebral (PC) um dos problemas neurológicos mais freqüentes e importantes, que ocorre na fase de desenvolvimento encefálico. A PC é atribuída a um grupo de distúrbios não-progressivos decorrentes de lesão do cérebro em maturação, e descrita como um conjunto de desordens posturais e de movimento que acabam levando à limitação funcional da criança. O atraso motor, na maioria das vezes, pode vir acompanhado de alterações de comunicação, cognição, percepção, comportamento, funções sensoriais e crises convulsivas. A etiologia da PC é multifatorial e pode ser desencadeada nos períodos pré, peri ou pós-natal. (DIAS et al, 2010)

O quadro clínico da PC é caracterizado por anormalidades motoras, posturais e alterações no tônus muscular, de modo que um movimento voluntário que normalmente é complexo, coordenado e variado torna-se descoordenado, estereotipado e limitado. As crianças com essas características neuropatológicas apresentam deficit no desenvolvimento das habilidades funcionais quando comparadas às crianças normais. (DIAS et al, 2010)

TIPOS DE PARALISIA CEREBRAL

        Há diferentes modos de classificação dos tipos de PC, sendo que as mais encontradas na literatura estão baseadas na localização e tipo de alteração motora. Dentre elas, a espástica, mais comum, caracteriza-se pelo aumento no tônus muscular, hiperreflexia, e lentidão de movimentos; a discinética caracteriza-se por movimentos involuntários, com flutuação na regulação do tônus; a atáxica caracteriza-se principalmente pela presença de ataxia axial e apendicular, hipotonia, dismetria e marcha com base aumentada; e a hipotônica, que não é reconhecida por muitos autores que a consideram uma fase de transição para a espasticidade. Outra classificação pode ser subdividida conforme o local do comprometimento, como hemiparética, diparética e quadriparética. (SILVA; IWABE-MARCHESE, 2015)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (91.3 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com